Menu

Datafolha: terceira semana de estabilidade favorece quem está na frente

Na primeira pesquisa Datafolha após o primeiro turno, realizada em 7 de outubro, Lula tinha 49% dos votos totais. Uma semana depois, 14 de outubro, Lula repetiu os mesmos 49%. Na pesquisa divulgada ontem à noite, o petista pontuou quanto? 49%. Em votos válidos, este número corresponde a 52,13%. Há várias maneiras de interpretar essa […]

24 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Caminhada da candidatura de Lula e Alckmin em Porto Alegre a 12 dias do segundo turno das eleições - Foto: Carol Lima

Na primeira pesquisa Datafolha após o primeiro turno, realizada em 7 de outubro, Lula tinha 49% dos votos totais.

Uma semana depois, 14 de outubro, Lula repetiu os mesmos 49%.

Na pesquisa divulgada ontem à noite, o petista pontuou quanto?

49%.

Em votos válidos, este número corresponde a 52,13%.

Há várias maneiras de interpretar essa estabilidade. A mais simples e conservadora, porém, é que Lula manteve intacto o seu eleitorado de primeiro turno, de 57,2 milhões de votos, que equivaleram a 48,43% dos votos válidos. E herdou alguns pontinhos de Tebet e Ciro.

A performance de Bolsonaro tem estabilidade parecida. Ele tinha 44% na primeira semana após o primeiro turno, manteve os mesmos 44% sete dias depois, e hoje tem 45%, o que representa uma oscilação correspondente a metade da margem de erro, que é de 2 pontos, e portanto não pode ser tida como “tendência”. Em votos válidos, Bolsonaro teria hoje 48%.

É equivocado comparar uma pesquisa com outra, uma função da metodologia diferente de cada uma.

É possível concluir, todavia, que a maioria das pesquisas tem convergido para cenário parecido, de manutenção do placar observado no primeiro turno, no qual Lula venceu Bolsonaro por 5 pontos de diferença, ou 6,2 milhões de votos.

O placar de 48% x 43%, em votos válidos, no primeiro turno, agora é uma projeção, segundo o Datafolha, de 52% X 48% para o dia 30 de outubro.

A estabilidade deste cenário favorece, naturalmente, quem está à frente. Pesquisas de segundo turno costumam errar menos do que no primeiro, pela existência de um “controle”, que é a votação do próprio primeiro turno.

O uso do controle, por outro lado, também pode engessar as previsões, dificultando a captação de movimentos dinâmicos no eleitorado.

Por isso é necessário examinar a situação com quatro olhos: um na pesquisa, outro nas ruas, um terceiro nas redes sociais, e um quarto olho no resultado do primeiro turno.

Tudo precisa manter uma relativa coerência.

Uma campanha forte, promissora, com chances de ganhar, precisa apresentar, no mínimo, estabilidade.

Quatro pontos de vantagem não é muita coisa, claro, mas se estão ancorados em números sólidos no primeiro turno (check) e acompanhados de ruas cheias (check) e redes sociais agitadas (check), então eles devem ser vistos com moderado otimismo.

No caso de Lula, tem sido notório que ele vem se distanciando de Bolsonaro na quantidade de apoios sociais vindos de fora de sua própria bolha.

O petista tem recebido apoios importantes de setores do centro e da direita, incluindo economistas liberais, como Armínio Fraga e Persio Arida, grandes empresários, como Guilherme Leal, dono da Natura, ex-adversários da direita moderada, como Fernando Henrique e Serra, e até mesmo próceres do mais radical neoliberalismo, como João Amoedo, ex-presidenciável do Novo.

Lula conta hoje, além disso, com apoio tácito ou declarado da maioria esmagadora dos profissionais de imprensa, que tem sido alvos constantes de campanhas de ódio, negacionismo e intolerância política por parte da extrema-direita bolsonarista.

As manifestações populares em apoio ao ex-presidente tem lotado as ruas, de forma realmente impressionante, como não víamos há muitos anos.

Todos esses movimentos nos fazem suspeitar que as pesquisas eleitorais, sob assédio político e judicial violentíssimo por parte de aliados do presidente, podem estar cometendo hoje o erro oposto ao cometido no primeiro turno. Se antes elas erraram em detrimento de Bolsonaro, não nos surpreenderia se estivessem hoje errando em favor dele. Não nos cabe, porém, nos preocupar com isso, e sim olhar para as pesquisas como elas se apresentam.

Repito o cálculo que já fiz em análise de ontem. No primeiro turno, tivemos 118 milhões de votos válidos, isso significa que 1% de cada voto válido corresponde, grosso modo, a 1,18 milhão de eleitores.

Os 52,13% de votos válidos que Lula possui hoje, segundo o Datafolha, equivalem a 61,51 milhões de eleitores no segundo turno, contra 56,48 milhões para Bolsonaro. Seria uma vantagem de 5,0 milhões de votos para o petista.

É uma vantagem que apenas aparece apertada, em virtude da magnitude colossal do eleitorado brasileiro. Mas 5 milhões de eleitores correspondem a mais que todos os votos que Bolsonaro obteve no estado do Rio (4,8 milhões de votos), no primeiro turno deste ano. E olha que Bolsonaro ganhou no Rio.

O Datafolha sinaliza que os próximos dez dias serão eletrizantes. As pesquisas terão dificuldade de captar o dinamismo de um eleitorado extremamente conectado às redes sociais. Mas Lula tem apresentado bons índices também neste aspecto, vide o recorde mundial quebrado pela entrevista ao Flow, nesta terça-feira, com mais de 1 milhão de visualizações simultâneas.

A análise dos estratos do Datafolha, por sua vez, confirma o que vemos nos números gerais. Há pequenas mudanças aqui e ali, mas nada que sugira alguma reversão de tendências.

O mais importante: Lula mantém hegemonia firme entre eleitores de baixa renda e não apresenta queda em nenhuma faixa de renda média; na verdade, até oscila 1 ou 2 pontos para acima entre eleitores com maior poder aquisitivo (o que é um bom sinal).

Conclusão

O cenário segue estável, com favoritismo de Lula, mas o tempo dos analistas se foi. A tão poucos dias do pleito, o conselho mais prudente que podemos dar aos internautas é combater a ansiedade com exercícios físicos, boa alimentação, e uso moderado e inteligente das redes sociais. Faça campanha para seu candidato nas ruas e nas redes, com serenidade e espírito leve.  Arme-se de otimismo e confiança, porque são virtudes contagiantes, que lhe ajudarão a conquistar votos.

Respostas definitivas às nossas dúvidas e angústias, de qualquer maneira, apenas nos serão dadas pelas urnas!

Lula em Porto Alegre. Crédito: Ricardo Stuckert

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Partagas

20/10/2022 - 22h17

1 milhão e 740.000

Partagas

20/10/2022 - 20h12

1 mi e 500 mil: https://www.youtube.com/watch?v=qbTzhB0akt8

Canastra

20/10/2022 - 19h21

O crescimento de Bolsonaro é claro.

CezarR

20/10/2022 - 19h09

A campanha do PT foi muitíssimo eficaz e desidratar e conquistar votos ciristas, no entanto quase nada fez para conquistar votos além dos do Ciro e manter seus próprios. É uma campanha acuada, sem energia e brilho, jogando com o regulamento debaixo do braço ao invés de avançar. A diferença de Lula para Bozo é hoje a mesma que havia entre Dilma e Aécio em 2014, só que lá a Dilma e o PT foram com tudo, de corpo e alma. Aqui há um senhor cansado, que deveria estar gozando um merecido descanso e que se autoimpôs como a última linha de defesa. Eu espero que dê Lula ainda acredito nisso, mas tem um risco enorme !

    Alexandre Neres

    21/10/2022 - 00h17

    Meu caro Cezar, é com satisfação que leio seu comentário. Na matéria abaixo do Elmano falando do Ciro, cheguei a comentar que estava sentindo falta dos trabalhistas no blogue, aí chegou um trabalhista autêntico.

    Não é o que ponto que interessa nesse momento, mas a minha leitura é diferente da sua. Permita-me divergir. Acho que a campanha do Ciro foi uma das mais sórdidas que já vi em todos os tempos, juntamente com a de Collor e as de Bolsonaro. Que Ciro demarcasse o seu terreno em comparação com Lula e expusesse as diferenças entre ambos, nada mais razoável. Porém, até mesmo a imprensa corporativa deixou evidente que o principal alvo de Ciro durante a campanha era Lula e não Bolsonaro. Ciro atuou como linha auxiliar de Bolsonaro e saiu da campanha muito menor do que entrou. Essa visão não é só do campo progressista, a própria imprensa dita profissional também retratou dessa forma. Ciro passou a xingar até seus eleitores e pessoas próximas que votaram no Lula. Pra mim, o principal é que Ciro desprezou a lição mais cara ao campo progressista, que foi ensinada por Brizola nas eleições de 1989. Desunidos, não chegaremos a lugar algum.

    Depois dessa digressão, vamos ao que interessa. Esta campanha é a mais difícil de todas que foram disputadas até então. Estamos em meio a uma guerra assimétrica, em que o outro lado usa e abusa da máquina administrativa, pisoteou a Constituição, burlou a lei eleitoral e promoveu uma gastança desenfreada, distribuindo um saco de bondades até o fim do ano, sem que o Poder Judiciário e sobretudo o MPF se posicionassem, pra variar. Enquanto a investida deles é digital, nós sempre estamos correndo atrás do prejuízo, enxugando gelo, presos num paradigma analógico.

    Ainda bem que temos Lula, senão a derrota seria certa. O símbolo de Lula no imaginário popular é muito forte apesar do massacre diuturno que sofreu por anos a fio. Conto contigo e precisaremos nos desdobrar para derrotar essa malta que quer destruir o país, seu objetivo desde sempre. Trabalhadores, educação, cultura, meio ambiente, miseráveis, famélicos, servidores públicos, homossexuais, povos originários, negros, mulheres, saúde, Previdência, todos seremos exterminados em meio a grosseirões armados e destituídos de tino. No caso de vitória do mitômano, o que está longe de acontecer, embora haja o risco, não haverá país nenhum. Vamos à luta em defesa da democracia contra a barbárie enquanto é tempo. Forte abraço!

Messias Pavlov

20/10/2022 - 18h34

Enquanto Lula, o que não podia sair às ruas, arrasta junto mais uma multidão, agora pelas ruas de São Gonçalo, os esperneios da falange dos funcionários do gabinete do ódio, em plantão n’o Cafezinho, só aumentam e de tal forma e intensidade malucas, que nem mais os estimulantes resultados ofertados pelo prestativo Paraná consegue acalma-los.

E olha que restam ainda dez dias de esperneios, de verter ódios, mentiras, pura e ‘santa’ lavagem que nem mesmo porco no chiqueiro aceita, fakenews de baciadas, quem quer vale, dinheiro vivo e público, violências, invasões de igrejas, coações de empregados, pressões amplas, gerais e irrestritas em todo lugar, em rastejo gosmento à devastação ética, moral e dos maus costumes, por essa ‘gente de bem’ e ‘pais de família’, não necessariamente nessa ordem, dada a desordem e a falta de escrúpulos e civilidade dessa turba de desajustados existenciais por livre e adestrada opção.

Alexandre Neres

20/10/2022 - 17h38

Quanto a fake news da Sonia, nunca é demais repetir o que asseverou o jornalista Bernardo Mello Franco: “Bolsonaro só gosta de um tipo de levantamento: aquele que confirma seus desejos. Se dependesse dele, os eleitores só veriam os números do Paraná Pesquisas, que mantém contratos milionários com o governo federal e com o PL.”

Ugo

20/10/2022 - 17h36

Roubou mas fez
A copa das copas
Picanha e cerveja
…..

A Pindorama continua firme e forte…

Pony Express

20/10/2022 - 16h23

O STF/TSE chegou a censurar até às palavras de um par deles, ex Ministro do STF…?

É sério isso ?

Sonia

20/10/2022 - 16h05

Paraná Pesquisas.
47% Lula
45% Bolsonaro

No primeiro turno deu 1 ponto a mais para Lula e 3 a menos para Bolsonaro.

Jhonatan

20/10/2022 - 15h08

Ficou tudo claro sobre quem manda no Brasil, nós últimos anos veio tudo a tona, está tudo a luz do sol.

Quem permitiu isso foi quem permitiu o aparelhamento ideologico dia brasileiros, completamente imbecilizados por ideologias idiotas, perdidos na própria mediocridade e infantilidade e explorados de forma vil pela condição econômica precária.

Diante do deserto civil e cultural dos brasileiros (que por contra abundam em ignorância) foi tudo bastante fácil…bastou meter as mãos no dinheiro e distribuir para quem deve ser distribuído.

Diante de tudo que veio a tona nós últimos anos em 2022 um lavador de dinheiro público e sua facção não chegam ao poder sozinhos e nem por acaso em lugar nenhum do mundo.

Há todo um aparato construído nos anos que permitiu isso.

carlos

20/10/2022 - 14h28

Esses sertanejos, são regeitados poque a música sertaneja, pra mim não interessa, eu não consumo.

Dudu

20/10/2022 - 14h07

Vejam se aprendem alguma coisa e saem dessa eterna apologia ao terceiromundismo…que passou todos os limites do ridículo faz tempo.

https://www.instagram.com/reel/Cj8DiZ6Mfki/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Uganga

20/10/2022 - 13h23

De um bom tempo pra cà o STF resolveu começar a mandar no Brasil, começaram a se intrometer nas decisoes dos outros poderes quando nao compete, escolheram quem deveria enfrentar a pandemia no lugar do Governo Federal, se tornou um escritorio de advocacia da oposiçào, escolheram quem deveria ser um dos candidatos a Presidencia da Republica, começaram a investigar, perseguir, censurar revistas, jornais, cassar madatos de paralmentares, prender quem eles bem entender, e agora por via TSE novamente censurando TV,e decidindo o que é verdade ou nao é, ou que os brasileiros podem ou nao podem ouvir…até um Ex Ministro do STF foi cancelado.

Um certo Toffoli disse tempo atras que o STF é o editor de redaçào dos brasileiros…?!?!

Estamos claramente diante a algo que nada tem a ver com a democracia e tudo no silencio absoluto da grande imprensa, da pseudo esquerda, dos auto proclamados depositarios da democracia, dos assinatarios da cartinha mongola da USP…

Todo mundo calado pensando exclusivamente nos proprios interesses particulares…

Sá Pinho

20/10/2022 - 12h23

Impressão ou as pesquisas estão no modo ‘gato escaldado’, fatorando as intenções em Lula?

Lanterna dos Afogados

20/10/2022 - 12h05

Miguel, enquanto Lula permanece à frente, diante da escancaradamente, mais ilícita, criminosa e abjeta ‘Campanha Eleitoral’ da história republicana do Brasil, sugiro que utilize seus contatos para questionar os responsáveis pela campanha de Lula, o que esperam para:

Agendar pra anteontem, coletiva com a mídia internacional (a nacional está isentona e muda no modo platitudes políticas, dado que a organização líder, a Globo, opera sem licença desde 05/10/22, sequestrada que está no cafofo do planalto Central, desde a solicitação de renovação da concessão em 20/09/22 e até o momento não respondida, certamente no aguardo de permanecerem no poder após o 30 de outubro), para denunciar a INACREDITÁVEL BARBARIDADE que está rolando às claras, sob as barbas das instituições e dos olhos responsáveis do país, sob o rótulo roto e rasgado de ‘Campanha Eleitoral’, visando inibir as BARBARIDADES certamente reservadas, por essa “gente de bem”, à última semana da campanha.

Focarem imediatamente a campanha em tema único: OLHA O TALEBAN AÍ, GEEEENTE!
O Brasil está no caminho de tornar-se uma teocracia em moldes piores que Irã, Afeganistão, Arábia Saudita, etc., pois ainda miliciana, mostrando o que está a acontecer em templos e igrejas, sem citar o Bozzo ou qualquer outro nome relacionado a religiões, congregações, empresários da fé, etc., pois desnecessário, todos sabem de que e quem se tratam, mostrando apenas os fatos que estão a acontecer aqui e os que aconteceram e continuam a acontecer nessas teocracias citadas e para as quais, celeremente, estamos rumando feito gado resignado, desligado ou desinformado, a caminho do matadouro onde, vivos, viveremos como se mortos fossemos, privados de nossos costumes, valores e liberdades, de vida e opinião.

Valeriana

20/10/2022 - 10h59

Sobre os varios atos de censura nada ? O nivél dos democratas autoproclamados é esse ?

Serà que sao democratas mesmo ?

Alexandre Neres

20/10/2022 - 10h27

Parabéns Miguel, pela análise prudente e circunspecta.

Como aduziu Merval Pereira hoje no Globo, “É inegável que estamos assistindo ao maior escândalo de abuso do poder econômico e político a favor de um incumbente já visto desde os tempos da República Velha.” Estamos assistindo ao uso da máquina administrativa desbragadamente, assim como a Constituição Federal foi pisoteada e a lei eleitoral foi burlada com a distribuição ingente de bondades até o fim do ano. Nada será como antes doravante nas eleições futuras devido ao estelionato eleitoral de 2022.

Independentemente disso, estamos firmes e fortes. Mantivemos nossa fortaleza e com galhardia vamos defendendo com brilho a democracia brasileira e um porvir no qual o Brasil possa exercer todas as suas potencialidades latentes, em vez da necropolítica que atualmente nos sufoca!

Natalia

20/10/2022 - 10h04

Com os mesmos votos do primeiro turno o Lavador de Cuecas da Odebrecht se elege.

Fanta

20/10/2022 - 09h00

As pesquisas da Faria Lima e da Globo/Folha sempre colocam alguns pontos a mais principalmente no primeiro turno para o Canastrão pelo motivo de sempre (esfolamento do bolso dos brasileiros).

No segundo turno é mais difícil fazer isso.

Kleiton

20/10/2022 - 08h55

Acho que Lula não precisa nem de um sequer voto a mais, é impossível virar ou achar os votos de uma cidade como Rio de Janeiro de um turno para outro.

Renato Lopes

20/10/2022 - 07h39

Miguel , entendo o seu raciocínio , mas essas adesões a campanha de Lula não está trazendo votos.


Leia mais

Recentes

Recentes