Menu

Decisão alemã de enviar tanques à Ucrânia é ‘historicamente errada’, diz deputada da Alemanha

Sputnik – A decisão da Alemanha de enviar tanques Leopard para a Ucrânia e permitir que outros países façam o mesmo é “historicamente errada”, disse a deputada alemã Sevim Dagdelen, membro do Conselho Parlamentar da OTAN. Em uma entrevista ao programa de notícias Democracy Now!, Dagdelen sublinhou que, em vez de dirigir armamentos para a Ucrânia, o […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Crédito: Ozan Kose/AFP

Sputnik – A decisão da Alemanha de enviar tanques Leopard para a Ucrânia e permitir que outros países façam o mesmo é “historicamente errada”, disse a deputada alemã Sevim Dagdelen, membro do Conselho Parlamentar da OTAN.

Em uma entrevista ao programa de notícias Democracy Now!, Dagdelen sublinhou que, em vez de dirigir armamentos para a Ucrânia, o que preciso é diplomacia.

“A decisão de enviar tanques de guerra para a Ucrânia é historicamente errada. E isso se tornou possível sob pressão, a pressão pesada, da administração Biden dos Estados Unidos na Alemanha”, disse a parlamentar.

De acordo com pesquisas de opinião, a parlamentar observou que a maioria dos alemães são contra esta decisão. O envio de tanques alemães também é do interesse do complexo militar-industrial dos Estados Unidos, porque, em caso de perda alemã de seus veículos de combate, os norte-americanos podem muito bem vender seus tanques para os alemães.

“E devo dizer, francamente, que os Estados Unidos não têm aliados, estão apenas interessados nas suas próprias vontades e estão apenas interessados nos navios”, notou Dagdelen.

Segundo ela, para os Estados Unidos, a Europa é como a América Latina nos anos 70, sendo um continente onde você pode fazer o que quiser. E isso é realmente um problema. A decisão sobre os tanques, a parlamentar disse, “não vai mudar nada no sentido militar, porque a Rússia vai reagir”.

“Mas precisamos de mais diplomacia para acabar com estas mortes. Quem quiser enviar mais armas para a Ucrânia é a favor de mais assassinatos na Ucrânia”, acredita Dagdelen.

Na quarta-feira (25), o governo alemão declarou que havia decidido transferir tanques alemães Leopard 2 para Ucrânia. Tudo isso foi precedido por uma pressão crescente de representantes de partidos do governo no gabinete de Olaf Scholz para tomar uma decisão positiva e rápida sobre esse assunto.

Além do mais, na quarta-feira (25), o governo dos Estados Unidos anunciou que vai enviar 31 tanques M1 Abrams para Ucrânia. Segundo as autoridades norte-americanas, levará meses para entregar os veículos. Além dos tanques, Washington enviará oito veículos de recuperação M88 para Kiev para prestar serviço aos tanques. De acordo com a Casa Branca, os Estados Unidos esperam que as entregas de armas à Ucrânia não só ajudem Kiev em sua defesa, mas permitam que ela tome territórios perdidos, incluindo a Crimeia.

A Rússia já havia enviado uma nota à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) a propósito dos carregamentos de armas para a Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para a Rússia. O Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que os países da Aliança Atlântica “brincam com o fogo” ao fornecerem armas para a Ucrânia. Dmitry Peskov, o porta-voz do presidente russo, referiu que bombear a Ucrânia com armas do Ocidente terá um efeito negativo.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

enganado

26/01/2023 - 18h29

John Foster Dulles (anos 1950) dizia em bom tom:

“””””” Os USA não têm aliados, e sim interesses “”””””” .

Nelson

26/01/2023 - 13h14

O próprio Henry Kinssinger, um dos tantos assassinos a integrar o Sistema de Poder que domina os Estados Unidos, num arroubo de honestidade, declarou:
“Ser inimigo dos EUA é perigoso; ser amigo, é fatal”.

Estamos notando que Kissinger não estava errado em fazer tal afirmação, pois a Europa ocidental vem sendo deliberadamente desmantelada por política imposta exatamente por seu amigo, os Estados Unidos.

Dentro da lógica capitalista de eliminar competidores, parece estar bem claro que o projeto dos EUA, já em curso, é destruir o parque produtivo da Europa. O objetivo, ao que tudo indica, é ficar frente a frente e só, a competir com a China.

A crise de superprodução, aliada à redução do contingente potencial de consumidores, não deixa alternativas aos capitalistas que não seja a de eliminar parques produtivos. Numa situação assim, os mais fortes, econômica e militarmente, vão preponderar empurrando a crise do sistema sobre os mais fracos.

Paulo

26/01/2023 - 12h39

Acho que essa guerra só terá fim quando liquidarem o Putin. Mas isso tem que partir dos próprios russos, evidentemente…


Leia mais

Recentes

Recentes