Menu

Paraná Pesquisas confirma esvaziamento de Bolsonaro

O instituto Paraná Pesquisas divulgou hoje mais uma pesquisa eleitoral nacional para 2022. Foram apresentados três cenários de primeiro turno e outros três de segundo turno. Uma novidade é a saída de Moro e Huck, que não mais aparecem em nenhum dos cenários, o que é positivo pois eles já disseram, categoricamente, que não serão […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O instituto Paraná Pesquisas divulgou hoje mais uma pesquisa eleitoral nacional para 2022.

Foram apresentados três cenários de primeiro turno e outros três de segundo turno.

Uma novidade é a saída de Moro e Huck, que não mais aparecem em nenhum dos cenários, o que é positivo pois eles já disseram, categoricamente, que não serão candidatos. Sua presença confundia as pesquisas.

Outra novidade é a entrada de José Luiz Datena, ainda sem partido, como possível candidato da “terceira via”.

Aliás, a pesquisa parece até encomendada por algum grupo político vinculado ao Datena, porque o nome dele aparece com destaque fora do normal, sobretudo para alguém que, até o momento, nunca tinha aparecido como candidato a presidente.

Nessa pesquisa, ele aparece no primeiro cenário, e igualmente num cenário de segundo turno.

Mas vamos aos números.

Segundo o cenário 1 do Paraná Pesquisas, Bolsonaro tem 34,3%, contra 32,5% de Lula, o que configura empate técnico.

Na pesquisa anterior, de maio deste ano, Bolsonaro tinha 33% e Lula 29%. O crescimento mais expressivo, portanto, foi o do petista.  Bolsonaro oscilou 1 ponto para cima, ao passo que Lula cresceu 3,5.

Num eventual segundo turno entre Lula  e Bolsonaro, haveria empate rigoroso de 40% para cada um, mas as tendências também são diferentes. Bolsonaro vem perdendo pontos, ao passo que o petista vem ganhando.

No cenário 2, sem Datena, e com a terceira via dividida entre Ciro, Doria e Mandetta, Bolsonaro tem 37%, Lula 35%, ou seja, ainda em empate técnico.

Ciro Gomes pontua 6%, um pouco acima de Doria, com 4% e Mandetta, com 3,6%.

***

Voltemos ao cenário 6, que simula um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, para analisar os dados estratificados.

Chama atencão a diferença dos votos entre gêneros. Bolsonaro ganha de Lula com quase 13 pontos de diferença entre homens, mas perde por 12 pontos entre mulheres.

A vantagem de Lula se dá sobretudo entre os eleitores menos instruídos, entre os quais ele tem 54%, contra 30,6% de Bolsonaro.

Entre eleitores com ensino médio e superior, todavia, Bolsonaro tem uma vantagem aproximada de um pouco mais de 10 pontos.

Ainda no cenário 6, Lula vence de Bolsonaro no Nordeste, mas ainda perde em outras regiões, apesar de ter melhorado sua perfomance no Sudeste.

***

A pesquisa traz ainda o potencial eleitoral dos principais candidatos. Na tabela, chama a atenção da rejeição de 57% de João Dória. Lula e Bolsonaro seguem empatados na coluna do “voto com certeza”. Ciro Gomes e Datena tem uma boa pontuação na coluna “poderia votar”.

***

A pesquisa traz ainda uma avaliação sobre a aprovação do governo Bolsonaro.

Em relação a pesquisa de maio, houve uma leve piora na avaliação do governo. Em maio, 44% aprovavam o governo, contra 52% que o desaprovavam. Na pesquisa divulgada hoje, o governo Bolsonaro tem 42% de apoio e 54% de rejeição.

Ele tem mais rejeição que apoio em todas as regiões. No Nordeste, todavia, sua situação é pior: o governo tem 58% de rejeição.

O governo é melhor avaliado no Norte & Centro/Oeste, onde tem 47% de aprovação e 50,5% de rejeição.

No Sudeste, também subiu a rejeição ao governo Bolsonaro, que agora é de 53% (contra 42% de aprovação).

Entre homens, porém, o governo Bolsonaro ainda tem aprovação de 52%.

Entre mulheres, por outro lado, a aprovação do governo é de apenas 33%, com uma rejeição de 61,2%!

Conclusão

A pesquisa confirma a tendência de crescimento de Lula, já observada em outras pesquisas, e de esvaziamento de Bolsonaro.

Ela também confirma as dificuldades da terceira via. Ciro Gomes parece empacado nesses 6% (embora tenha aparecido com 10% numa pesquisa do Poder 360).

Doria e Mandetta igualmente não apresentam um desempenho promissor.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ronei

17/06/2021 - 20h10

Lula aglutinará todas as forças que não estão pendurados no saco do golden shower por interesse.

Esse miliciano desesperado com problemas de armário já era.

Rosinei Brandão

17/06/2021 - 18h01

Ignoro a Paraná. Acompanho Poder 360, Datafolha, XP/Ipespe, Vox, Idéia/Exame e Atlas Político. Respeito, claro, opiniões em contrário.

Netho

17/06/2021 - 13h39

Até os petistas e Lula sabem que não têm chance em 2022 porque é o adversário mais fácil de ser batido e com maior nível de rejeição cristalizada.
Não resta dúvida, a cada dia que passa, que a volta por cima do lulo-petismo é chuva de verão e cortina de fumaça. Mais favorece a consolidação do projeto de poder miliciano do que auxilia a queda da República das Milícias.
A terceira via é a única força possível capaz de destruir os demagogos messiânicos e remover os propinadores e milicianos do Planalto.

jacson oliveira

17/06/2021 - 12h50

Números maravilhosos, já tá empatado mesmo com o viés de +10% de direita do Parána pesquisas.
O viés é tamanho que eles nem disfarçam, diferença ridícula de Lula e bolsonaro no nordeste, é no mínimo o dobro do apontado na pesquisa.

Alanus

17/06/2021 - 12h22

Como a gente ja disse até as eleiçoes as pesquisas serao todas nesse sentido e quanto mais perto da eliçao teremos até pesquisas com Lula na frente.

Até que uma hora a realidade vem…

Hilario

17/06/2021 - 12h17

Cadé esse tal de Lula, o candidato dos bancos, das grandes empresas, dos rentistas, etc…que ninguém vé ele em lugar nenhum, sò nas lives do youtube… http://www.youtube.com/watch?v=IGBKzfIHzac

Like 4300
Deslike 26000

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ronei

17/06/2021 - 12h13

A eleiçào é Bolsonaro Vs os antibolsonaro; Lula nao serà candidato.


Leia mais

Recentes

Recentes