Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Imagem: Ricardo Stuckert

Ipespe traz Lula a 1% de ganhar no primeiro turno

Por Gabriel Barbosa

06 de maio de 2022 : 10h13

A Ipespe divulgou nesta sexta-feira, 6, mais uma rodada de pesquisa de intenção de voto para a presidência da República. Nela, o ex-presidente Lula (PT) mantém sua liderança isolada com 44% das menções.

Na sequência vem Jair Bolsonaro com 31%, seguido por Ciro Gomes com 8%, João Doria com 3% e André Janones com 2%. O índice de branco e nulo é de 8% e os indecisos, 2%.

Um ponto relevante é que nos votos válidos, quando se exclui os votos brancos e nulos, Lula vai a 49% dos votos. Ou seja, o líder progressista fica a 1 pontos de liquidar a fatura logo no 1° turno.

Quando a pesquisa aborda a probabilidade de voto, traz uma excelente notícia para a candidatura do ex-presidente Lula. Cerca de 43% dizem que “com certeza” votaria no petista, outros 13% que poderia votar. Já 43% dizem que não votaria em Lula. Por outro lado, a situação de Bolsonaro se tornada cada vez mais crítica, pois 60% responderam que não votaria de jeito nenhum no inquilino do Planalto.

Já nos cenários de 2° turno, Lula simplesmente atropela todos os adversários. Contra Bolsonaro, o ex-presidente vence com 20 pontos de vantagem (54×34), contra Ciro Gomes a vantagem é ainda maior, de 27 pontos (52×25).

A pesquisa foi realizada no período de 2 a 4 de maio de 2022 com 1.000 entrevistados por telefone. A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado do TSE sob o protocolo BR-03473/2022. 

Acesse a pesquisa completa clicando aqui.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

8 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Tony

06 de maio de 2022 às 21h50

https://fb.watch/cRuPwaLcMX/

Acreditar ou fingir de acreditar em pesquisas é assinar um certificado de cretinice com validade internacional.

Responder

Kleiton

06 de maio de 2022 às 20h20

Nada sobre o showmício de Daniela Mercury com o dinheiro dos paulistanos…?

Essa gente é doente por poder e dinheiro…o dos outros.

Responder

William

06 de maio de 2022 às 15h34

Lula em Campinas: https://youtu.be/myFKiqACqDA

Bolsonaro na Paraíba: https://youtu.be/YFzMAfLPy1I

Só pondo as mãos nas urnas para essa corja de lavadores de dinheiro profissionais para ganhar as eleições.

Responder

Tiago Silva

06 de maio de 2022 às 12h27

Com o aparente “voto envergonhado” (que às pesquisas estimuladas não captam, mas às pesquisas espontâneas indicam), Lula apenas ganharia a eleição em primeiro turno se o eleitorado de Ciro Gomes aderisse a Lula (o que hoje parece que está em 60% que poderiam fazer o voto pragmático no Lula/PT, mas tem uma proporção de 30% que cresce que não votaria de jeito nenhum em Lula e inclusive alguns pendendo a Bolsonaro/Guedes por mais contraditório que isso possa parecer ao trabalhismo de Getúlio, Jango e Brizola).

Responder

Alexandre Neres

06 de maio de 2022 às 12h01

Pergunta que não quer calar: será que o inidôneo Paraná Pesquisas, da República de Curitiba, está tentando fraudar as eleições?

Responder

Manoel

06 de maio de 2022 às 11h08

A Eleição de 2022 acabou em 2020 , quando Lula foi absolvido pelo STF , e agora consolidado pela ONU !!! Nem mesmo os EUA querem Bolsonaro , perceberam o equivoco da sua eleição , e preferem , sem dúvidas um Brasil que vá ajudar a alavancar o pouco que sobrou , a Europa e parte das Américas . O resto ficou nas mãos da China / Rússia .

Responder

Zulu

06 de maio de 2022 às 10h33

Estes canalhas ja estao na lata do lixo da historia.

Responder

Valeriana

06 de maio de 2022 às 10h32

E’ prar rir né…? Entao vamos rir…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador da Bahia O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes