Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Livro de combate ao bolsonarismo é lançado nesta quarta

Por Redação

07 de julho de 2021 : 13h51

O livro apresenta um programa de luta ideológica contra o bolsonarismo, um plano de luta ideológica contendo diagnóstico, programa e tática para o combate ao bolsonarismo, com participação de especialistas em diversas áreas do conhecimento

LINK DA LIVE DE LANÇAMENTO:

Nesta quarta-feira (7), às 19 horas, ocorre o lançamento do livro Reconstruir a Democracia – União de amplas forças políticas e sociais para a luta ideológica, organizado por Aldo Arantes e editado pela Anita Garibaldi e a Expressão Popular.

Imagem: Divulgação

Além de autores da coletânea, o lançamento terá a apresentação de Pablo Gentili, doutor em Educação e professor da UERJ, secretário de Cooperação e Ações Prioritárias do Ministério da Educação da Argentina, e será transmitido pelo Youtube da ADJC (Associação Nacional de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania) e diversas páginas do Facebook.

O debate central do livro parte da conjuntura de retrocesso civilizatório atual, que está relacionado com a negação da ciência, o retorno de ideias medievais e a utilização da mentira para a conquista da hegemonia cultural e a obtenção da hegemonia política. Essa síntese está na obra organizada por iniciativa de Aldo Arantes, coordenador nacional da ADJC, deputado na Constituinte de 1988, mestre em Ciência Política e membro da Comissão de Defesa da República e da Democracia da OAB.

Entre os temas abordados estão análises sobre o golpismo da guerra híbrida, tecnologia, neurociência, redes sociais, a Operação Lava Jato, a judicialização da política, bolsonarismo, entre outros temas.

A partir desse diagnóstico, a obra discute a necessidade da união de amplas forças políticas e sociais para a luta ideológica, destacando a necessidade de combinar a luta política com a luta ideológica. Então, é discutido um programa tático, identificando questões centrais e fazendo propostas concretas.

O objetivo da tática é garantir o diálogo e despertar da consciência crítica para atrair para a luta política os setores que migraram em algum momento para o bolsonarismo. Assim, a plataforma está centrada na proposta de construção de uma frente ampla de luta ideológica.

O livro surgiu da constatação, pela ADJC, de que a extrema-direita, ao assumir a Guerra Cultural, conseguiu obter importantes vitórias no terreno ideológico e político e era necessário fazer um estudo aprofundado deste fenômeno para contribuir na formulação de um programa e de uma tática de luta ideológica para os setores democráticos e progressistas.

A obra reúne textos dos seguintes autores:
Professores João Cezar de Castro Rocha, Enoque Feitosa, Lorena Freitas e Mamede Said;

Advogados Aldo Arantes, Carol Proner, João Paulo dos Santos e Lúcio Flávio Dias;
Psicólogos sociais Paulo Maldos e Marcos Ferreira; Especialista em redes sociais, Renata Mielli; Jornalista e escritor Osvaldo Bertolino;

Neurocientista Sidarta Ribeiro; Hackers Everton Rodrigues e Fabianne Balvedi.

Colaboraram na redação de textos também Antônia Mara Vieira Loguércio, Márcio Ortiz Meinberg, Rodrigo Duarte Maia, Guilherme da Hora Pereira, Ana Bock, Odair Furtado, Zeca Moura, Beá Tibiriçá, Anahuac de Paula Gil, Paulo Oliveira Kretcheu, Marcos Ferreira e Leandro L. Loguércio.


Serviço:

Lançamento: Reconstruir a democracia – união de amplas forças políticas e para a luta ideológica sociais

Data: 7 de julho de 2021, às 19 horas

Link do evento:

Convidado: Pablo Gentili, doutor em Educação e professor da UERJ, secretário de Cooperação e Ações Prioritárias do Ministério da Educação da Argentina

Editoras: Anita Garibaldi e Expressão Popular

Organizador: Aldo Arantes
Páginas: 328
Links de venda: www.livrariaanita.com.br
Mais informações e pedidos de entrevista com Cezar Xavier (11) 97650-1307

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

EdsonLuiz.

07 de julho de 2021 às 15h30

Um manual de luta contra a barbárie sempre é bom. Propor unidade ampla para esta luta, também.

Mas este livro, a considerar pelo preâmbulo anunciado, os tópicos e por quem os aborda, me passa a percepção de que não amplia o leque da luta. Pelo contrário, parece que estreita a luta.

Só lendo para afirmar, mas de cara já se identifica nomes que beiram a retórica do PCO.

Se for isso mesmo, esss livro não soma contra a barbárie. Subtrai.

Responder

Deixe um comentário