Menu

Haddad lidera, Tarcísio estagna e Garcia sobe, mostra pesquisa

A pesquisa divulgada pela Genial/Quaest também traz os dados para a disputa pelo governo de São Paulo. Nela, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) continua liderando com 34% das intenções de voto. Já o ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (Republicanos), estagnou nos seus 14% e viu o atual governador que tenta a reeleição, Rodrigo Garcia […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Divulgação

A pesquisa divulgada pela Genial/Quaest também traz os dados para a disputa pelo governo de São Paulo. Nela, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) continua liderando com 34% das intenções de voto.

Já o ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (Republicanos), estagnou nos seus 14% e viu o atual governador que tenta a reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB), subir e empatar justamente com 14% das menções.

Branco/Nulo caindo de 24% na pesquisa de julho para 19% no levantamento deste mês. Os indecisos saíram de 12% para 13%. 

O cientista político e CEO da Quaest, Felipe Nunes, observa que “os dados da pesquisa sugerem que o cenário começa a ficar mais positivo para Rodrigo Garcia. Primeiro porque a avaliação do governo melhorou. O regular subiu e o negativo caiu”.

De fato, a avaliação sobre a campanha de Garcia é de que já existe a repetição da estratégia tradicional do tucanato paulista, de recuperação e regionalização do pleito.

“Você pega os casos de Franco Montoro e Orestes Quércia [do então MDB], eles começaram a campanha tendo como principal obstáculo a superação dos adversários diretos, depois de ultrapassá-los, davam início a regionalização da eleição paulista e saíram da disputa vitoriosos”, diz um interlocutor da campanha tucana.

Outro ponto interessante detectado pela pesquisa é que até o momento, o eleitor paulista prefere que vença um candidato independente, ou seja, que não seja ligado ao ex-presidente Lula ou a Jair Bolsonaro.

Tanto é que os apoios de Lula e Bolsonaro não estão surgindo o efeito esperado pelos entornos de Haddad e Tarcísio. Por outro lado, nos últimos meses, Garcia vem ganhando o voto dos eleitores que não iriam votar em ninguém, entre quem buscavam uma terceira via.

A Genial/Quaest ouviu de forma presencial 2.000 eleitores em 87 municípios de São Paulo. O levantamento foi feito entre os dias 5 e 8 de agosto de 2022.

A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais e o nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob os códigos BR-07655/22 e SP-02135/22.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

11/08/2022 - 12h09

É, parece que ainda não vai ser desta vez que o tucanato sairá dos Bandeirantes. Impressionante…

Lourinildo Santo

11/08/2022 - 11h47

Não vai ter 2º turno

Valeriana

11/08/2022 - 10h54

Quem for pro segundo turno contra o poste mijado (que tem votos sò dos petistoides e ninguem mais) ganha a eleiçao em SP.


Leia mais

Recentes

Recentes