Menu

Istoe/Sensus destoa do PoderData e dá vitória a Lula no primeiro turno

Nova pesquisa presidencial divulgada hoje, no site da revista Istoé, traz números inteiramente distintos daqueles mostrados mais cedo pelo PoderData. Segundo a Sensus, Lula tem hoje 43,3% das intenções de votos, 14,5 pontos à frente de Bolsonaro, que tem 28,8%. A PoderData dava vantagem de apenas 5 pontos para Lula: 40% x 35%. Importante ressaltar […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Ricardo Sutckert. Abril de 2022.

Nova pesquisa presidencial divulgada hoje, no site da revista Istoé, traz números inteiramente distintos daqueles mostrados mais cedo pelo PoderData.

Segundo a Sensus, Lula tem hoje 43,3% das intenções de votos, 14,5 pontos à frente de Bolsonaro, que tem 28,8%. A PoderData dava vantagem de apenas 5 pontos para Lula: 40% x 35%. Importante ressaltar que a PoderData é realizada mediante “ligações automatizadas”, ou seja, robôs fazendo telefonemas e computando os resultados.

Ainda na Sensus, chama atenção o baixo desempenho dos candidatos da terceira via. Ciro Gomes pontua apenas 6,3%, muito distante de oferecer qualquer perigo a Bolsonaro. João Dória, por sua vez, tem 2,6%, empatado com Janones.

A senadora Simone Tebet, a despeito de estar aparecendo mais em entrevistas, tentando se viabilizar como candidata do centro, pontuou apenas 0,8%.

Em votos válidos, Lula teria 51%, o que significaria uma vitória ainda no primeiro turno.

Alguns analistas acreditam que intensificação da polarização ajudar a criar uma tendência de trazer a lógica do segundo turno para o primeiro, com eleitores de candidaturas menos competitivas migrando para os dois primeiros colocados, na esperança de fazer um voto útil.

Os cenários de segunod turno mostram uma vitória tranquila de Lula sobre Bolsonaro, com quase 20 pontos de vantagem: 53% X 34%.

Num eventual embate entre Ciro Gomes e Bolsonaro no segundo turno, o placar ficaria apertado, com um empate técnico de 41,9% X 37,2%.

Lula vence com tranquilidade todos os outros cenários apresentados.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

marco

15/04/2022 - 22h11

Cade a pesquisa do segundo turno entre Lula e Ciro ?

Francisco*

14/04/2022 - 14h04

Em tempo de guerras hibridas, redes de captura de informações, algoritmos, mineração de dados, boots, ‘Cambridge’s Analytica’, ‘NSA’s’, fake news e sobretudo Snowden a cutucar pedagogicamente com fatos e documentos a manjada cobra e suas adestradas cobrinhas coadjuvantes regionais, mostrando-as mais que vivas, super atentas, letais e ora festivamente coloridas…

Impressiona o amadorismo dos progressistas (quer de esquerda ou não) e dos órgãos de informação que os representam e que restam exíguos no infinito espaço da blogosfera, ao não perceberem que enquanto Belzebu e os que representa, atentam de forma direta, escancarada, barulhenta e incessante, contra a lisura do processo eleitoral virtual, não contestam e ocultam no mais obsequioso silêncio as pesquisas eleitorais, dado o mar de possibilidades de poderem influir até nas isentas, através dos instrumentos de informação e meios a disposição, durante a realização em campo das mesmas, nos resultados a serem obtidos e divulgados, de forma que não representem a realidade da vontade do eleitor e sim resultados com margens estreitas que não os impeçam, ao final, contestarem o resultado da eleição, mesmo que por incontestável larga margem estabelecida entre vencedor e vencido…

E isso podendo ser operado, quer nas pesquisas presenciais, sabendo-se antecipadamente como se darão e onde se darão (metodologia de passagem do Datafolha), quer nas pesquisas ‘telefônicas’, redirecionando parte das chamadas para pontos outros sobre controle, às ‘devidas’ respostas.

Resumindo:

Desde sempre, o olho dominante dos gatunos em questão, não está apenas no peixe da urna eletrônica, como aparenta, mas também no butim da vontade do eleitor manifesta em pesquisas, como argumento para contestar o fato incontestável da possível derrota por larga margem, com a farsa news da narrativa de estreita margem, pró ou contra, manifesta nas pesquisas passíveis de serem ‘batizadas’, e assim, gatunamente, utilizando o ilícito e a força, manterem o poder.

Portanto, mais que nunca é preciso, ‘OLHO NAS PESQUISAS’, ainda mais com as frias de Paulino, 35 anos de Instituto ‘Referência de Pesquisas’ e o diretor de pesquisas, com 27 anos de experiência e substituto natural de Paulino, sendo defenestrados do comando do Instituto ‘Referência’ de Pesquisas e convidados a serem consultores… Isso, a seis meses das eleições!

EDVALDO ARRUDA DA SILVA

14/04/2022 - 10h53

Acredito que a maioria do povo brasileiro está demonstrando que não somos um país de intolerância, discriminatório, racista ou de ódio.

Manoel

14/04/2022 - 07h30

Poder Data , faz-nos rir…..e logo a seguir a realidade das presenciais e a depressão !!!
Aconselho barbitúricos , opiáceos e cama….

Fanta

13/04/2022 - 21h28

…e no segundo turno também !!! Kkkkkkk

ANGELO MARCIO SANTOS SILVA

13/04/2022 - 20h26

Redação da uma olhada detalhamento pesquisa data poder.
Estranho os resultados dos extratos : mulheres, jovens, nordeste e baixa renda ….totalmente diferente das outras pesquisas recentes….ao meu ver distoa muito …

Zulu

13/04/2022 - 20h19

Qual dessas “pesquisas” o Miguel do Rosario acha que é mais alinhada com a realidade …?

    Jorge Fernandes

    14/04/2022 - 12h28

    A pesquisa do Poder custou menos de 50 mil reais e feita por telefone.
    A da Istoé custou mais de 350 mil e feita presencialmente.

    Inumeros analistas afirmavam, com base em pesquisas, que dos votos do ex-juiz-ladrão, 40 % migrariam para o genocida,
    30% para os demais candidatos e
    30% seriam nulos e ausentes

    Somente com estes 30% de nulos a vitoria do LULA será garantida no 1º turno

    O resto é Luar de Paquetá


Leia mais

Recentes

Recentes