Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

Imagem Divulgação / ALCE

Acrísio Sena: A urgência de um pacto cearense contra a fome

Por Redação

30 de maio de 2022 : 13h28

Por Acrísio Sena

O sociólogo Betinho dizia que “quem tem fome tem pressa”. Nessa mesma linha e considerando o desafio imediato de enfrentar a insegurança alimentar no Ceará, devemos estruturar um Pacto Cearense contra a Fome.

Segundo o IBGE (2021), temos 1,2 milhões de famílias na extrema pobreza. É importante realizar a radiografia da fome no Ceará, mas também destacar experiências que já existem e são exitosas.

Pensamos três frentes que se articulam com esse objetivo:

1) A criação de parcerias com os bancos populares e linhas de crédito sem burocracia e a fundo perdido, com o Governo do Estado firmando um acordo com os bancos Palmas (Conj. Palmeiras) e Paju (Pajuçara) viabilizando, via FECOP, linhas de crédito para as famílias em situação de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Fortaleza;

2) Impulsionar a criação de Cozinhas Solidárias com recursos próprios do Estado, além de firmar parcerias para arrecadar alimentos junto aos supermercados e indústrias;

3) Montar uma rede com protagonismo estratégico de organizações sociais como associações de moradores, MTST e a CUFA, que fazem um trabalho belíssimo em defesa da segurança alimentar.

A pandemia da COVID-19 criou uma poderosa sinergia para salvar o maior número de cearenses da morte e da ruína financeira. Não tenho dúvida que o Governo do Estado tem todas as condições de coordenar uma mobilização estadual e urgente de combate à fome!

Acrísio Sena é deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores do Ceará

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina