Menu

Para Dino, a fórmula de vitória de Lula é “quanto mais centrista, melhor”

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), avaliou que o ex-presidente Lula (PT) precisa continuar adotando uma postura conciliadora para que tenha êxito na campanha presidencial de 2022. Dino é um dos quadros do PSB que defende uma aliança com Lula logo no primeiro turno do pleito. No Maranhão, o socialista tem uma base ampla […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), avaliou que o ex-presidente Lula (PT) precisa continuar adotando uma postura conciliadora para que tenha êxito na campanha presidencial de 2022.

Dino é um dos quadros do PSB que defende uma aliança com Lula logo no primeiro turno do pleito. No Maranhão, o socialista tem uma base ampla de 15 partidos que vai do DEM ao PT.

“A eleição de 2022 vai ser muito pior do que qualquer coisa que a gente já viu. É preciso ter uma oposição mais ampla, no sentido democrático, e construir os acordos políticos desde logo”, disse o governador a Folha.

Ainda de acordo com Dino, Lula precisa ser mais centrista para vencer a eleição. “Quanto mais centrista Lula for, melhor política e eleitoralmente. O Lula deve sinalizar para mediações, porque o risco que o Brasil corre é muito alto. O Bolsonaro é golpista. Tentou um golpe em setembro e tentará outro. Como a chave dominante na eleição vai ser a questão social, diferente da de 2018, creio ser possível que pessoas que são conservadoras em outros âmbitos da vida venham a considerar que o governo Lula trará mais estabilidade e uma equação melhor da temática social”.

Já sobre a terceira via, o governador declarou que a polarização está hoje, consolidada, mas que não deixa de torcer para uma alternativa que qualifique o debate.

“Hoje, está dado esse cenário de polarização, mas tem espaço para uma terceira via, revelado nas pesquisas. A questão me parece que é mais de organização. Eu sou torcedor da terceira via, seria bom para o Brasil uma alternativa autenticamente de centro-direita, com ideário liberal, porque qualifica o debate”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alan C

02/10/2021 - 01h18

É fácil, é só se juntar novamente com seus amiguinhos Jucá, Sarney, Cunha, Temer, Geddel, Barros, Calheiros….

Ronei

01/10/2021 - 21h37

E quem acha que enganar Lula ?

EdsonLuiz.

01/10/2021 - 19h12

Senhor Dino, eu respeito o senhor e espero continuar respeitando.

Mas o que o Brasil está precisando na atual etapa de nossa história é, com muita urgência, garantir a derrota total da ameaça bolsonarista e garantir a derrota de qualquer outro populismo, seja de qual viés ele for.

Eu acho muito importante ter uma frente tão ampla quanto possível contra bolsonaro. Acho que o PT é muito importante nessa frente, se for possível ter nela o PT. Mas não acho graça nenhuma em trocar o populismo de bolsonaro pelo populismo de Lula.

O populismo de bolsonaro é danoso todo dia e danoso em tudo, O populismo de bolsonaro é danoso a curto prazo; o populismo de Lula não é menos danoso do que o populismo de bolsonaro, apenas é de outra natureza e sua ameaça é de médio a longo prazo, com seu fortalecimento servindo de má virtude para implantar o atraso e autoritarismo que cultiva.

O atraso e o autoritarismo de bolsonaro é escrachado, escancarado, explícito; o atraso e o autoritarismo do PT se vislumbra, mas não se vê, por estar razoavelmente disfarçado. O atraso e autoritarismo do PT é um atraso e um autoritarismo incidioso, que vai se implantando aos poucos e quando estiver implantado será muito difícil combater, como foi difícil para o povo soviético se libertar do stalinismo, como foi difícil para os espanhóis se livrarem do franquismo, como está sendo difícil para os cubanos e para os venezuelanos se livrarem de suas ditaduras.

Não estou falando que o PT é danoso! Não estou falando que tudo no PT é danoso! Até ao contrário, eu acho que existe dentro do PT várias ilhas de muito boa qualidade política, assim como acontece em algumas outras forças políticas. Mas na minha avaliação existe no PT uma corrente de extremistas e uma de fisiológicos, demagogos e populistas convivendo estranhamente embaixo do mesmo teto e que estabelecem uma correlação de forças abertamente desfavorável ao que tem de bom ali dentro do PT e nas outras forças progressistas.

Há muita qualidade política e progressismo dentro do PT, mas o PT, na média, não possui boa qualidade política e não é progressista. Ou defender ditadura é coisa de democrata? Aparelhar movimentos sociais é coisa de progressista? Há progressismo em tentar abafar a imprensa livre, ainda mais sendo uma imprensa com a ótima qualidade como a que temos?

Queira o PT em uma frente contra bolsonaro, senhor Dino. Contra bolsonaro devem se unir todos os que são contra bolsonaro! Além disso, em um governo de unidade para ultrapassar a atual ameaça, que mistura populismo e grossa fisiologia política, temos entre petistas muita coisa imensamente importante e com muita qualidade. Mas não queira que seu partido, o PSB, contribua para trocar um populismo por outro. O senhor sabe que o atraso alimenta o atraso, que o autoritarismo alimenta o autoritarismo, que um populismo alimenta o outro.

Santo Dino, benza-me Deus, ajude a tirar das mãos dos populistas! Precisamos avançar o Brasil, não produzir uma enganação que vai novamente mergulhar o país em uma imensa recessão econômica, senhor.

O Brasil está ficando velho em uma velocidade que não aconteceu em nenhum país. Se cimentarmos o atraso, este país vai agravar sua tragédia!

Precisamos tornar o Brasil um país progressista!
Precisamos avançar o Brasil!

Não some o seu PSB ao atraso, senhor Dino!

Galinzé

01/10/2021 - 17h47

Traduzido…. quanto mais tentar se camuflar para enganar alguém quantas mais chances de ganhar.

Esses animais não fazem nem questão de desfarcarr a pilantragem mais.

Lula é um Pilantra e não será cândidato a nada.

    carlos

    03/10/2021 - 05h35

    Não sabia que existia uma cigana ou pitoniza, advinhando ou lendo o destino dos outros, faça o seguinte mande os números da mega pra mim!


Leia mais

Recentes

Recentes