Menu

Presidente da África do Sul propõe que líderes africanos negociem cessar-fogo na Ucrânia

Publicado em 14/05/2023 Sputinik Brasil — O chefe de Estado sul-africano disse ter falado com os líderes da Rússia e da Ucrânia, propondo que acordem um cessar-fogo. Cyril Ramaphosa acrescentou querer que a África tenha um papel importante na solução do conflito. Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul, afirmou que vários países do continente […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Alan Santos/PR

Publicado em 14/05/2023

Sputinik Brasil — O chefe de Estado sul-africano disse ter falado com os líderes da Rússia e da Ucrânia, propondo que acordem um cessar-fogo. Cyril Ramaphosa acrescentou querer que a África tenha um papel importante na solução do conflito.

Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul, afirmou que vários países do continente africano estão trabalhando no sentido de encontrar uma solução diplomática para o conflito ucraniano, noticiou no sábado (13) o canal sul-africano SABC.

Ele disse que tem tido conversas telefônicas regulares com Vladimir Putin, seu homólogo da Rússia, e que em uma delas, na sexta-feira (12), reiterou a importância de uma solução pacífica para a crise.

“Eu basicamente disse a ele: ‘Presidente Putin, esse conflito deve ser resolvido por meio de negociações’. Eu disse o mesmo ao presidente da Ucrânia [Vladimir Zelensky]. Um grupo de líderes africanos tem trabalhado para ver como a África pode assumir a iniciativa para persuadir os dois lados a negociar, para poder resolver o conflito”, contou Ramaphosa.

Ele também descartou as declarações de Washington sobre o suposto apoio militar a Moscou por parte de Pretória, sublinhando que o telefonema a Putin não teve nada a ver com isso.
Durante a conversa, apontou, foram discutidos os preparativos para importantes reuniões multilaterais, como a segunda cúpula Rússia-África em São Petersburgo, no final de julho, e a próxima cúpula do BRICS em Durban, África do Sul, em agosto.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

14/05/2023 - 23h50

Ao que tudo indica, parece haver uma concorrência entre os BRICS para ver quem intermedeia o acordo de paz Rússia-Ucrânia (Lula já se candidatou). Ou talvez se trate de jogo de cena, para apresentar a todos os membros do Grupo como vencedores e protagonistas da paz, secundarizando o papel dos EUA…


Leia mais

Recentes

Recentes