Menu

Segundo estudo, mortes em ações policiais em São Paulo caem 62% nos últimos quatro anos

Dados divulgados nesta terça-feira (16) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontaram uma queda de 62% na taxa de letalidade em decorrência de ações policiais, em São Paulo, nos últimos quatro anos.  Entre adolescentes de 15 a 19 anos o número é ainda maior: 67%. […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil

Dados divulgados nesta terça-feira (16) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontaram uma queda de 62% na taxa de letalidade em decorrência de ações policiais, em São Paulo, nos últimos quatro anos. 

Entre adolescentes de 15 a 19 anos o número é ainda maior: 67%. Mesmo com a queda, o número de jovens mortos em ações da polícia chegou a 273. Segundo a Unicef, o uso das câmeras nos uniformes é uma das causas da queda. 

Os dados foram levantados no estudo “As câmeras corporais na Polícia Militar do Estado de São Paulo: processo de implementação e impacto nas mortes de adolescentes”, realizado pelo Fórum de Segurança Pública e a Unicef. O estudo aponta que embora a queda não seja determinada por um único fator, a grande queda após o uso das câmeras corporais representa uma chance do estado investir em um padrão que mude a escala de violência policial.

Segundo o levantamento, os batalhões que adotaram as câmeras operacionais portáteis apresentaram uma redução de 76% na taxa de letalidade policial, enquanto nos batalhões que não aderiram a queda foi de 33%.

“Pelos indicadores analisados, é possível afirmar que o estado de São Paulo vem avançando no enfrentamento da violência letal, incluindo as violências contra crianças e adolescentes. A continuidade e escalabilidade de políticas que se mostram efetivas é essencial para que os indicadores sigam melhorando”, disse a chefe do escritório da Unicef em São Paulo, Adriana Alvarenga.

Apoie o Cafezinho

Raphael Lacerda

Raphael Lacerda é estudante de jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, escreve sobre esportes, política e participa da cobertura do carnaval carioca.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes