Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Candidata de Lula, Luciana Santos (PCdoB) aparece em 1. lugar em pesquisa para o Senado em Pernambuco

Por Redação

05 de maio de 2022 : 09h36

Se as pesquisas de opinião estiverem corretas, a presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, será a nova senadora de Pernambuco a partir do ano que vem.


Pesquisa do Instituto Opinião mostra Luciana com 11,5%, seguida pelo deputado federal André de Paula (PSD), com 10,9%. Depois aparecem Teresa Leitão (PT), com 8,9%, Gilson Machado (PL), com 5,8% e Eduardo da Fonte (PP), com 4,2%. Brancos e nulos somam 19,4% e indecisos representam 39,3%.


Como os bastidores da política pernambucana indicam que o PT retirará sua candidatura própria para apoiar Luciana, a candidata comunista poderá disparar nas próximas pesquisas.


Soma-se a isso o compromisso político do ex-presidente Lula de apoiar Luciana. Afinal, o PCdoB pretende apoiar as reivindicações do PT em 25 unidades da federação e pede em troca o apoio do partido de Lula em apenas dois estados: no Rio Grande do Sul com a candidatura de Manuela d´ Ávila para o Senado e em Pernambuco com Luciana. No Rio Grande do Sul, Manuela também lidera as pesquisas para o Senado.

O PCdoB faz parte da Federação Ecossocialista ao lado de PT e PV, o que exige que os três partidos articulem conjuntamente essas candidaturas.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro