Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

Imagem: Divulgação

Analista do Ideia: Eleitores de Ciro podem fazer voto útil em Lula e fechar eleição no 1⁰ turno

Por Redação

20 de maio de 2022 : 09h28

A analista e vice-presidente do Instituto Ideia, Cila Schulman, avalia que com um cenário de polarização tão forte, detectado pela pesquisa da Exame/Ideia, os eleitores do ex-ministro e pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, podem adotar a estratégia do voto útil no ex-presidente Lula.

Na avaliação de Schulman, a movimentação desses eleitores seria para decidir a eleição já no 1° turno. Para usar como exemplo, a analista usou o caso dos eleitores de Geraldo Alckmin que votaram em Jair Bolsonaro diante da possibilidade de vitória do PT em 2018.

“Com o quadro tão polarizado entre Bolsonaro e Lula, há a possibilidade da eleição acabar no primeiro turno. Para isso, os eleitores de Ciro Gomes seriam pressionados a dar um voto útil ainda no primeiro turno, como ocorreu por exemplo com os apoiadores de Geraldo Alckmin (PSB), que migraram para Bolsonaro em 2018 diante da perspectiva de uma vitória do PT”, analisa.

Na noite de ontem, a Exame/Ideia divulgou sua pesquisa eleitoral para a presidência da República e mostra uma queda na vantagem de Lula contra Bolsonaro no 2° turno.

Na série histórica da pesquisa, Lula chegava a registrar 17 pontos de vantagem em dezembro de 2021. Na pesquisa divulgada em abril, a diferença era de 9 pontos e agora, de apenas 7.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

8 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Jurandir Botelho.

22 de maio de 2022 às 19h19

Sip, você não tem culpa de passar vergonha escrevendo tanta bobagem, o verdadeiro culpado foi Noé, que exagerou na quantidade de antas que colocou na arca.

Responder

carlos

20 de maio de 2022 às 12h37

Se for no 1° turno é mais vergonha, e se a delegada abrir o jogo, aí o boso vai enfrentar o TPI, se for condenado, eu não viajo de avião tenho medo de altura, mas me proponho, a tomar umas 3 cachaça e uma cerveja, aí da pra chegar, se não der eu tomo antes de chegar em Lisboa uma dose de whisky. De lá eu vou de trem bala pra chegar em nuremberg. Pra ver ele preso lá, é um desafio, não sei se tem cruzeiro , navio eu tenho coragem.

Responder

carlos

20 de maio de 2022 às 12h13

O próprio Ciro sabe que por exemplo Pernambuco aqui nosso vizinho já vai fazer isso, outro estado que Já se definiu foi Alagoas, outro tbm que vai nesse caminho é Bahia de ACM Neto.

Responder

Sip

20 de maio de 2022 às 11h58

Que diabo é um voto útil de “1° turno”? Por acaso essa analista em questão lê a mente dos outros?

Vocês adoradores do Santo Barbudo tão vendo que o Demônio que vocês criaram tá chegando perto e agora ficam falando para os outros eleitores fazerem “voto útil” no Lula?

Votar no Lula é aceitar as coisas ridículas que ele anda prometendo e fazendo, além de votar num candidato sem programa de governo, mentiroso, arrogante e que tá se metendo com as piores carniças da política de novo.

Isso não é voto útil, isso é voto INÚTIL e eu tenho certeza que o eleitorado do Ciro não vai cair nessa mentira ridícula. Vamos agora votar no cara que não tem nada e aí “cobrar” pra ele implementar o projeto do Ciro? Tão ridículo quanto comediante se meter a analista político.

Lula não fez nada do que consta no programa do Ciro nem quando tava com 80% de aprovação no governo e nem quando elegeu a Dilma somente no nome dele e agora tão dizendo que ele vai fazer algo parecido? Nunca.

Eu sei o que ele vai fazer se chegar lá de volta, dar dinheiro pra banqueiro, agradar o capital financeiro, abrir o capital da Caixa e do BB, não reverter o teto de gastos, manter a taxa de Juro lá em cima, manter o Brasil desindustrializado (falando que a indústria antiga serve pra nada, o que serve mesmo é call center e salão de cabelo né?) e dar migalha pro pobre ficar feliz enquanto o “Pai dos Pobres” fica cada vez mais rico.

Eu não voto no Lula, de jeito algum. Sem Ciro é NULO.

Responder

Zulu

20 de maio de 2022 às 10h09

Qual é o problema de votar no Lula desde o primeiro turno se todas as pesquisas dizem o Bastardo ganha facil para presidente do Mundo em 2022, 2026, e 2030…? kkkkkkkkk

Responder

Saladino

20 de maio de 2022 às 10h09

Mais uma avaliação delirante que desconsidera a descomunal dimensão do antipetismo e a intensidade da guerra eleitoral quando setembro vier.
A perfunctória e rudimentar perceção da Ideia não faz ideia de quanto é vulnerável o telhado de vidro de Lula, nem do diâmetro antipetista.

Responder

Fanta

20 de maio de 2022 às 10h05

Lula vai ganhar no primiro turno e no segundo também, acreditem nas pesquisas e nos “analistas de pesquisas” que sabem que o Lula levar uma surra que da certo….kkkkkkkkkkkkkkk

Responder

Bandoleiro

20 de maio de 2022 às 09h59

Vai tentando Tia….kkkkkkkkkkkk

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina