Menu

Fachin vota por condenação de Collor e sugere pena de 33 anos de prisão

Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (17) pela condenação do ex-presidente Fernando Collor à uma pena de 33 anos, 10 meses e 10 dias de prisão, além do pagamento de dia-multa. Fachin é o relator da ação penal. A ação é derivada da operação Lava Jato em que Collor é […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Sergio Lima/Folhapress

Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (17) pela condenação do ex-presidente Fernando Collor à uma pena de 33 anos, 10 meses e 10 dias de prisão, além do pagamento de dia-multa. Fachin é o relator da ação penal.

A ação é derivada da operação Lava Jato em que Collor é acusado de ter recebido propina no valor de R$ 29,9 milhões em um esquema de corrupção em negócios da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras.

O relator do processo considerou que há provas suficientes de que os crimes foram praticados por Collor utilizando seu cargo de ex-senador. O ministro considerou o ex-parlamentar culpado por corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

O ministro propôs penas de 5 anos e 4 meses por corrupção passiva, 4 anos e 1 mês por organização criminosa, 24 anos, 5 meses e 10 dias por lavagem de dinheiro, além da interdição para o exercício de função ou cargo público e multa de 20 milhões de reais. A pena, por ser superior a 8 anos, teria de ser cumprida inicialmente na prisão, em regime fechado.

Os demais ministros do STF ainda não votaram sobre o caso. Por estar perto de prescrever, a ação penal foi levada para votação.

RELEMBRE O CASO

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Fernando Collor solicitou e aceitou propina para viabilizar um processo de troca de bandeiras de postos de combustíveis entre BR Distribuidora e a Derivados do Brasil. O político teria recebido cerca de 29 milhões entre 2010 e 2014. 

Apoie o Cafezinho

Raphael Lacerda

Raphael Lacerda é estudante de jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, escreve sobre esportes, política e participa da cobertura do carnaval carioca.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

17/05/2023 - 22h39

Estou pagando pra ver esse movimento pró-condenação do Collorido…Simplesmente não boto fé…Vamos aguardar!

Carlos fastruck

17/05/2023 - 21h01

Se o Collor confiar na justiça e ficar por aqui de bobeira, vai apodrecer na cadeia do mesmo jeito do Daniel Silveira, conselho de quem já votou nele para presidente, vaza.

Patriotário

17/05/2023 - 20h33

Mas o CORNO antipetista não entende (por ser um asno mau carater) que a pena é por um CONJUNTO de crimes.
Antipetista CORNO é pleonasmo, entendam … e essa Fanta cheira a coca

Fanta

17/05/2023 - 18h15

Nem quem mata outra pessoa receba uma condenaçào de 33 anos.


Leia mais

Recentes

Recentes