Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Imagem: Agência Câmara

Lira cria grupo de trabalho para elaborar projeto de semipresidencialismo

Por Redação

18 de março de 2022 : 12h22

Nesta quinta-feira, 17, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), decidiu criar um grupo de trabalho para articular a implantação de um sistema semipresidencialista no Brasil.

Com isso, o prazo para o grupo apresentar uma proposta concreta será de 120 dias, podendo estender o prazo por mais quatro meses. Além disso, o presidente da Câmara criou um Conselho Consultivo.

A presidência deste conselho ficará a cargo do ex-ministro Nelson Jobim e com a participação da ex-ministra do STF, Ellen Gracie, e do ex-presidente Michel Temer (MDB), responsável por assessorar os deputados do grupo.

Vale ressaltar que os trabalhos do grupo de trabalho será coordenado pelo deputado federal Samuel Moreira (PSDB-SP). Mais nove parlamentares compõem o colegiado, eles pertencem ao Novo, PP, PV, Republicanos, PTB, PCdoB, União e PROS.

Se aprovada o sistema de semipresidencialismo no Brasil, o cargo de primeiro-ministro vai ser incluído no governo federal, responsável pela formação do conselho de ministros, nomeados pelo presidente e aprovados pelo Congresso. Já o presidente da República ficaria como chefe de Estado e comandante das Forças Armadas.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Batista

19 de março de 2022 às 00h27

Fala sério!

O gajo quer perpetuar o poder nas mãos do Centrão, através da sagração eterna do orçamento paroquial secreto.

E pensar que por acreditarem no “PT Nunca Mais”, como se possível fosse, elegeram indiretamente esse estropício desgovernante.

Responder

Paulo

18 de março de 2022 às 22h40

Peraí, como é que é!? Semipresidencialismo com 1º Ministro? Aí não seria Parlamentarismo? Parece mais uma sinecura. Isso não pode ser sério…

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro