Menu

Lideranças partidárias endurecem Arcabouço Fiscal

Texto enviado pelo governo foi ajustado por líderes partidários, que chegaram a um acordo para votá-lo após endurecer alguns pontos. A votação foi reagendada para a próxima semana. Com modificações propostas pelo deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA), o texto do novo conjunto de regras fiscais está previsto para ser votado nas próximas semanas pela Câmara. Cajado é […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Texto enviado pelo governo foi ajustado por líderes partidários, que chegaram a um acordo para votá-lo após endurecer alguns pontos. A votação foi reagendada para a próxima semana.

Com modificações propostas pelo deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA), o texto do novo conjunto de regras fiscais está previsto para ser votado nas próximas semanas pela Câmara. Cajado é relator da proposta enviada pelo governo no mês passado, a qual tem como objetivo substituir o atual “teto de gastos”.

A política de valorização do salário mínimo e os reajustes ao programa Bolsa Família será protegida da lei, de acordo com a solicitação do presidente Lula.

O relator indicou que a nova versão da proposta inclui gatilhos e penalidades caso as metas fiscais não sejam cumpridas. De acordo com o G1, o texto também estabelece que:

• seja feita a avaliação bimestral de receitas e despesas.

• o crescimento dos gastos públicos fica limitado a 70% do crescimento da arrecadação do governo, caso a meta seja cumprida (exemplo: se a arrecadação subir 2%, a despesa poderá aumentar até 1,4%);

• o crescimento dos gastos públicos fica limitado a 50% do crescimento da arrecadação do governo, caso a meta não seja cumprida (exemplo: se a arrecadação subir 2%, a despesa poderá aumentar até 1%);

• mesmo que arrecadação do governo cresça muito, será necessário respeitar um intervalo fixo no crescimento real dos gastos, variando entre 0,6% e 2,5%, desconsiderando a inflação do período.

Gatilhos

Os “gatilhos” são mecanismos incluídos no texto com o objetivo de exigir a contenção de despesas sempre que os gastos do governo ultrapassarem determinados limites.

• Se as receitas não avançarem como projetado, governo será obrigado a contingenciar despesas;

Caso o governo descumpra as metas fiscais, no primeiro ano ficarão proibidos: criação de empregos, alteração de estrutura de carreira, criação ou majoração de auxílios, criação de despesa obrigatória e a concessão ou ampliação de benefício tributário.

Se o governo descumprir a meta pelo segundo ano, fica proibido: aumento e reajustes na despesa com pessoal, como aumento de salários, realização de concurso público, exceto para reposição de cargos vagos e admissão ou contratação de pessoal.

O não cumprimento das metas fiscais não será considerado um crime. No entanto, o descumprimento dos contingenciamentos e dos gatilhos configura violação da Lei de Responsabilidade Fiscal e continuará sendo passível de punição.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes