Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Imagem: Renato Cerqueira/Folhapress

CUT inaugura ponto de apoio para entregadores por aplicativos, nesta sexta (8)

Por Redação

07 de julho de 2022 : 18h13

O presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, estará em Brasília, nesta sexta-feira (8), às 15h, para a inauguração do Ponto de Apoio aos Trabalhadores em aplicativos e nas ruas.

O espaço criado pela Central atende à demanda apontada por estudo-pesquisa elaborado pela CUT em parceria com a OIT e cooperação de universidades públicas sobre as precárias condições de trabalho e vida desses trabalhadores.

O estudo de 253 páginas traçou o perfil dos entregadores por aplicativos, com referência no Distrito Federal e Recife, e mostrou o ponto de apoio como uma das principais necessidades/reivindicações dos entregadores.

“Garantir que esses trabalhadores, tão precarizados pejas empresas e ignorados pelo poder público, tenham condições de trabalho decente é um desafio importante para CUT, que já havia sido colocado antes mesmo da pandemia no nosso congresso nacional, em 2019”, afirma Sérgio Nobre.

No DF, há cerca de 50 mil entregadores por app. Segundo a pesquisa CUT-OIT, 92% dos entregadores são homens, a maioria é de jovens até 30 anos; 68% de cor preta ou parda. A renda mensal média é R$ 1.172,63, o que significa um ganho líquido de R$ 5,03/hora trabalhada.

O ponto de apoio tem sanitários, área para alimentação e repouso, pontos de recarga de bateria de celular, estacionamento para bicicletas e motos, acesso à internet.

Além de apoiar e orientar a organização desses trabalhadores, a CUT tem orientado seus sindicatos de base a disponibilizar, em suas estruturas, apoio e acolhimento a entregadores por app e também outros que trabalham nas ruas, como ambulantes, garis, lixeiros.

A grande maioria não tem sequer onde fazer suas necessidades fisiológicas durante o horário de trabalho.

Serviço
Data sexta-feira, 8 de julho
Horário 15h
Local Galeria do Hotel Nacional
Endereço SHS Quadra 1, Bloco A – Asa Sul

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Manoel

09 de julho de 2022 às 07h33

A gente pra ser de esquerda temos que estudar muito, pra ser Bosoloides não precisa fazer nada é só ser palhaço. Pobres da direita tem que entender que a direita nunca vai representar e defender seus direitos e aplicação da lei.

Responder

É aí que me refiro, senpre fazemos a diferença, nos colocamos nos lugares mais nescessitados para servir nossos trabalhadores

08 de julho de 2022 às 08h57

É aí que me refiro, sempre fazemos a diferença, nos colocamos nos lugares mais nescessários para servir nossos trabalhadores

Responder

Deixe um comentário

Por que devemos confiar nas Urnas Eletrônicas? Viaje no Universo Profundo com o Telescópio James Webb O Xadrez para Governador do Ceará