Menu

Gilberto Maringoni: Boric na ONU, um discurso problemático

Por Gilberto Maringoni Somente agora assisti a íntegra do discurso de Gabriel Boric na Assembleia-geral da ONU. Impressiona a mediocridade da intervenção. O presidente do Chile usa a maior parte de seu tempo para tentar explicar a acachapante derrota do projeto de Constituição no plebiscito do início do mês. Sai-se com platitudes do tipo “um […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Reprodução

Por Gilberto Maringoni

Somente agora assisti a íntegra do discurso de Gabriel Boric na Assembleia-geral da ONU. Impressiona a mediocridade da intervenção. O presidente do Chile usa a maior parte de seu tempo para tentar explicar a acachapante derrota do projeto de Constituição no plebiscito do início do mês.

Sai-se com platitudes do tipo “um democrata nunca reclama quando o povo se manifesta”, tentando tornar o fiasco palatável. Esbanja lugares comuns sobre seu país. Mas o grave é sua incursão sobre política externa.

Por duas vezes critica frontalmente a agressão russa à Ucrânia, sem mencionar uma só vez a ameaça representada pela expansão da OTAN ou pelas sanções ocidentais que estão na raiz da crise energética vivida pela Europa.

Do nada, ataca a Venezuela pela “crise humanitária”, numa situação de leve melhora do quadro interno, motivado reabertura do comércio de petróleo com os EUA. Investe – com justeza – contra as prisões políticas na Nicarágua, mas cala-se sobre Guantánamo e sobre as violências sofridas pelos imigrantes latinoamericanos nos EUA.

O contraste com Gustavo Petro é gritante. Este investe contra as iniciativas de Moscou sobre seu vizinho, sem deixar as responsabilidades da OTAN de lado. Sua coragem revela-se maior ao lembrarmos que a Colômbia é o único país do Sul global – como conceito geopolítico e não geográfico – a ter o status de “parceiro global” da Organização, obtido pelo governo de Juán Manuel dos Santos (2010-18).

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

O Demolidor

25/09/2022 - 23h56

Agora talvez compreendam melhor o porque de a constituição não ter sido aprovada pela população….
Simplesmente não é isso que queriam…..acharam que elegeram um Boulos……e cada vez mais o sujeito parece um Jovem FHC.

Paulo

25/09/2022 - 17h25

O autor precisa discorrer mais sobre o “xeque-mate” que Putin teria dado na OTAN…

Fanta

25/09/2022 - 11h44

A opinião desse Boulos chileno interessa a Zero pessoas fora do Chile.


Leia mais

Recentes

Recentes