Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Foto: Ricardo Sutckert. Abril de 2022.

Istoe/Sensus destoa do PoderData e dá vitória a Lula no primeiro turno

Por Miguel do Rosário

13 de abril de 2022 : 20h03

Nova pesquisa presidencial divulgada hoje, no site da revista Istoé, traz números inteiramente distintos daqueles mostrados mais cedo pelo PoderData.

Segundo a Sensus, Lula tem hoje 43,3% das intenções de votos, 14,5 pontos à frente de Bolsonaro, que tem 28,8%. A PoderData dava vantagem de apenas 5 pontos para Lula: 40% x 35%. Importante ressaltar que a PoderData é realizada mediante “ligações automatizadas”, ou seja, robôs fazendo telefonemas e computando os resultados.

Ainda na Sensus, chama atenção o baixo desempenho dos candidatos da terceira via. Ciro Gomes pontua apenas 6,3%, muito distante de oferecer qualquer perigo a Bolsonaro. João Dória, por sua vez, tem 2,6%, empatado com Janones.

A senadora Simone Tebet, a despeito de estar aparecendo mais em entrevistas, tentando se viabilizar como candidata do centro, pontuou apenas 0,8%.

Em votos válidos, Lula teria 51%, o que significaria uma vitória ainda no primeiro turno.

Alguns analistas acreditam que intensificação da polarização ajudar a criar uma tendência de trazer a lógica do segundo turno para o primeiro, com eleitores de candidaturas menos competitivas migrando para os dois primeiros colocados, na esperança de fazer um voto útil.

Os cenários de segunod turno mostram uma vitória tranquila de Lula sobre Bolsonaro, com quase 20 pontos de vantagem: 53% X 34%.

Num eventual embate entre Ciro Gomes e Bolsonaro no segundo turno, o placar ficaria apertado, com um empate técnico de 41,9% X 37,2%.

Lula vence com tranquilidade todos os outros cenários apresentados.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

8 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

marco

15 de abril de 2022 às 22h11

Cade a pesquisa do segundo turno entre Lula e Ciro ?

Responder

Francisco*

14 de abril de 2022 às 14h04

Em tempo de guerras hibridas, redes de captura de informações, algoritmos, mineração de dados, boots, ‘Cambridge’s Analytica’, ‘NSA’s’, fake news e sobretudo Snowden a cutucar pedagogicamente com fatos e documentos a manjada cobra e suas adestradas cobrinhas coadjuvantes regionais, mostrando-as mais que vivas, super atentas, letais e ora festivamente coloridas…

Impressiona o amadorismo dos progressistas (quer de esquerda ou não) e dos órgãos de informação que os representam e que restam exíguos no infinito espaço da blogosfera, ao não perceberem que enquanto Belzebu e os que representa, atentam de forma direta, escancarada, barulhenta e incessante, contra a lisura do processo eleitoral virtual, não contestam e ocultam no mais obsequioso silêncio as pesquisas eleitorais, dado o mar de possibilidades de poderem influir até nas isentas, através dos instrumentos de informação e meios a disposição, durante a realização em campo das mesmas, nos resultados a serem obtidos e divulgados, de forma que não representem a realidade da vontade do eleitor e sim resultados com margens estreitas que não os impeçam, ao final, contestarem o resultado da eleição, mesmo que por incontestável larga margem estabelecida entre vencedor e vencido…

E isso podendo ser operado, quer nas pesquisas presenciais, sabendo-se antecipadamente como se darão e onde se darão (metodologia de passagem do Datafolha), quer nas pesquisas ‘telefônicas’, redirecionando parte das chamadas para pontos outros sobre controle, às ‘devidas’ respostas.

Resumindo:

Desde sempre, o olho dominante dos gatunos em questão, não está apenas no peixe da urna eletrônica, como aparenta, mas também no butim da vontade do eleitor manifesta em pesquisas, como argumento para contestar o fato incontestável da possível derrota por larga margem, com a farsa news da narrativa de estreita margem, pró ou contra, manifesta nas pesquisas passíveis de serem ‘batizadas’, e assim, gatunamente, utilizando o ilícito e a força, manterem o poder.

Portanto, mais que nunca é preciso, ‘OLHO NAS PESQUISAS’, ainda mais com as frias de Paulino, 35 anos de Instituto ‘Referência de Pesquisas’ e o diretor de pesquisas, com 27 anos de experiência e substituto natural de Paulino, sendo defenestrados do comando do Instituto ‘Referência’ de Pesquisas e convidados a serem consultores… Isso, a seis meses das eleições!

Responder

EDVALDO ARRUDA DA SILVA

14 de abril de 2022 às 10h53

Acredito que a maioria do povo brasileiro está demonstrando que não somos um país de intolerância, discriminatório, racista ou de ódio.

Responder

Manoel

14 de abril de 2022 às 07h30

Poder Data , faz-nos rir…..e logo a seguir a realidade das presenciais e a depressão !!!
Aconselho barbitúricos , opiáceos e cama….

Responder

Fanta

13 de abril de 2022 às 21h28

…e no segundo turno também !!! Kkkkkkk

Responder

ANGELO MARCIO SANTOS SILVA

13 de abril de 2022 às 20h26

Redação da uma olhada detalhamento pesquisa data poder.
Estranho os resultados dos extratos : mulheres, jovens, nordeste e baixa renda ….totalmente diferente das outras pesquisas recentes….ao meu ver distoa muito …

Responder

Zulu

13 de abril de 2022 às 20h19

Qual dessas “pesquisas” o Miguel do Rosario acha que é mais alinhada com a realidade …?

Responder

    Jorge Fernandes

    14 de abril de 2022 às 12h28

    A pesquisa do Poder custou menos de 50 mil reais e feita por telefone.
    A da Istoé custou mais de 350 mil e feita presencialmente.

    Inumeros analistas afirmavam, com base em pesquisas, que dos votos do ex-juiz-ladrão, 40 % migrariam para o genocida,
    30% para os demais candidatos e
    30% seriam nulos e ausentes

    Somente com estes 30% de nulos a vitoria do LULA será garantida no 1º turno

    O resto é Luar de Paquetá

    Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro