Menu

CPI’s estão na “geladeira” enquanto Lira está nos EUA

A câmara dos Deputados aprovou em duas semanas a criação de três Comissões Parlamentares de inquérito (CPI’s). No entanto, nenhum dos colegiados viu a luz do dia, uma vez que as negociações pelas vagas estão travadas e o Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), está viajando. As CPI’s irão tratar de assuntos variados, tais como: […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Reprodução: Lula Marques/Agência Brasil

A câmara dos Deputados aprovou em duas semanas a criação de três Comissões Parlamentares de inquérito (CPI’s). No entanto, nenhum dos colegiados viu a luz do dia, uma vez que as negociações pelas vagas estão travadas e o Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), está viajando.

As CPI’s irão tratar de assuntos variados, tais como: a atuação do movimento dos trabalhadores sem terra (MST), manipulação de resultados em partidas de futebol e inconsistências bilionárias nas contas das lojas americanas. Além disso, a CPMI que vai investigar os atos do 8 de janeiro, aprovada antes dessas três, também se encontra “travada”.

O “atraso” na Câmara tem alguns motivos, além da viagem de Lira. Na semana passada, os parlamentares poderiam ter iniciado os trabalhos, mas as movimentações da câmara giraram apenas no entorno do PL das Fake News, que teve sua votação aprovada através de pedido de urgência e adiada, logo em seguida, por discordâncias dos parlamentares com o texto do projeto.

Fora isso, as negociações de cargos nas comissões ainda não foram concluídas. A distribuição de vagas é feita conforme o tamanho de cada partido na casa. Os membros da comissão são indicados pelos líderes das legendas, esses escolhidos definem Vice-presidente e Presidente que, por sua vez, define o relator.

Lira viajou na noite do dia 3, uma quarta-feira, e deve voltar ao país dia 11, quinta-feira. Com o Presidente da Câmara fora do país, esses procedimentos formais não podem acontecer, porque precisam da assinatura de Lira para serem validados. A expectativa é de que as CPI’s comecem a partir da semana que vem.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes