Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Imagem: Divulgação

O possível impacto da CPI do MEC na eleição baiana

Por Gabriel Barbosa

28 de junho de 2022 : 08h53

A possível instalação da CPI do MEC tem sido motivo de preocupação da base aliada do governador Rui Costa (PT) na Bahia. Isso porque uma eventual investigação contra o Governo Federal, às vésperas da campanha eleitoral, poderá enfraquecer Jair Bolsonaro (PL) e, por tabela, seus aliados a nível local.

Como se sabe, o Palácio do Planalto tem o ex-ministro da Cidadania, João Roma (PL), como seu pré-candidato oficial ao governo baiano.

Um interlocutor da base governista confirmou que a avaliação é que com o desgaste de Bolsonaro e Roma, gerados pela CPI, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), poderá ser o maior beneficiado pela transferência de votos dos eleitores do ex-ministro.

É bom ressaltar que Neto tem liderado isoladamente as pesquisas para o Palácio de Ondina, algumas delas apontando vitória no 1° turno.

Na última pesquisa Genial/Quaest, por exemplo, o ex-prefeito registrou 67% das intenções de voto. Já o pré-candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, estava com 6%, empatado com o próprio João Roma (PL), com 5%.

Outro detalhe que preocupa o entorno da pré-campanha petista, segundo esse interlocutor, é a alta aceitação de Neto entre os eleitores do ex-presidente Lula (PT). Na própria pesquisa Genial/Quaest, foi apontado que o ex-prefeito de Salvador tem 70% das intenções de voto entre quem declara predileção ao líder progressista.

Já no Senado, o líder da oposição Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ainda aguarda a assinatura do senador Otto Alencar (PSD-BA) no requerimento para instalação da CPI. Vale lembrar que o cacique pessedista é aliado do Partido dos Trabalhadores na Bahia e tenta a reeleição ao Senado na chapa da situação.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina