Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Divulgação

Sites bolsonaristas registraram 618 milhões de visitas em 12 meses

Por Redação

04 de agosto de 2021 : 18h04

A luta contra fake news será longa no Brasil. O bolsonarismo montou uma rede gigantesca de sites especializados em promover mentiras.

Os canais de oposição tem crescido, mas um estudo divulgado pelo Sistema Analítico BITES informa que eles ainda tem audiência menor que a daqueles identificados como alinhados ao governo.

Nos últimos 12 meses, os maiores sites bolsonaristas receberam 618 milhões de visitas contra 583 milhões em páginas da oposição nos últimos 12 meses.

Outro dado preocupante para oposição: o presidente da República tem cinco vezes mais interações em suas redes do que Lula. Nos últimos 12 meses foram 470 milhões contra 96 milhões do petista.

Abaixo, o texto do diretor da BITES divulgado hoje:

O QUE IMPORTA HOJE

04.08.2021

Maiores sites bolsonaristas receberam 618 milhões de visitas contra 583 milhões em páginas da oposição nos últimos 12 meses

Manoel Fernandes
Diretor BITES

Nos últimos 12 meses, os 13 maiores sites de notícia do Brasil, excluindo os grandes portais de conteúdo genérico, receberam 4,7 bilhões de visitas, segundo o Sistema Analítico BITES.

O número reflete a importância do papel da mídia clássica na construção de narrativas junto à opinião pública digital.

Mas, há dois fluxos de opinião em paralelo que também chamam atenção pelo volume de interesse despertado em quem procura informação em endereços mais ideológicos sobre a agenda do presidente da República e dos seus adversários.

No mesmo período de 12 meses, os 26 maiores sites de apoio a Bolsonaro e da oposição, agrupados em páginas alinhadas à candidatura do ex-presidente Lula, alcançaram 1,2 bilhão de visitas.

Esse é um dos resultados preliminares do estudo apresentado ontem por BITES na Aula Aberta “Jornalismo em Tempos de Polarização”, que vai ter o segundo encontro hoje, 4, a partir das 19h, com a jornalista Angélica Santa Cruz. As inscrições ainda podem ser feitas no link http://www-bites-com-br.rds.land/aulaabertabites

Os bolsonaristas têm 51% da audiência dos dois ecossistemas de informação digital e integram uma rede mais homogênea sob o ponto de vista de temas publicados. Também são mais organizados na amplificação da agenda do presidente da República.

O bloco de oposição tem um bom número de visitas (583 milhões) no período analisado, mas o foco está em narrativas de desconstrução de Bolsonaro e não na amplificação da agenda de Lula ou de outros potenciais candidatos em 2022.

No contexto falem mal, mas falem de mim, a soma daqueles que defendem e criticam Bolsonaro se transforma numa vantagem para o presidente da República. O conteúdo negativo e positivo gera indexação e fica mais fácil de ser encontrado em buscas na Internet.

Todos os meses são feitas 8,3 milhões de consultas sobre o presidente no Google Brasil. Em torno de Lula ocorrem 2 milhões de consultas.

O fluxo de opinião digital se reflete nas interações (compartilhamentos, RTs, curtidas e cometários) de aliados em seus posts oficiais no Twitter, Instagram e Facebook, além de energizar a base bolsonarista.

O presidente da República tem cinco vezes mais interações do que Lula. Nos últimos 12 meses foram 470 milhões contra 96 milhões do petista.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Ronei

04 de agosto de 2021 às 18h31

Sem dar birra viu…kkkkkkk

Responder

Valeriana

04 de agosto de 2021 às 18h23

A luta contra fake news será longa no Brasil….classificar opinioes diferentes da propria como mentiras nao é se achar um pouco acima do que precisa ?

Querem fazer o que nesse caso…calar a boca dos outros ?

Responder

Deixe um comentário