Menu

‘Vamos tirar definitivamente os garimpeiros das terras indígenas’, afirma Lula em Roraima

Presidente participa da 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, ouve cobranças e faz promessas Publicado em 13/03/2023 – 15h03 Por Redação – Brasil de Fato – Rio de Janeiro (RJ) Brasil de Fato — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu retirar definitivamente os garimpeiros das terras indígenas do país. O compromisso foi […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ricardo Stuckert

Presidente participa da 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, ouve cobranças e faz promessas

Publicado em 13/03/2023 – 15h03

Por Redação – Brasil de Fato – Rio de Janeiro (RJ)

Brasil de Fato — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu retirar definitivamente os garimpeiros das terras indígenas do país. O compromisso foi assumido durante a 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, que acontece na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.

Lula viajou para participar do evento acompanhado de uma comitiva que reunia ministras e ministros como Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Nísia Trindade (Saúde), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e José Múcio (Defesa) e outras lideranças importantes do governo, como a presidenta da Funai, Joenia Wapichana.

Aberta no último sábado, a Assembleia reúne cerca de 2 mil indígenas para debates que têm como tema central Proteção Territorial, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Estão presentes representantes de diversos povos, como Yanomami, Macuxi, Wai Wai, Yekuana, Wapixana, Ingarcó, Sapará, Patamona e Taurepang. Os debates vão até terça-feira (14).

“Vocês funcionam como guardiões daquela floresta. Só tiram da terra o que é necessário para comer. Ninguém tira da terra para acabar com aquilo que a natureza criou”, disse Lula aos participantes do encontro. Esta foi a segunda viagem do presidente a Roraima desde o início do mandato, em janeiro.

Antes de discursar, Lula ouviu falas de lideranças indígenas e recebeu uma carta assinada pelos participantes do evento. O presidente prometeu acelerar processos de demarcação de terras e trabalhar em parceria com ministérios para garantir financiamento agrícola aos povos indígenas.

“Não é possível que a gente ao longo desse tempo emprestou tanto dinheiro para a produção agrícola neste país e não tenha chegado dinheiro à produção agrícola indígena. Chegando a Brasília, vou tratar disso com muito carinho”, garantiu.

Cobranças

Um dos líderes do povo Yanomami, Davi Kopenawa foi um dos participantes da assembleia que falaram ao presidente. Ele reforçou os pedidos para o fim da mineração nas terras indígenas e cobrou a contratação de médicos, enfermeiros, técnicos, dentistas e outros profissionais de saúde.

“Depois de tirar os garimpeiros, vamos recuperar a Sesai [Secretaria Especial da Saúde Indígena]. Precisamos salvar as crianças que sobraram. Já morreram 577, não queria deixar morrerem mais”, disse Kopenawa. “A mineração mata os indígenas e mata o povo da cidade também. Mata o rio, mata a alma da floresta”.

Representante das mulheres indígenas de Roraima, Maria Betânia Mota de Jesus, da etnia Macuxi, destacou as presenças de Joenia Wapichana e Sonia Guajajara nos postos que ocupam no atual governo. Ela cobrou de Lula punições aos responsáveis pelas mortes decorrentes do garimpo.

“Em nome dos povos indígenas de Roraima e do Brasil, cumpra com seu compromisso da retirada de todos os invasores do nosso território. A destruição da nossa Mãe Terra representa nossa destruição. Nossa vida importa. A vida do povo brasileiro importa!”, disse, sendo fortemente aplaudida.

Joenia garantiu que “a Funai voltou para ficar ao lado dos povos indígenas”, e isso incluía a participação na Assembleia em andamento. Ela se comprometeu a deixar as portas abertas para ouvir as demandas.

“Foram anos e anos de paralisia, de desmonte, de sucateamento. Estamos tentando recomeçar, reconstruir. Nós mulheres indígenas somos capazes, sim, e estamos aqui para contribuir com esse governo, mostrando nossos valores indígenas, nossa capacidade, nossa coletividade, de olhar para todos os povos do Brasil”, destacou.

Edição: Thalita Pires

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Edu

14/03/2023 - 06h34

O antipetista é um ser sem serventia alguma…
Sua principal característica é mentir para enganar, escamotear, fazer o trouxa.
Alguns estúpidos, ratos de esgoto, escrevem nos blogs de Esquerda como desafiantes da realidade, com o orgulho do mau caráter.
O que esperar de um verme podre ???? Nada, além do comportamento mentecapto e sórdido

Paulo

13/03/2023 - 22h47

“Nossa vida importa. A vida do povo brasileiro importa!”

“Nós mulheres indígenas somos capazes, sim.”

Discurso cheio de clichês. Triste nosso aculturamento. E mais triste ainda o aculturamento do indígena, o qual, se antes se dava diante do “branco”, da “civilização”, hoje já assume ares de “internacionalização”, bem no estilo de “nova ordem mundial”.

Dito isto, que Lula seja bem sucedido no propósito de retirar da terra Yanomami todo e qualquer invasor e não-invasor que ali se encontre, violentando ou não um povo inocente e com o qual tenho empatia – assim como, de modo geral, com todos os povos originários (o que não quer dizer que não tenha com os “não-originários”)!

Estamos todos no mesmo barco…

Fanta

13/03/2023 - 20h07

Seria tão bom se os brasileiros começassem a olhar os fatos e não viver com a cabeça nas nuvens como eternas crianças…

Descobriram que são feitos de imbecis todos os santos dias (coisa que é bastante simples) https://acervo.socioambiental.org/acervo/noticias/assassinato-de-indios-aumenta-168-nos-governos-lula-e-dilma


Leia mais

Recentes

Recentes