Menu

Lula mexe as primeiras peças do xadrez

Na manhã da última sexta-feira, Lula desfez o mistério e deu a conhecer, ao Brasil e ao mundo, os nomes daqueles que comporão o núcleo estratégico e político de seu governo. Os nomes de Haddad, Dino, Costa e Vieira, indicados para as pastas da Fazenda, Justiça, Casa Civil e Relações Exteriores, carregam uma mensagem clara: […]

14 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Lula anuncia primeiros nomes do ministério: Haddad, Dino, Rui Costa, Mauro Vieira. Na foto, a única mulher é Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT. Foto de Ricardo Stuckert.

Na manhã da última sexta-feira, Lula desfez o mistério e deu a conhecer, ao Brasil e ao mundo, os nomes daqueles que comporão o núcleo estratégico e político de seu governo.

Os nomes de Haddad, Dino, Costa e Vieira, indicados para as pastas da Fazenda, Justiça, Casa Civil e Relações Exteriores, carregam uma mensagem clara: Lula quer montar um governo coeso, forte, centralizado em torno de objetivos e diretrizes a serem determinadas por um núcleo duro essencialmente político, composto exatamente por esses nomes que ele indicou em primeiro lugar.

É uma decisão audaciosa, assim como foi a campanha eleitoral de Lula, que não se curvou a nenhuma chantagem corporativa, econômica ou religiosa.

Lula não fez promessas baratas a militares, juízes, procuradores e polícias. Não fez “carta aos brasileiros”. Não beijou os pés de nenhuma liderança católica ou evangélica – quando participou de evento direcionado a este público, fez questão de enfatizar sua defesa do Estado laico e de sua ojeriza ao uso eleitoreiro de templos e igrejas.

O que significa Haddad na Fazenda, pra começar?

Em primeiro lugar, que Lula quer um ministro da Fazenda com vocação política, o que é a primeira grande novidade. O último ministro da Fazenda realmente político foi Antonio Palocci, que entendia muito de política, porém muito pouco de ética. Haddad é um político experiente, bem mais que Palocci, e infinitamente superior na esfera moral.

Um ministro da Fazenda com traquejo e peso político é um grande acerto de Lula.

Em virtude de ter disputado o segundo turno das eleições presidenciais de 2018 e, em seguida, a vaga de governador de São Paulo em 2022, Fernando Haddad é hoje o nome número 2 do Partido dos Trabalhadores.

Depois do presidente, o ex-prefeito de São Paulo será o nome mais forte do governo, e, caso tenha um bom desempenho à frente do ministério, cacifa-se desde já como sucessor natural de Lula em 2026.

Ou seja, Haddad será possivelmente o ministro de Estado mais forte desde a redemocratização, por três razões: por seu passado, como longevo e bem sucedido ministro da Educação, prefeito da maior cidade do país, São Paulo, presidenciável e candidato a governador; por seu presente como um ministro da Fazenda muito próximo do presidente da república; e por seu futuro, como um sucessor natural de Lula nas eleições de 2026.

Quanto ao significado propriamente econômico de sua indicação, também são positivos, porque a indicação de um ministro da Fazenda com tanto peso político, e tão independente do famigerado “mercado”, pode significar que Lula está disposto a enfrentar os vampiros do sistema finaceiro, e a apostar, finalmente, num projeto de desenvolvimento focado em indústria, tecnologia, educação e ciência.

Sobre a indicação de Flavio Dino para o ministério da Justiça, valem algumas observações semelhantes àquelas feitas sobre Haddad. Também é um nome com forte peso político, por sua experiência como governador do Maranhão, mas sobretudo por suas virtudes. Dino tornou-se uma das lideranças de esquerda mais respeitadas do país, ao mesmo tempo em que transita muito bem, pelo respeito moral que inspira, em círculos políticos bastante amplos. Dino é um quadro político completo, um intelectual orgânico, dotado de invejável capacidade oratória, gestor criativo, e com uma vocacão quase infinita para o diálogo democrático. Sua missão será uma das mais difíceis: extirpar, controlar, ou neutralizar, as ervas daninhas reacionárias e golpistas que ainda vicejam nas estruturas dos aparatos de segurança e do ministério público, além de estabelecer uma mediação inteligente, estratégica e republicana com o judiciário.

A qualidade maior de Flavio Dino é sua visão de estadista. Com ele à frente da Justiça, Lula estará mais seguro para evitar novo golpes jurídico-midiáticos. A presença de Dino é como uma vacina anti-lavajato aplicada no corpo de um governo que, se quiser ser bem sucedido, terá que levar adiante um projeto de desenvolvimento audacioso, com realização de grandes obras públicas, especialmente na infra-estrutura de energia e transporte.

Em outra ocasião, teremos oportunidade de analisar melhor as indicações de José Múcio Monteiro para a Defesa, e Mauro Vieira para o Itamaraty. Sobre Múcio, direi apenas que é um nome civil, conforme prometido por Lula, e sem ligações com a esquerda ou o PT, características possivelmente necessárias para alguém que será responsável pelo diálogo com uma corporação que, nos últimos anos, foi intoxicada ideologicamente, por oportunistas daqui e do exterior, por um anticomunismo delirante e obsoleto.

A indicação de Vieira, por sua vez, reflete a disposição de Lula de recuperar a autoestima do Itamaraty, uma das instituições mais violentadas durante o governo Bolsonaro. Lula quer alguém absolutamente profissional e técnico à frente do ministério das relações exteriores, até mesmo como contraponto ao papel determinante que ele mesmo, Lula, está disposto a exercer na grande diplomacia política. O petista sabe que esse é um de seus grandes talentos, e se ele apertar os botões certos, poderá materializar parcerias internacionais estratégicas entre o Brasil e o resto do mundo.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

carlos

12/12/2022 - 11h02

Em tempo onde se ler zoologia, leia-se zoofilia simplesmente.

carlos

12/12/2022 - 10h56

Eu não sabia que o miliciano tinha praticado, zoologia e da relação nasceu um cara chamado galinzé.

carlos

12/12/2022 - 07h35

Não adianta saída juridiques, tem que contratar uma pessoa especializada em recuperar imagens e arquivos por que o meliante apagou tudo, após já ter decretado sigilo de 100 anos.

Edu

10/12/2022 - 17h04

Choooooora, cambada de BABACAS. PERDERAM hahahahahahahah
Vcs não passam de um bando de filhos das putas. TODO antipetista, além de CORNO, tem pai CORNO, também. Ou seja, emitem opiniões de filhos de uma rampeira escrota.
Vcs não tem vergonha na cara, seus merdas,????? não servem pra porra nenhuma ??????

Julius

10/12/2022 - 15h10

Enquanto os cães ladram a caravana passa. Chola mais. Perderam seus manés. Agora é Lula tri💪

carlos

10/12/2022 - 11h31

A cambada agora chora, o ouro que venderam e transportado como, se droga na bagagem, do genocida presidente e sua família.

Paulo

10/12/2022 - 11h02

Eu tenho a impressão que a única “crítica ética” da esquerda a Palocci foi a traição deste ao PT. O resto é esquecido, até porque, essa era a prática dos cardeais dos governos petistas, orientados, é claro, pela própria diretriz partidária, desde o Mensalão…Ou seja, não fora a traição, ele poderia até estar no futuro governo

Willy

10/12/2022 - 10h46

Do xadrez ou do chiqueiro ?

Ornitorinco

10/12/2022 - 10h43

Palocci, Dirceu, Delubio Soares, e toda essa corja de bandidos nunca foram minsitros de absolutamente nada.

Palocci era o contador da facçào, braço esquerdo de Lula, encarregado pelo Chefe em manter a contabilidade das propinas para o PT.

Dirceu era o braço direito de Lula, encarregado em fazer negocios de desvios bilionarios de dinheiro dos brasileiros com grandes empresas, congresso etc.

Animais é a definiçào perfeita para esses porcos, nao tem outra.

Como os brasileiros conseguem viver nessa eterna desgraça que chega a embrulhar o estomago de qualquer pessoa minimamente normal, alguem sabe explicar ?

Na cabeça dos brasileiros tem sò merda, so imundicia e nada mais…o resultado é o Brasil, é um espelho nao hà pra onde correr, nao ha outra explicaçào nem o que pretender de milhoes de amongolados recrutados na rua para pular atras de um carro de som gritando é 13.

O tempo passa e os brasileiros nao querem se civilizar, fazem questao de viver nessa eterna carnvalice patetica, unica soluçào para sobreviver a esse desgraça é picar a mula…fica a dica.

Uganga

10/12/2022 - 09h08

A mesmice tragicomica de sempre.

Uganga

10/12/2022 - 09h03

Um lavador de dinheiro publico, um sem vergonha, 3 comunistoides anos 90 e a tragedia de sempre….

Querlon

10/12/2022 - 09h00

Apologia da desgraça e ao terceiromundismo eterno, nao ha outra definiçào para este aglomerado de comunistoides bananeiros de quinta categoria….o caminho para virar Argentina em poucos meses està aberto.

“O último ministro da Fazenda realmente político foi Antonio Palocci”…kkkkkkkkkk

Haddad é o genio que nao conseguiu ganhar votos em uma sequer urna da cidade de Sao Paulo ?
Perdeu as eleiçeos presidenciais de 2018 e perdeu a eleiçào a Governado de Sao Paulo agora mesmo.
Um perdedor nato…

Mas segundo Miguel do Rosario (que precisar começar a bombar o Larapio e a cabeça oca dos petralhoides) é o Garrincha da politica brasileira…kkkkkkkkkkkkkk

Sempre a mesma mesmice ideologica de terceiro mundo…é dificl mudar um pocuo, se atualzar, sair dessa apologia eterna da desgraça ?

E’ um limite cultural e mental brasileiro ? E’ um transtorno, um atraso mental ?

Efrem Ventura

10/12/2022 - 08h52

Andrade…um completo imbecil pluricondecorado como dizem os fatos.


Leia mais

Recentes

Recentes