Menu

Fascismo avança e censura em Juiz de Fora

Por Altamiro Borges Jair Bolsonaro está mais frágil, mas a fascistização segue em curso em todos os poros da sociedade. Na semana passada, o juiz Alexandre do Valle Thomaz, da 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias Municipais da Comarca de Juiz de Fora, atendeu ao pedido de um vereador-policial e censurou uma mostra artística […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Altamiro Borges

Jair Bolsonaro está mais frágil, mas a fascistização segue em curso em todos os poros da sociedade. Na semana passada, o juiz Alexandre do Valle Thomaz, da 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias Municipais da Comarca de Juiz de Fora, atendeu ao pedido de um vereador-policial e censurou uma mostra artística na cidade mineira.

Em sua decisão liminar (provisória), o juizeco determinou que os painéis fotográficos da exposição “Democracia em Disputa” fossem retirados da fachada do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas. Ele se curvou ao vereadorzinho Sargento Mello Casal (PTB-MG), que moveu uma ação contra a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), gerida pela prefeitura de Juiz de Fora.

No processo, o vereador fascista chama os painéis de “engenhos de publicidade”. Já o juiz considerou que as fotos “aviltavam o patrimônio público”. A prefeitura, comandada pela petista Margarida Salomão, vai recorrer da decisão.

Em nota, ela afirma que “espera que seja respeitada a liberdade de manifestação artística e cultural”. A Funalfa, responsável pela exposição em parceria com o Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação (INCT Democracia), também divulgou nota contra a censura.

Ataques à liberdade de expressão

Conforme explica, a mostra fotográfica, que estreou na cidade em 19 de julho, conta a história da democracia no Brasil com “imagens que narram mais de meio século de episódios cruciais para a construção de nossas instituições políticas.

Entre nossa primeira experiência democrática em 1945 e a crise atual, a democracia brasileira passa por momentos de avanços e também de retrocessos, retratados nas fotografias selecionadas por meio de curadoria técnica e artística”.

Já Leonardo Avritzer, coordenador do INCT, contestou na Folha as aberrações do vereador-policial. “Não é um material publicitário, é uma exposição que tem valor histórico, foi selecionada por historiadores a partir de fatos centrais da história do país. Fomos acusados de ser partidários por ter uma foto na exposição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso [1995-2003] passando a faixa presidencial para o ex-presidente Lula [2003-2011]”. Ele avaliou o absurdo como um sintoma do ataque à democracia no Brasil. “Iremos recorrer e esperamos que a Justiça faça prevalecer a liberdade de expressão”, afirmou.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuiz.

27/07/2021 - 14h05

Estão cert@s a prefeita de Juiz de Fora e tod@s os que resistem à censura e lutam por liberdade. Nenhuma liberdade que respeite os termos de uma ordem não excrescente pode ser censurada, muito menos a liberdade de imprensa e as manifestações artísticas. E se a ordem for excrescente, é papel das artes e dos artistas, da impemsa e dos jornalistas, de todos e de todas combater o arbítrio e lutar pela instauração de uma ordem que sirva de cidadania para tod@s.

Em Cuba os artistas estão sendo violentamente reprimidos por sua luta contra a ditadura.

Lutemos para que as liberdades democráticas sejam restauradas em Cuba depois destas mais de duas décadas de ditadura naquele país!

E lutemos para que as mesmas liberdades sejam plenamente restauradas no Brasil!

Juiz de Fora é Cuba! Cuba é Juiz de Fora!

Viva tod@s os militantes por liberdade!
Viva tod@s os militantes por democracia!
Viva tod@s os progressistas!

Viva!

    EdsonLuiz.

    27/07/2021 - 22h14

    *Lutemos para que as liberdades democráticas sejam restauradas em Cuba depous destas mais de seis décadas de ditadura naquele país.

RALPH DE SOUZA FILHO

27/07/2021 - 11h46

DAÍ VIERA O VICE DO CAÇADOR DE MARACUJÁS A OBSTACULAR A ASCENSÃO DO TRABALHISMO DE VARGAS E SEU HERDEIRO BRIZOLA AINDA QUE SABOTADA SUA VOTAÇÃO POR UM APAGÃO SÚBITO NAS GERAIS E UMA VEZ RESTABELECIDO O SUMIÇO DE SUFRÁGIOS ONDE DESTAQUE – SE O INENARRÁVEL E SUSPEITO FRANCISCO REZEK E CURADOR DO PLEITO A PRESIDIR O T.S.E. O ENGENHEIRO SEM PASSAR RECIBO AFIRMARIA PREMPTÓRIO O GESTO ÚNICO NA HISTÓRIA D’UM POLÍTICO A HAVER TRANSFERIDO TODOS OS SEUS VOTOS DO PRIMEIRO TURNO AO SEGUNDO A ALAVANCAR O NOSSO, ENTÃO E À ÉPOCA, SAPO BARBUDO A QUE A CLASSE DOMINANTE SOMENTE NÃO VIRIA E ENGOLÍ – LO PORQUANTO O CRETINO FUNDAMENTAL BONIFÁCIO DE OLIVEIRA SOBRINHO A SERVIR O ROBERTO MARINHO OPERARIA TODA A PANTOMIMA MAMBEMBE DA ENCENAÇÃO INSIDIOSA DO DEBATE BEM MAQUIADO. E ASSIM OS GOLPES PERMANEÇAM E ATÉ QUANDO?…

Ronei

27/07/2021 - 08h28

Se fosse ao contrário, ao invés de entrar na justiça algum dos animais de esquerda teriam arrancados ou queimados esses cartazes.

Pobre gentinha perdida, sem rumo…

Tony

27/07/2021 - 08h26

Se na cabeça doente desses desadatados entrar na justiça e ter uma decisão provisória que pode ser eventualmente revertida com recurso é fascismo… por fogo em uma estátua e nos ministérios é o que ?

Esquerdismo tupiniquim é um trastorno mental.


Leia mais

Recentes

Recentes