Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

Imagem: Agência Senado

Comissão do Senado vai acompanhar investigação da morte de Genivaldo em ação da PRF

Por Redação

28 de maio de 2022 : 10h14

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) terá reunião extraordinária na quarta-feira (1º), às 9h, com apenas um item na pauta de votação: o requerimento para que um grupo de senadores acompanhe, nas cidades de Aracaju e Umbaúba (SE), as medidas adotadas pelas autoridades após a morte de Genivaldo de Jesus Santos, ocorrida durante abordagem realizada por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O requerimento (REQ 25/2022-CDH) é de autoria do presidente da comissão, o senador Humberto Costa (PT-PE). Na justificativa do requerimento, o parlamentar lembra que Genivaldo morreu “após ter sido colocado no porta-malas de uma viatura daquela instituição, com gás lacrimogêneo e spray de pimenta; uma ação extremamente violenta, totalmente desumana e desproporcional”.

Para o presidente da CDH, o flagrante mostrou um atentado contra o direito à vida e desleixo com os princípios básicos da abordagem policial: legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência.

“As imagens da crueldade cometida por aqueles agentes nos mostram que as ações por eles adotadas em nada correspondem com os dispositivos legais que regulam o uso da força pelos agentes de segurança pública; aquelas imagens absurdas nos monstram uma abordagem carregada de crueldade, que nos leva a um passado sombrio”, afirma Humberto Costa.

De acordo com o senador, a CDH vai acompanhar as investigações do caso e fiscalizar as providências adotadas pelas autoridades em relação “a esse trágico episódio”. A reunião ocorrerá na sala 6 da Ala Nilo Coelho.

Fonte: Agência Senado

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Zulu

28 de maio de 2022 às 11h11

E’ obvio que o que aconteceu é uma coisa vergonhosa e filha do ambiente doente, podre e autodestrutivo que os brasileiros criam todos os dias com o proprio comportamento animalesco.

Responder

Fanta

28 de maio de 2022 às 11h02

E a palhaçada da CPI da Covid ?

Ningeum fala mais daquela representaçào vergonhosa de terceiro mundo…?

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina