Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

Imagem: Divulgação

RJ: As costuras de André Ceciliano (PT) na disputa pelo Senado

Por Gabriel Barbosa

28 de maio de 2022 : 13h44

A posição estratégica que o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), André Ceciliano (PT), ocupa no xadrez político fluminense permite, naturalmente, que ele seja um nome competitivo na disputa por uma vaga no Senado.

Na esfera local, Ceciliano mantém suas pontes tanto com o governador Cláudio Castro (PL) quanto com partidos da base aliada da atual gestão estadual. No plano nacional, não há dúvidas que ele é o nome oficial e predileto do ex-presidente Lula.

Essas movimentações tem feito com que o petista tenha muito mais facilidade de penetrar eleitoralmente em regiões e setores onde, por exemplo, o pré-candidato do PSB ao Senado, Alessandro Molon, tem sérias dificuldades.

Na baixada fluminense, Ceciliano costura seu próprio “bunker” através de parcerias institucionais com os prefeitos. Vale destacar que é muito provável que esses gestores municipais trabalhem pela chapa informal “Lula-Castro-Ceciliano”.

Por outro lado, o petista pode ser muito útil num possível governo de Marcelo Freixo (PSB), caso o socialista vença a disputa contra Castro. Até o momento, o grupo político de Freixo não compreendeu a importância estratégica da pré-candidatura de Ceciliano.

Isso porque como presidente da ALERJ, Ceciliano tem trabalhado bastante para ser, na nova legislatura (caso vença a eleição para o Senado), o principal interlocutor entre o Palácio da Guanabara e o Governo Federal.

Além disso, a parceria de Ceciliano com os prefeitos pode auxiliar o possível governo de Freixo a manter uma boa relação institucional com esses gestores. Diante de tudo isso, não há dúvidas de que Ceciliano é o “coringa” da vez na política do Rio de Janeiro.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina