Menu

Análise: entrevista de Lula ao Podpah enterra Bolsonaro nas redes

Era uma vez um tempo em que o mundo político dava grande importância a opinião de meia dúzia de colunistas de jornal. Foi nesse mundo que Lula se elegeu em 2002, e as crises que teve de administrar em seus dois governos foram exercícios complexos de relações públicas com essa mídia tradicional. Aí nasceu a […]

14 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Era uma vez um tempo em que o mundo político dava grande importância a opinião de meia dúzia de colunistas de jornal.

Foi nesse mundo que Lula se elegeu em 2002, e as crises que teve de administrar em seus dois governos foram exercícios complexos de relações públicas com essa mídia tradicional.

Aí nasceu a internet, e o poder da mídia como “influencer” no mercado político começou a declinar rapidamente.

A Lava Jato foi o canto do cisne da grande mídia brasileira. A parceria criminosa entre o Estado jurídico-policial e setores reacionários do jornalismo comercial produziu uma verdadeira catástrofe econômica e política que, por sua vez, deu a luz Bolsonaro.

Entretanto, o próprio Bolsonaro nasceu fora do ambiente da mídia tradicional. Sua força vinha das redes sociais, onde ele era, até pouco tempo, o personagem político com maior poder de mobilização.

Até ontem.

A entrevista de Lula ao Podpah, com audiência simultânea de mais de 300 mil pessoas, inaugurou uma nova era na política brasileira, na qual Bolsonaro não é mais a força hegemônica.

A recepção calorosa e amistosa dos entrevistadores do Podpah sinaliza duas grandes mudanças na conjuntura política deste final de 2021.

Uma delas é a celebração de um pacto tácito entre os grandes influencers populares e a candidatura Lula. Esse pacto vem sendo construído há meses. A entrevista de Lula ao podcast de Mano Brown no Spotfy, em setembro, foi o primeiro marco desse movimento. A propósito, a própria plataforma divulgou há dias de que a entrevista de Lula ao rapper paulista foi o podcast de maior audiência no Brasil em 2021.

A segunda mudança é a derrota, em qualidade e quantidade, de Bolsonaro nas redes sociais. Para efeito de comparação, a live de Bolsonaro de ontem, exibida mais ou menos no mesmo horário da entrevista de Lula, tem hoje 90 mil visualizações. A entrevista com Lula ao Podpah já tem 3,4 milhões de visualizações, e crescendo rapidamente a cada minuto.

Deve-se olhar, portanto, para essa entrevista como um divisor de águas.

Dentre as inúmeras diferenças entre o Antigo Regime da mídia, e o novos tempos da internet e redes sociais, uma das mais interessantes é a transparência destas últimas. Quando um medalhão do colunismo político dava sua opinião na imprensa escrita, não tínhamos a menor ideia de quantas pessoas leriam o texto. Mesmo a audiência da TV aberta sempre foi obscura. Havia inclusive interesse, por parte dos grupos dominantes, de manter essa penumbra, que lhes ajudava a esconder seus fracassos, por um lado, e a empurrar conteúdos políticos impopulares, de outro.

O mundo das redes, ao contrário, é de uma transparência brutal. Podemos ver, em tempo real, a audiência de todos os conteúdos. No caso das lideranças políticas, a sua influência nas redes sociais pode ser medida pelo tamanho de sua mobilização.

Bolsonaro se consolidou nas redes sociais. Até ontem, era a liderança política com mais força nesse universo. Por isso conseguiu vencer as eleições mesmo com praticamente zero tempo de rádio e TV.

Com picos de mais de 300 mil de pessoas assistindo simultaneamente, a entrevista de Lula inaugura um novo momento político no país, onde Bolsonaro não mais é mais hegemônico.

Lula já era o primeiro colocado nas pesquisas de intenção de voto.

Agora é também a figura política que gera mais mobilização na internet.

A entrevista ao Podpah estorou a bolha da esquerda, e tem potencial de fazer o petista não apenas ganhar mais alguns pontos nas próximas pesquisas, como de reduzir sua rejeição em setores estratégicos da sociedade, especialmente nas periferias das grandes cidades.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

O Demolidor

04/12/2021 - 22h41

Blá blá blá e a internet é dos jovens…..

E o roda viva e o papo com Bial que ninguém vê…..

antonio cesat perin

04/12/2021 - 21h25

Escuta..Vamos fazer um PLANO NACIONALISTAPLATAFORMA NACIONALISTA
01- Estatização completa da PETROBRAS, BANCO DO BRASIL e outras Empresa pÚBLICAS coma ações na Bolsa de Valores. Interromper a PRIVATIZAÇÃO de tudo o que está sendo vendido. SOBERANIA PLENA.
02- Zerar as importações de gasolina e óleo diesel. Colocar a refinarias em plena capacidade. E retomar as refinarias compradas. Construir novas.
03- MEIO AMBIENTE:
-Estimular a ECONOMIA VERDE: ENERGIA SOLAR, EÓLICA, BIOCOMBUSTÍVEIS, SOB A ÉGIDE DA ELETROBRAS e PETROBRAS.
-Ampliar as ações de Preservação dos biomas, SOBRETUDO COM IMPLEMENTAÇÃO do CÓDIGO FLORESTAL
-Ampliar o pagamento pelos Serviços Ambientais-PSA.
-Estimular a formação de reservas particulares do patrimônio natural.
-Fortalecimento dos órgãos de controle e ampliação dos parques, reservas florestais em diferentes BIOMAS.

04- ESTIMULAR A CADEIA DE FABRICAÇÃO DE FÁRMACOS BRASILEIROS E DE TODA A CADEIA PRODUTIVA DA SAÚDE. Inclusive vacinas..E ampliação da pesquisa de futuros fármacos a partir de pesquisa na Amazônia.
Fortalecimento do SUS, com alocação de mais recursos juntos aos Munícipios de Estados. Ampliação de exames preventivos;

05- SETOR RURAL:
-Transformar a EMBRAPA em uma EMPRESA com braço COMERCIAL.. Além da pesquisa operacionalizar a construção de uma empresa comercial. Com estímulo aos BIOINSUMOS..genética..
-Estimular programa preservacionistas em pastagens degradas visando assentamentos em sistema agroflorestais
-Ampliar ações de convivência com a estiagem e veranicos em todo o Brasil. Tecnologias adequadas a partir da pesquisa.
-Recriar a EMBRATER-Empresa Brasileira de Extensão rural, ESTIMULANDO a transferência de tecnologias sustentáveis substituindo a ANATER. Coordenando as Empresas de Extensão Rural dos Estados com interfaces sociais, técnicas, ambientais e culturais..
– Estimular a produção de gêneros de primeira necessidade com juros zero para produtos da cesta básica na agricultura familiar: feijão, trigo, frutas, hortigranjeiros, arroz etc…
– Retomar os projetos de fabricação de adubos e ureia em território brasileiro.
– estimular circuitos curtos de produção
– Revisar a Lei Kandir. Mudar o foco: estimular a venda de produtos processados e taxar a venda “in natura”. Do -mesmo modo para o setor de mineração.
Estimular a produção agroeocológica com subsídio governamental…
– criar linhas de crédito subsidiado para agricultura Conservacionista

06- Ampliar a EMBRAPII- Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação-com ampliação e desenvolvimento de tecnologias em conjuntos com as UNIVERSIDADES e outros centros de pesquisa.
Nacionalizar a EMBRAER e estimular a indústria armamentista brasileira com foco na defesa das fronteiras e no desenvolvimento da energia nuclear com propósitos pacíficos e no desenvolvimento do submarino nuclear. REVISAR a formação das Forças Armadas. Estimular o alistamento militar com treinamento e ensino técnico em parceria com o Sistema S.
07- Aproximar as Universidades da vida brasileira dentro de um projeto de desenvolvimento econômico com uma indústria altamente NACIONALIZADA em vários setores. Criar o Conselho da UNIVERSIDADES PÚBLICAS para que ampliem ações de Extensão em trabalho em Rede com as demais Instituições de pesquisa…Vinculado ao Fundo Soberano Brasileira.

08- EDUCAÇÃO:
-Triplicar o investimento em EDUCAÇÃO DA CRECHE À UNIVERSIDADE. E acoplar o ensino técnico a esse processo como complemente fundamental, com inserção do SISTEMA S. Aprofundar os programas sociais com a consonância da educação geral e técnica. Mai recursos do FUMDEB..
-Estimular o setor cultural e da economia criativa com leis que permitam estimular a expansão do setor: música, teatro, artes, feiras culturais…Transformar a Lei Almir Blanc em lei permanente com Transferência de recursos aos Fundos Municipais de Cultura esse com vínculos com os processos educacionais locais…
-ESTIMULAR as práticas desportivas com ampliação de espaços de práticas em torno das escolas, comunidades.
-Disciplina de Instituída do Estudo da Constituição Brasileira na Sala de aula…Em todos os níveis.
– Estimular o setor desportivo
09- Estimular a criação de Empresas de tecnologias da vanguarda tecnológica: TI, informática, SOFTWARE INTIMAMENTE LIGADAS ÀS UNIVERSIDADES. Manter a CEITEC
10- MERCADO:
-Compras governamentais 100% de Empresas brasileiras. Estimular e criar um MERCADO significativo com ampliação da produção, valorização do salário mínimo
– Reforma tributária progressiva, reduzindo taxação sobre a produção e aumentando sobre o setor financeiro.
– Fomentar o Cooperativismo em todos os setores a exemplo do Uruguai.Com alocação de recursos e estímulo a retomada de Empresas falidas
-estipular a criação de um fundo de Reserva nas grandes Empresas para períodos de crises economicas
– estipular a criação de um fundo de Reserva nas grandes Cooperativas para períodos de crises econômicas
11- Auditoria da Dívida pública. Ver o que é realmente real ou não.. Transformar as dívidas dos Estados em projetos de investimentos de infraestrutura, com o Governo Federal assumindo esse passivo..com emissão de R$ baseado na nova Teoria Econômica: TMM
Fim da Guerra fiscal entre os Estados. Com o Governo Federal assumindo uma política Industrial Clara. E um Câmbio competitivo.
12- Reforma Política mantendo o fortalecimento do Partidos que está na atual legislação, recuperando a proposta de 2014, objetivando o protagonismo popular e ampliando a participação dos Conselhos em cada Unidade da federação.

Alexandre Neres

04/12/2021 - 17h57

Não se pode esperar que quem troca de codinome para dar número ao despensamento bolsonarista consiga fazer a leitura do que quer que seja. Os mesmos erros de português são elucidativos nesse sentido.

Não raras vezes chegar na frente e beber água limpa torna quem está nessa situação incompreendido entre seus pares. Fazer o quê, Miguel?

Lula mostrou no meio dos truta do Podpah que tá na ponta dos cascos, antenado com os novos meios e linguagens. Bem-vindos ao porvir da política brasileira brotando sob os escombros deixados pela antipolitica do bolsonarismo e do lavajatismo!

Roberto Weber

04/12/2021 - 14h22

Eu também já tive um fone ruim como este…

Luiz 2

04/12/2021 - 11h23

Chora Cleiton!

Cleiton do Prado Pereira

03/12/2021 - 15h40

Dois imbecis entrevistando, não se consegue ouvir quase nada, o entrevistado falando baixo longe do microfone e os imbecis que o entrevista não o orientam para falar perto do microfone.

    Batista

    04/12/2021 - 13h28

    Audiência simultânea de mais de 300 mil pessoas e até o exato momento 5 milhões, 613 mil e 797 visualizações e em torno de 25 mil comentários…

    Uai!
    Como assim, dois imbecis entrevistando, se percebo apenas um, comentando?

    Tony

    06/12/2021 - 20h44

    bom que isso aconteceu nos primeiros minutos da conversa, em seguida, o entrevistador Igor corregi a situação.
    Sugiro que assista todo o conteúdo para criticar sobre.
    Abraços

Lincoln

03/12/2021 - 14h44

Tá desenhando uma vitória da candidatura Lula PT no primeiro turno

Francisco*

03/12/2021 - 14h09

E la nave va, novamente livre, leve e solta, rumo ao coração das trevas, retomando a missão.

A esperança e a longa jornada de (re)construções renovam-se e só não percebe a luz do farol a seguir por nós ou a apagar pelas golpistas classes dominantes, quem já morreu ou esqueceu de deitar.

Lula é um luxo, entre o lixo da xucra ‘elite’ (leia-se classes dominantes) do atraso, no Brasil.

O Brazil não merece Lula, mas o Brasil merece e não renega o filho parido do ventre deste país partido, desigual e dilacerado, para conduzi-lo à saída do passado no presente, civilizadamente unido, justo e soberano, rumo ao futuro desejado e mais que merecido.

Saravá, Brasil!

Habemus Praeses!

    Paulo

    03/12/2021 - 22h51

    Francisco do asterisco disse: ” (…) mas o Brasil merece e não renega o filho parido do ventre deste país partido, desigual e dilacerado (…),”. Ok, mas Lula e a pauta cultural da esquerda conduziu o nosso país ao dilaceramento, no campo político…

    Adelson

    04/12/2021 - 10h56

    Muito bom! Parabéns!

Tony

03/12/2021 - 13h56

Linda narrativa…vai que cola né ? Kkkkkk

    Batista

    04/12/2021 - 13h16

    É, vai que cola…

    Sábado, 04/11/21, 13 horas, menos de 40 horas após o término da entrevista no PodPah, e 5 milhões e 600 mil visualizações.


Leia mais

Recentes

Recentes