Menu

EUA e Rússia trocam acusações após drone cair no Mar Negro

Americanos dizem que caças russos provocaram acidente com aeronave não tripulada. Moscou alega que objeto invadiu área proibida e caiu ao fazer manobra arriscada, após ser interceptado em pleno voo. Publicado em 14/03/2023 – 18h45 Por DW Made for minds DW — Os Estados Unidos e a Rússia trocam acusações após um incidente em que […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
U.S. Navy/ZUMA Wire/ZUMA/picture alliance/Direitos Reservados

Americanos dizem que caças russos provocaram acidente com aeronave não tripulada. Moscou alega que objeto invadiu área proibida e caiu ao fazer manobra arriscada, após ser interceptado em pleno voo.

Publicado em 14/03/2023 – 18h45

Por DW Made for minds

DW — Os Estados Unidos e a Rússia trocam acusações após um incidente em que caças russos teriam derrubado um drone americano nesta terça-feira (14/02) sobre o Mar Negro, em águas internacionais.

Este seria o primeiro incidente do tipo desde a invasão russa da Ucrânia, há mais de um ano. O comando militar americano na Europa afirma que dois caças Su-27 interceptaram um drone MQ-9 “Reaper” e um deles teria atingido as hélices da aeronave não tripulada.

“Diversas vezes, antes da colisão, os Su-27 derramaram combustível e voaram em frente ao MQ-9”, informou o comando militar dos EUA, que descreveu o incidente como uma “interceptação imprudente, ambientalmente insensata e não profissional”.

“Nossa aeronave MQ-9 estava realizando operações de rotina em espaço aéreo internacional quando foi interceptada e atingida por uma aeronave russa, resultando em uma colisão e perda total do MQ-9”, afirmou em comunicado o general da Força Aérea dos EUA, James Hecker, que supervisiona o Força Aérea dos EUA na região.

“Na verdade, esse ato inseguro e pouco profissional dos russos quase causou a queda de ambas as aeronaves.”

“Violação das leis internacionais”

Os militares americanos disseram que o incidente seguiu um padrão de comportamento perigoso de pilotos russos operando perto de aeronaves dos EUA e seus aliados, inclusive sobre o Mar Negro, localizado entre a Europa e a Ásia e que banha países que incluem a Rússia e a Ucrânia.

Embora os Estados Unidos não tenham navios de guerra no Mar Negro, os militares americanos realizam rotineiramente sobrevoos de aeronaves de vigilância na região.

Os EUA consideraram o incidente como uma “flagrante violação das leis internacionais”. O presidente Joe Biden foi informado pelo assessor de Segurança Nacional, Jake Sullivan, relatou o porta-voz da Casa Branca, John Kirby.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, disse que o embaixador russo em Washington para foi convocado transmitir a Moscou o repúdio do governo americano ao ocorrido e que a embaixadora americana em Moscou, Lynne Tracy, apresentou ao Kremlin uma representação semelhante.

Moscou diz que drone invadiu área proibida

O Ministério da Defesa da Rússia forneceu outra versão para o incidente, afirmando que os Su-27 não utilizaram armas e tampouco forçaram um impacto no drone americano.

A pasta alega que o objeto estava em uma região próxima à fronteira russa e invadiu uma área declarada como fora dos limites pelas autoridades do país.

Segundo o ministério russo, os caças foram enviados para interceptar o drone, que teria caído no mar por conta própria após realizar uma manobra arriscada.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes