Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Foto: Divulgação

IPEC: Elmano (PT) assume o segundo lugar na disputa pelo governo do Ceará

Por Gabriel Barbosa

09 de setembro de 2022 : 22h17

A segunda pesquisa da IPEC divulgada na noite desta sexta-feira, 9, revela que o candidato do PT ao governo do Ceará, Elmano de Freitas, já ultrapassou numericamente o candidato do PDT, Roberto Cláudio.

Como adiantamos aqui, havia a possibilidade do candidato petista superar RC antes do dia 10 de setembro.  Segundo a pesquisa, Elmano registra 22% das intenções de voto contra 21% de Roberto Cláudio. O deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) continua na liderança com 37% das menções.

Na comparação com a primeira pesquisa, divulgada no dia 1° de setembro, Wagner cresceu três pontos percentuais, de 34% para 37%, enquanto que RC caiu sete pontos, de 28% para 21%. Já Elmano saiu de 19% para 22%. Com isso, ambos estão tecnicamente empatados.

Por falar em empate, os cenários de 2° turno revelam esse fator. Confira os números:

Capitão Wagner x Roberto Cláudio;

Capitão Wagner (UB): 41%

Roberto Cláudio (PDT): 40%

Brancos e nulos: 12%

Não sabe: 8%

Cenário 2 – Capitão Wagner x Elmano de Freitas;

Capitão Wagner (UB): 44%

Elmano de Freitas (PT): 38%

Brancos e nulos: 10%

Não sabe: 8%

Roberto Cláudio x Elmano de Freitas;

Roberto Cláudio (PDT): 38%

Elmano de Freitas (PT): 35%

Brancos e nulos: 17%

Não sabe: 10%

A IPEC ouviu presencialmente 1200 eleitores entre os dias 6 e 8 de setembro em 56 municípios do Ceará. A margem de erro é de três pontos e com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob os códigos CE-08984/2022 e BR-06797/2022. A contratante foi a TV Verdes Mares.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

10 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Israel Just da Rocha Pita

11 de setembro de 2022 às 08h58

Voce vai morrer abracado ao Corone e ao Bozo.

Responder

AFINADOR DE REALEJO

10 de setembro de 2022 às 19h48

Se conselho fosse bom, não se dava, vendia-se.

Mas vou tentar…

A Ciro o que é de Ciro, o silêncio.

A Mr. Realejo, a compreensão.
Não sabe a que fala, mas certamente lhe faz bem a terapia.
Se lhe apraz o girar da manivela, que o faça.
Ninguém é obrigado a girar junto e não sair do lugar.

Responder

EdsonLuíz.

10 de setembro de 2022 às 11h42

O PT e os petistas!
jair bolsonaro e os bolsonaristas!

Meu perseguidor, o Alexandre BolsoNeres, se repete. E se repete há muito tempo!

Eu tive que dar uma pausa para ver se as agressões, desqualificações levianas e mentiras seriam interrompidas. Não foram! E essas agressões aqui nunca foram só contra mim. Qualquer um que contar a história com verdades, com dados e fatos será agredido por ele com mentiras, como já foram agredidos. E eu não preciso mostrar, porque os mais assíduos o conhecem.

Falar que o que o outro diz é mentira pode ser fato ou pode ser tática de desqualificação de quem fala.

É só lembrar o que faziam. O que fizeram com Marina. O que fizeram com Geraldo Alckmin.

Só o próprio leitor pode avaliar, com as informações que possui e se ele não for gado seguidista de algum aparelho ideológico, se é ou não consistente o que ele estiver lendo e quem tem a prática da agressão, da leviandade e da mentira.

Vou fazer uma observação que, por causa das práticas fascistas deles, vai exigir uma observação:

Não são todos os petistas que mentem e agridem, mas certos petistas fazerem isso é uma de suas muitas práticas fascistas antigas.

Certos bolsonaristas assimilaram essas práticas, infelizmente. E isso já era esperado, considerando as práticas fascistas de bolsonaro.

O que vou dizer :
Incrivelmente constato no dia a dia –divergências totais à parte–
que, na média, a relação e convivência com os bolsonaristas radicais consegue ser mais possível que com os petistas radicais. Falo que essa constatação para mim é incrível porque as motivações políticas de quem é democrata, pelo menos as declaradas, coincidem mais com as declarações de intenção do PT.

E o que vou observar :
Com a declaração que acabei de fazer acima, o meu perseguidor ou outro com as mesmas práticas fascistas vêm e declaram que o que fiz foi me identificar e apoiar bolsonaro e bolsonaristas, como se Lula fosse melhor que bolsonaro e como se esses petistas com práticas fascistas fossem superiores intelectual e moralmente aos bolsonaristas.

Responder

Alexandre Neres

10 de setembro de 2022 às 10h55

Não vou ficar batendo boca com um desqualificado. O dito cujo sempre aparece nas matérias em que comento com seus textões imensos insossos e desprovidos de conteúdo. Sua obsessão é com Lula e o PT, em pleno desgoverno Bolsonero. Isso diz muito sobre ele. Segue aquela linha de que o cargo mais tranquilo que existe é o de presidente da República. Você pode fazer tudo errado e não tem responsabilidade nenhuma. A culpa de tudo que está ocorrendo de errado hoje é do governo do petê, de dez, vinte anos atrás.

Nos governos do PT, pobres e negros passaram a frequentar universidades, aeroportos, passaram a comprar carne e iogurte no supermercado. A maior preocupação de Lula desde o primeiro dia de governo foi que o pobre fizesse as três refeições diárias. Lula e Dilma conseguiram, devido ao seu esforço, tirar o Brasil do mapa da fome.

Foram apeados do poder por um golpe jurídico-parlamentar e Lula foi condenado em um processo farsesco a jato por um juiz suspeito e parcial. Foi feito um pacto por cima pelo establishment, o que é recorrente em nosso país, para desmantelar o incipiente estado de bem-estar social e implantar as reformas neoliberais.

O resultado disso é a miséria do povo, que está esfaimado. Hoje em dia come carcaça de peixe, pelanca de frango e osso de boi, quando tem. Atribuir isso a Lula é de uma leviandade sem par. Retrata muito bem uma pessoa insana, obcecada com Lula, que diz meias verdades até produzir uma mentira inteira. Por incrível que pareça, seus comentários são mais repulsivos que os dos bolsominions!

Responder

EdsonLuíz.

10 de setembro de 2022 às 09h27

Ciro Gomes foi do PPS. Penso que o PPS foi o partido onde Ciro Gomes passou mais tempo filiado. Antes do PPS Ciro Gomes já pertencera a outros partidos políticos e após o PPS Ciro mudou outras vezes.

Ciro Gomes saiu do PPS (hoje, Partido Cidadania), porque o PPS, estando no governo Lula1 e discordando das políticas que estavam sendo pensadas e que resultaríam no drama que estamos passando, como resultaram, e vendo coisas mais graves no PT e no governo, o PPS caiu fora e, para continuar colaborando com o PT, Ciro se desligou do PPS.

Para mim esse foi o grande erro de Ciro Gomes : ter acreditado e servido ao PT, que até apoio a uma candidatura ao senado por São Paulo em 2014 o PT negou a Ciro. E eu acho que foi essa negativa de apoio em 2014, quando Ciro articulou uma candidatura a senador por São Paulo exatamente para não atrapalhar o PT, que teria uma campanha difícil para reeleição da Dilma. o início e a grande decepção de Ciro Gomes com o PT.

Com a negativa de apoio do PT para uma candidatura ao senado por São Paulo, Ciro em 2014 não teve tempo para rearticular a própria candidatura.

Mais acima, escrevi “penso” : “Penso que o PPS foi o partido onde Ciro Gomes ficou por mais tempo filiado”

É importante utilizar elementos de coesão indeterminantes quando, no momento exato em que fazemos uma reflexão, não estivermos totalmente certos de alguma coisa que vamos afirmar.

Dia destes, ao buscar contribuir com uma reflexão aqui em ‘ocafézin…’ sobre as discrepâncias que as pesquisas eleitorais têm apresentado e o post em que eu escrevia a resposta era sobre uma pesquisa do Instituto Quest feita em parceria com o Genial, usei uma indeterminação para não afirmar como certeza o que eu não sabia se era.

Na resposta eu pontuava que as discrepâncias entre pesquisas têm ocorrido principalmente entre empresas que fazem pesquisa de campo, presenciais, e as que usam outros métodos. Eu citei as feitas por telefone.

Eu tive a cautela necessária de observar a indeterminação quando escrevi. Mesmo assim sofri o abuso que essa gente doente que circula pelos meios da internet estragando a política, mentindo, distorcendo e manipulando dados pratica.

O abusador,

Alexandre Neres :

Petista com aquelas piores e covardes táticas de setores do PT que agora setores do bolsonarismo também aplicam, repetidamente juntou um monte de contra-afirmações erradas ou distorcidas a afirmações minhas, que sempre tenho o cuidado de não manobrar, não manipular, nunca inventar.

Essa gente vive de enganação e têm um profundo descaso com a verdade, com os fatos, com os dados e, para realizarem sua gana de poder são capazer de tudo. Sempre repito que, contra eles, use SEMPRE a verdade!

Não surpreende! Nunca surpreende o que esse marginal faz contra quem o contraria, incluindo a carga de mentiras que ele desfila, mas acusando você, se as verdades que você debulha o contraria, de mentir. Essa é uma prática fascista de setores do PT que setores do bolsonarismo adotaram.

Se fizeram isso durante décadas contra Geraldo Alckmin, acusando-o do corrupto que Alckmin não é quando os corruptos eram os que acusavam, por que eles não iriam tentar fazer comigo?

Se destroçaram Marina Silva, por que não iriam tentar fazer comigo?

Covardes!
Falem a verdade!
Assumam que o povo come osso e pele de galinha hoje porque vocês –Lula– jogaram esse país na maior recessão econômica de sua história e o dinheirinho que tinha vocês ROUBARAM!

Responder

    Israel Justa da Rocha Pita

    11 de setembro de 2022 às 08h47

    Porque o Ciro nao lidera a capanha para presidente, ai no Ceara? Me espliwue.

    Responder

    Israel Just da Rocha Pita

    11 de setembro de 2022 às 08h53

    Porque ele nao lidera a pesquisa para presidente ai no Ceara? O Cearence nao confia nele imagine o resto do Brasil.

    Responder

    Israel Just da Rocha Pita

    11 de setembro de 2022 às 08h56

    Porque ele nao lidera para presidente ai no Ceara? O povo cearence nao confia nele, imagine o resto do Brasil.

    Responder

marco

10 de setembro de 2022 às 06h47

O Pt e o Lulão estão colhendo o que plantaram desde a muito tempo atrás se unindo a ” escumalha” dos inimigos do Ciro.
Lembram da frase lapidar “Ciro nem com reza brava ” pois é , os ciristas não desejam mais caminhar com o encantador de serpentes, nunca mais.

Responder

Alexandre Neres

09 de setembro de 2022 às 23h02

É, meu amigo Gabriel, eis a coluna do Estadão de hoje:

– FRATURA. No mais recente episódio do racha da família Gomes na eleição do Ceará, Ivo Gomes, prefeito de Sobral e irmão mais novo de Ciro Gomes (PDT), não poupou Roberto Cláudio (PDT), candidato de Ciro.

– VERVE. Ao defender a governadora Izolda Cela nas redes, Ivo bateu duro em Roberto Cláudio, sem nomeá-lo. ‘À repulsiva moda Bolsonaro, inventam mentiras e passam a repeti-las na tentativa inútil de as transformarem em verdades e com isso enganarem as pessoas. Não passarão.’

Responder

Deixe um comentário