CCJ: Feliciano revela motivo da oposição ter desistido de chamar Dino

Imagem: Divulgação/Sejusc

Termina nesta sexta campanha para regularização gratuita de documentos

Por Raphael Lacerda

12 de maio de 2023 : 15h19

Termina nesta sexta-feira,12, a campanha Registre-se, organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem o objetivo de ajudar na regularização de documentos para pessoas que não possuem qualquer registro. Na ação, é possível obter certidão de nascimento, registro geral (RG) e Cadastro Único, todos de uma só vez.

A campanha é um esforço concentrado para tentar reduzir o número de brasileiros que não possuem nenhum documento. De acordo com informações do Censo de 2022, cerca de 2,7 milhões de pessoas se encontram nesta situação. 

Para verificar os pontos de emissão dos documentos disponíveis, basta clicar aqui para acessar o portal do CNJ, que atua em conjunto com o Ministério de Desenvolvimento Social e com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.  

Também foram feitas parcerias entre a Polícia Civil de alguns estados e também com a Justiça Eleitoral. A proposta é que o cidadão que não possui documentos possa regularizar sua situação de uma só vez para ter acesso a programas e serviços públicos.

 Pessoas socialmente vulneráveis, como ribeirinhos, moradores de rua, refugiados, indígenas e presos também são alvos da iniciativa. Segundo os organizadores, a campanha deve ocorrer pelo menos uma vez por ano.

Raphael Lacerda

Raphael Lacerda é estudante de jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, escreve sobre esportes, política e participa da cobertura do carnaval carioca.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário