Menu

Comissão da Amazônia elege a deputada Célia Xakriabá

Deputada é a primeira indígena a presidir uma comissão da Câmara Publicado em 15/03/2023 – 15h51 Por Emanuelle Brasil – Câmara dos Deputados Agência Câmara de Notícias — A deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) foi eleita nesta quarta-feira (15) presidente da Comissão da Amazônia e Povos Originários Câmara dos Deputados. Ela é a primeira indígena a […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Billy Boss/Câmara dos Deputados

Deputada é a primeira indígena a presidir uma comissão da Câmara

Publicado em 15/03/2023 – 15h51

Por Emanuelle Brasil – Câmara dos Deputados

Agência Câmara de Notícias — A deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) foi eleita nesta quarta-feira (15) presidente da Comissão da Amazônia e Povos Originários Câmara dos Deputados. Ela é a primeira indígena a assumir a presidência de uma comissão no Congresso.

“Não serei somente uma pessoa indígena a presidir a comissão, serão 900 mil cocares que assumem a comissão comigo”, disse a deputada. “Assumir o protagonismo da luta não é assumir a voz de uma parlamentar indígena, mas é assumir as vozes do território”, reforçou. Ela pontuou que os temas tratados no colegiado são “questões humanitárias”.

Natural do norte de Minas Gerais, região com predominância do bioma Cerrado, Célia Xakriabá disse que o colegiado não vai se limitar aos temas da Amazônia, mas vai tratar também de restabelecer qualidade de vida para os povos tradicionais, como quilombolas e ribeirinhos em situação de vulnerabilidade.

“Não podemos salvar o planeta se as pessoas estão desmatadas por dentro”, frisou a deputada, que é mestre em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília (UnB).

O que faz a comissão

O colegiado foi desmembrado da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional. A mudança foi aprovada pelos deputados em fevereiro.

A Comissão da Amazônia e Povos Originários discute e vota propostas relativas ao desenvolvimento da região Amazônica e assuntos indígenas, como regime das terras tradicionalmente ocupadas por esses povos.

Edição: Wilson Silveira

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes