Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

Fotos: Divulgação

Ipespe: expectativa de vitória de Lula chega a 59%

Por Gabriel Barbosa

20 de maio de 2022 : 10h07

Na manhã desta sexta-feira, 20, foi a vez da XP/Ipespe divulgar sua pesquisa de intenção de voto para o Palácio do Planalto. Nela, o ex-presidente Lula continua sendo o favorito para vencer o pleito.

No levantamento espontâneo, o líder progressista registra 39% das intenções de voto enquanto que Jair Bolsonaro aparece 10 pontos atrás, com 29%.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) continua patinando com apenas 3% na disputa. João Doria tem 2%, André Janones e Simone Tebet com 1%, cada. Felipe D’Ávila e Eymael não pontuaram. Neste cenário, Branco e Nulos tem 9% e Indecisos com 16%.

Já na estimulada, Lula sobe para 44% contra 32% de Bolsonaro. Enquanto isso, Ciro Gomes chega a 8% das menções. Doria fica com 4%, Janones e Tebet com 2%, cada. Os outros nomes não pontuaram. Brancos e Nulos com 6% e Indecisos 2%.

Quando se trata da expectativa de vitória, o ex-presidente Lula chegou a 59%. Na pesquisa divulgada no início de maio, o ex-presidente tinha 58%. Por sua vez, Bolsonaro tem 33% de expectativa e Ciro com apenas 1%.

Na disputa de 2° turno, Lula vence Bolsonaro com 19 pontos de diferença (53% x 34%). Contra Ciro, o ex-presidente triunfa com 28 pontos de distância (53% x 25%). Já contra Doria, a disputa de Lula seria contra Branco e Nulos (26%), pois o tucano registra índice abaixo disso (20%). O petista venceria por 54%.

A pesquisa XP/Ipespe foi feita entre os dias 16 e 18 de maio com 1000 entrevistas por telefone. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Acesse a pesquisa completa clicando aqui.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Jorge Fernandes

20 de maio de 2022 às 12h46

Mais de 120 milhões de brasileiros não fazem as 3 refeições diárias, portanto não tem condições de ter 1 telefone ativo.
A diferença do LULA para o genocida é ainda maior

Responder

Jonathan

20 de maio de 2022 às 10h32

E’ muito mais…é por volta de 195,857%

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina