Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

CRÉDITO: FREDERICO BRASIL/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Ciro diz que Lula planejou derrota de Haddad em 2018

Por Redação

29 de março de 2022 : 11h33

Nesta segunda-feira, 28, o ex-ministro e pré-candidato a presidência pelo PDT, Ciro Gomes, voltou a responsabilizar o ex-presidente Lula (PT) pela situação caótica que o Brasil se encontra atualmente.

“O Lula planejou o que está acontecendo no Brasil. Perder as eleições para que o povo esquecesse o escândalo da ladroeira generalizada, da corrupção generalizada, e a crise econômica mais grave do Brasil”, disse em entrevista a TV Tropical, do Rio Grande do Norte.

O pedetista também voltou a criticar o PT pela candidatura de Fernando Haddad nas eleições presidenciais de 2018 e usou como justificativa de seu argumento a derrota do petista nas eleições de 2016, para prefeito de São Paulo.

Ciro reiterou que não se arrepende de ter ido a Paris no 2° turno daquele ano. “Não me arrependo de jeito nenhum. O debate vai esclarecer”, disparou. “O problema é que Lula se corrompeu de verdade, eu vi isso acontecer e me afastei”, completa.

Assista a entrevista completa!

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

22 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Sá Pinho

30 de março de 2022 às 11h58

A Ciro o que é de Ciro, a ARENA, digo o ‘União Brasil’ (ex: DEM, PFL, PDS e ARENA), como o oitavo e velho partido, de volta às raízes para nova temporada, em 2026, dado que a temporada 2022 já era, conforme antecipado e atestado por Ciro, ‘O Pequeno’, ao antecipar o esperneio da derrota e assim poupar-se de repetir a patética e famigerada fuga para Paris.

E vamos que vamos, todos que se interessam, reconstruir o Brasil para deixar-se o entulho do atraso, originário do ódio e da destruição, e tudo mais que representam, para trás, rumo ao presente com futuro, não mais o passado como presente, com democracia, humanidade, soberania e civilidade, que fazemos por merecer há séculos e nos impedem pela xucrice atávica permanente.

Responder

Marcus

30 de março de 2022 às 11h20

Sinceramente não vejo aonde o Ciro quer chegar com esse tipo de discurso. Não tira votos de quem simpatiza com o Lula/PT, não tira votos de bolsonaro, não tira votos nem do inútil do sérgio “boca de toca CD” moro. Parece até aquelas mulheres que foram deixadas pelo marido e hoje tem ódio figadal do ex.

Responder

ROCHA

30 de março de 2022 às 11h06

GOSTO DO CIRO MAS ELE SE PERDEU NO ANTIPETISMO! O GOVERNO DILMA NÃO DEU CERTO PORQUE O CONGRESSO A SABOTOU ! INVENTERAM UMA PEDALADA MEQUETREFE PARA TIRÁ-LA DO PODER ! CONTRA O LULA NÃO HA´PROVAS NENHUMA DE SUA DESONESTIDADE! ELE FOI CONDENADO POR DELAÇÕES DE PESSOAS QUE FICARAM PRESAS ATÉ FAZEREM UMA DELAÇÃO O CULPABILIZANDO! SE HOUVESSE UMA PROVA ACHAM QUE ELE TERIA SIDO SOLTO E INOCENTADO COM TODO O ESTABLISH CONTRA ELE? A CULPA DESSE PRESIDENCIALIMO DE COALISÃO É DO PRÓPRIO POVO QUE ELEGE UM CONGRESSO FISIOLOGISTA E DE DIREITA!! SE O CIRO SE ELEGER COM UM CONGRESSO NESSA CONFIGURAÇÃO VAI TER QUE TER MUITO JOGO DE CINTURA E ESTÔMAGO PARA PODER APROVAR SEU PLANO DE GOVERNO

Responder

Walfredo Ferreira da Silva

30 de março de 2022 às 07h24

Por favor , arranjem um hospício para esse cidadão , ele enlouqueceu de vez .
Você é que tem ” razão” , oscilou de 11% a 12% de 2018 , para 7% 8% de
intenções de votos em 2022 , em algumas pesquisas , está até abaixo do ex
juíz parcial Sérgio Moro . Ciro Gomes é uma espécie de FHC , tem inveja do
sucesso de LULA , sendo que FHC tem um pouco mais de classe . Eu queria
saber como um cidadão que não consegue ganhar de LULA nem no estado que
nasceu , quer ser prioridade da esquerda com principal candidato a presidência ?

Responder

ARY BOREL DE AGUIAR NETO

30 de março de 2022 às 00h48

Rapaz, se Lula conseguiu planejar tudo que tá acontecendo para atingir seus objetivos… Mais um motivo p votar nele, o “Homi” é um gênio!
Kkkkkkkkkkkkk
Esse Cirão tem cada uma! Pqp

Responder

Alexandre Neres

29 de março de 2022 às 21h26

Ciro dá mostras de que crê que Lula seja o demiurgo da nação. Planejou tudinho. Sabia já àquela época que seus direitos políticos seriam restituídos e que daria a volta por cima. Para tanto, indicou o poste para concorrer em 2018, prevendo de antemão o que adviria.

Responder

EdsonLuíz.

29 de março de 2022 às 20h46

Nós até podemos pensar essas coisas, mas, na medida em que não temos evidências fundamentas, o que pensamos não passa de mera opinião. E nesse tipo de caso seria uma opinião mais próxima daquilo que os filósofos gregos chamavam muito apropriadamente de ‘doxa’, uma técnica retórica usada pelos filósofos sofistas de forma ‘esperta’ e muito combatida por Sócrates.

Eu não acho que a candidatura de Fernando Haddad foi boicotada por Lula e pelos lulistas. Eu penso que uma vez lançada, eles buscaram de fato eleger Haddad.

Mas, nessa mesma linha de Ciro — doxa de minha parte portanto, uma vez que eu não tenho evidências fundamentadas para ter a opinião que vou manifestar — eu penso que no caso do impeachtment da Dilma o esquema oficial do PT, Lula incluído, não visou manter o mandato da presidenta.

Livrar Dilma ou qualquer outro presidente é relativamente fácil, bastando ter 172 dos 513 deputados. O PT, além de ter naquele momento a máquina federal, já controlava uns 150 deputados. Lula e o PT só não conseguiriam mais uns 20 deputados, dentre centenas de deputados fisiológicos, se não quisessem. Teria sido tão fácil para eles que eu acredito que Lula e o PT não livraram a Dilma de perder o mandato porque não quiseram. Com Dilma fora do governo eles teriam mais facilidade de tirar do colo o desastre econômico que eles mesmos provocaram.

Mas, como eu disse, por mais que juntando elementos eu possa pensar isso, como eu não tenho elementos plenamente fundamentados o que eu penso sobre isso não passa de doxa, de especulação.

Edson Luiz Pianca.

Responder

José Carlos

29 de março de 2022 às 19h34

Senilidade????

Responder

Jonathan

29 de março de 2022 às 19h11

Lula é um Pilantra, um canalha sem vergonha.

Responder

Tony

29 de março de 2022 às 17h57

Lula está fazendo perderem tempo a toda a esquerda petistoide.

Responder

Dilmar Santos de Miranda

29 de março de 2022 às 17h05

Acho estranho não haver nenhum comentário até agora sobre essa declaração tresloucada do coroné covarde fujãol Em outro site progressista tinha mais de uma centena detonado essa canalhice.

Responder

Ana Paula

29 de março de 2022 às 16h05

O que dizer? Essa loucura não tem nem método. Cansativo demais.

Responder

Nelson

29 de março de 2022 às 14h34

Não sou e nunca fui filiado a qualquer partido. Tenho uma montoeira de críticas ao PT e a seus governos. Portanto, não sirvo para advogado de defesa de quem quer que seja.

Contudo, se eu fizer uma análise serena, sem paixões, dos últimos governos que o Brasil teve, Collor, FHC, Lula e Dilma, Temer e Bolsonaro, vou ter que reconhecer que os do PT foram os melhores; até com uma boa frente em relação aos outros. Ou, os menos piores, conforme alguém ache melhor.

Assim, diante de mais essas declarações do Ciro Gomes só posso fortalecer a minha impressão de que ele não passa de um quinta-coluna, apenas mais um agente da CIA a se fazer passar por esquerda, por compromissado com o povo e o país, para manter o domínio dos Estados Unidos sobre o Brasil.

Alguma declaração mais contundente de Ciro sobre o golpe de Estado de 2016 e o desmantelamento final do aparato estatal brasileiro dele advindo, a destruição do Brasil enquanto nação dotada de um mínimo de soberania sobre o seu território como um projeto gestado lá no centro do poder capitalista mundial, os EUA? Se houve, não fiquei sabendo dela.

O Congresso Nacional eleito em 2014 de tudo fez para inviabilizar o governo de Dilma Roussef para engordar o coro dos descontentes e fortalecer a tese do impeachment da presidente. MiShell Temer tomou o poder para iniciar a demolição final do país. Bolsonaro foi eleito para concluir essa demolição.

Mas, nada disso é alvo de críticas de Ciro. Ele só tem olhos para Lula e o PT que, com várias cagadas e erros, ainda mantinham algum resquício de projeto nacional de desenvolvimento. É por isso mesmo que o PT foi derrubado e não pela corrupção.

Aliás, podemos afirmar, sem medo de errar e sem aliviar as críticas aos petistas, que a corrupção nos 8 anos de Fernando Henrique Cardoso foi, no mínimo, 1.000 vezes maior que nos 13 anos e tanto do PT. Mas, eu não vejo qualquer crítica de Ciro aos anos FHC.

Responder

Sá Pinho

29 de março de 2022 às 14h01

Não apenas a derrota de Haddad, como também, a guerra da Ucrânia, o tapa de Will Smith em Chris Rock e a inundação de Petrópolis.

Prefiro Ciro… em Paris.

Responder

Francisco

29 de março de 2022 às 13h52

Ciro pirou faz algum tempo.
Uma pena, poderia dar uma contribuição significativa para o Brasil.
Nunca dará.
Será amanhã o que Marina é hoje.
Nada.

Responder

Rafiusk

29 de março de 2022 às 13h35

O Cirão, eu até gosto de vc mas ta difícil de engolir essas desculpas esfarrapadas

Responder

Dilmar Santos de Miranda

29 de março de 2022 às 12h42

Confesso que restavam algumas dúvidas se o coroné covarde fujão era canalha. Agora não resta nenhuma dúvida. Ele é um canalha não sua expressão pura.

Responder

Julio alcantara

29 de março de 2022 às 12h22

Infelizmente algumas pessoas tem um crescimento político, infelizmente isto não ocorre com Ciro que iniciou a carreira política em 1982 filiado ao PDS , partido que foi o sucedâneo da Arena , Em 1983 foi para o PMDB, depois quando eleito prefeito de Fortaleza se filiou ao PSDB , aí veio o PPS em seguida PSB., PROS e agora PDT , quando se pensava em evolução lá vem com um discurso de anticorrupção , ora um homem como Ciro deveria evoluir e nunca regredir para os atrasados argumentos udenistas . atrasados

Responder

Uganga

29 de março de 2022 às 12h02

Poruqe na politica brasileira nao hà programas diarios transmitidos pelas redes maiores com debates cara a cara, com jornalistas, publico, ecc… a respeito de assuntos importantes entre as partes politicas como em qualquer pais democratico mas somente cretinices, narrativas, fofocas,…e zero a respeito de assuntos que importam de verdade…?

Quem deveria largar a merdalha das novelas e exigir isso sao os brasileiros porque se depnder da Globo e Cia continuam socando merda na cabeça oca dos tupiniquins para sempre…

Responder

    Batista

    30 de março de 2022 às 12h06

    Ermitão, perdido na selva, tremendo gozador ou acabou de chegar de Marte?

    Responder

Zulu

29 de março de 2022 às 11h55

Planejar nao planejou mas com certeza sabia que o poste nao teria chance alguma.

Alguem sabe dizer poruqe a esquerda vivem dependendo desse tal de Lula…?

O dia que esse tal de Lula sair da cena politica irao fazer o que…?

Responder

Saulo Nunes

29 de março de 2022 às 11h42

Que Lula seja um criminal ninguém tem a minima duvida, nem o petistoide mais amongolado.

O que leve essa genta a dar credito a um elemento desse é um misterio…adesao incondicional a uma ideologia podre ainda utilizada nesses paisecos de quarta serie para explorar a pobreza e chegar no poder ?

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro