Menu

PF ouvirá executivos de big techs por anúncios contra PL das fake news por ordem de Moraes

Nesta terça-feira (02), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal (PF) ouça presidentes das empresas Google, Meta (dona do Facebook, WhatsApp e Instagram), Spotify e Brasil Paralelo. Moraes definiu que as empresas removam anúncios contra projeto de lei (PL) das fake news, sob pena de multa de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Divulgação/STF

Nesta terça-feira (02), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal (PF) ouça presidentes das empresas Google, Meta (dona do Facebook, WhatsApp e Instagram), Spotify e Brasil Paralelo. Moraes definiu que as empresas removam anúncios contra projeto de lei (PL) das fake news, sob pena de multa de R$ 150 mil por hora de descumprimento da medida 

O ministro menciona estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), segundo o qual as plataformas têm feito anúncios contra o PL “de forma opaca e burlando seus próprios termos de uso.”Com base neste mesmo estudo, o Ministério Público Federal (MPF) questionou a Google sobre um possível favorecimento de conteúdos contrários ao Projeto de Lei 2630 em resultados de busca da plataforma.

Mais cedo, a Secretaria Nacional do Consumidor havia determinado que o Google sinalizasse como “publicidade” os conteúdos veiculados pela empresa com críticas ao projeto de lei. Além dos anúncios, Moraes determinou a remoção de informações “veiculados, propagados e impulsionados a partir do blog oficial da GOOGLE com ataques ao PL 2630”.

Em nota, o Google afirmou que são “falsas” as alegações de que a empresa estaria ampliando, nas buscas sobre o tema, o alcance de páginas com conteúdo contrário ao PL das Fake News. Segundo a empresa, o material assinado é uma manifestação “pública e transparente” da visão da organização sobre o tema. 

Também em nota, a Meta, empresa dona do Facebook, afirmou que vai colaborar com o Ministério Público Federal, que questionou a empresa sobre anúncios contratados pelo Google envolvendo o PL das Fakes News.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes