Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

Foto: Ricardo Stuckert

Datafolha mantém vitória de Lula no primeiro turno com 53% dos votos válidos

Por Gabriel Barbosa

23 de junho de 2022 : 18h34

A pesquisa DataFolha divulgada nesta quinta-feira, 23, mostra que o ex-presidente Lula (PT) chegou ao seu teto eleitoral no 1° turno. No levantamento, o líder progressista registra 47% das intenções de voto. Ele oscilou 1 ponto para baixo, mas dentro da margem de erro de dois pontos.

Enquanto isso, Jair Bolsonaro oscilou 1 ponto para cima, saindo de 27% para 28%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) foi de 7% para 8% das menções. André Janones (Avante) ficou com 2% e Simone Tebet foi de 2% para 1%. Pablo Marçal (PROS) e Vera Lúcia (PSTU) com 1%, cada. Branco e Nulo 7% e Indecisos, 4%.

Sem dúvidas, a nova rodada da pesquisa DataFolha chancela o colapso eleitoral da chamada terceira via. Mesmo com a estrutura partidária e exposição midiática, Tebet não chegou aos 5% esperados pelo seu bloco partidário (MDB, PSDB e Cidadania).

Ainda sobre Lula, o seu triunfo eleitoral ainda se concentra no Nordeste. Na região, o ex-presidente tem a preferência de 58% do eleitorado. Já Bolsonaro concentra maior apoio no Centro-Oeste (43%). Vale lembrar que essa é a menor região do Brasil com 7% do eleitorado nacional.

Nos votos válidos, Lula fica com 53%, Bolsonaro 32% e o ex-ministro Ciro Gomes com 10%. Com isso, Lula venceria o pleito já no 1° turno.

O DataFolha ouviu 2.556 pessoas em 181 municípios. O levantamento foi contratado pela Folha e registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-09088/2022.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

10 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Batista

24 de junho de 2022 às 14h34

Se a 100 dias da eleição a falange bolzebu no Cafezinho revela-se para lá da beira de um ataque de nervos com os sinais que anunciam próxima do fim patético e lamentável a ‘festa da mediocridade sem filtro’ que levou o Brasil desgovernado à situação de completamente destroçado e respirando por aparelhos, imagine-se então como estará essa ‘gente de bem’ e pai de família’, devota do incompetente, daqui a 30, 60, 90 dias e no The End, à chegada da primavera?

O mais patético ‘esperneante’ é o vulgo Uganga na insistência em tentar tapar o sol com a peneira.

https://twitter.com/i/status/1540152373854756865

Responder

Jonathan

24 de junho de 2022 às 13h54

Vai Datafolha, vai Faria Lima tá dando tudo certo vai ser no primeiro turno….kkkkkkkk

Os votos da vitória virão do NE: https://fb.watch/dRFcdgbO0S/

Responder

Saulo

24 de junho de 2022 às 11h39

Aí vc abre a pesquisa e lê que segundo o Datafolha Lula tem vantagem sobre Bolsonaro no Sul, Sudeste e estão empatados no Centro Oeste….kkkkkkkk

Essas são as pesquisas nas quais alguém deveria acreditar…..? Kkkkkkkk

Responder

Uganga

24 de junho de 2022 às 10h10

https://www.youtube.com/watch?v=WxpLWkcZkFw

Cadé o Larapio para a gente ver uma pesquisa de verdade e ao vivo no interiro do NE…bora ?

Serà que ele tem coragem de subir ao palco sem a claque selecionada na plateia…?

Responder

car5

23 de junho de 2022 às 22h31

A OAB e ABI não vão se pronunciar sobre o crime do jornalista e do indígenas também mortos e o governo, dizendo que tinha resolvido o caso, isso é um caso pra ser comunicado a ONU e OMC, porque não pode ser um caso que um jornalista inglês em que o governo brasileiro é responsável e tem que responder em um tribunal penal internacional.

Responder

Ronei

23 de junho de 2022 às 22h29

Alguém sabe dizer porque as esquerdetes não falam mais dos milagres do socialismo da Venezuela e da Argentina…?

Tem algum embargo na Argentina tambem ou lá não dá para culpar os americanos e é melhor ficar calados ? 60% de inflação em terra socialista ?

Como é possível isso, os americanos fizeram o que dessa vez, roubaram o petróleo argentino assim como o venezuelano e o brasileiro ? Kkkkkkkk

De repente ninguém fala mais nada, na imprensa militante tambem sumiu do mapa…eles sim tem um Presidente diziam….kkkkkkkkkk

E aí ?

Responder

Uganga

23 de junho de 2022 às 21h05

https://fb.watch/dQJuQC0Zwt/

Essas mesmas cenas no NE a gente via anos atrás quando Lula e Dilma ganhavam as eleições (com o dinheiro sotraido aos cofres públicos pelo PT e enviado a CUT, MST, ecc…para organizar os eventos, nada de espontâneo).

Hoje vimos as mesmas cenas sem nada bancado por ninguém, mas com outra pessoa no lugar do Lula e as bandeiras brasileiras no lugar das bandeiras vermelhas.

Do outro lado temos gente que é vaiada quando aparece em público, um lavador de dinheiro que viaja escondido, fala para a claque de sempre e não sai dos lugares onde é protegido pelos integrantes da seita.

No meio temos bilhões roubados pelo PT e comparsas, dezenas de prisões de toda a cupola da facção, Lula pluricondentado e preso, Dilma nem se comenta em respeito a civilização humana, ecc…

Mas segundo a Velha imprensa, as pesquisas do Datafolha e da Faria Lima estão tudo como 10-15 anos atras, não mudou nada…

Será que os brasileiros acreditam ?

Responder

Dutra

23 de junho de 2022 às 20h33

LULA 60% X 20% BOZO – ELEIÇÃO DE 1° TURNO. VAMOS MASSACRAR ESSES FASCISTAS ! Segura Brasil!

Responder

Tony

23 de junho de 2022 às 19h34

20 pontos de vantagem só….? Kkkkkkkkk

O que tá acontecendo com a Folha, todos sabem que Lula têm no mínimo 38,90% de e votos a maís no primeiro turno e 67,12% no segundo turno….kkkkkk

A Faria Lima e a Grande imprensa gostam de brincar com a cara dos brasileiros viu…

Responder

Kleiton

23 de junho de 2022 às 19h08

….kkkkkkkk

Basta palhaçadas….

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina