Menu

Randolfe deixa partido Rede e rompe com Marina Silva

O senador Randolfe Rodrigues comunicou nesta quinta-feira (18) a saída do partido Rede Sustentabilidade, o qual se elegeu. Uma série de desentendimentos entre o líder do governo Lula no Congresso e Marina Silva culminou na decisão. A crise entre os dois principais nomes do partido se iniciou em 2022, em virtude da campanha presidencial. Ela […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O senador Randolfe Rodrigues comunicou nesta quinta-feira (18) a saída do partido Rede Sustentabilidade, o qual se elegeu. Uma série de desentendimentos entre o líder do governo Lula no Congresso e Marina Silva culminou na decisão.

A crise entre os dois principais nomes do partido se iniciou em 2022, em virtude da campanha presidencial. Ela não havia apoiado o projeto de pré-candidatura de Randolfe como tentativa de pautar o tema ambiental na disputa pelo governo.

A finalidade do projeto era marcar posição para o partido Rede e desistir da candidatura ainda no primeiro semestre, declarando apoio a Lula. A atual ministra do Meio Ambiente foi relutante em apoiar o presidente, devido ao histórico de ataques do PT contra ela. Foi só após o então candidato fazer um gesto em direção a ela, perto do primeiro turno, que declarou apoio. 

No comunicado de Randolfe, no entanto, ele não cita Marina. Segundo o senador, o que o fez deixar a Rede foi o apoio do Ministério do Meio Ambiente ao Ibama, que negou licença para a Petrobras perfurar na foz do rio Amazonas. Ele tinha interesse na continuidade do projeto para desenvolvimento do estado do Amapá.

Nas redes sociais, ele se manifestou dizendo que “junto a todas as instâncias do governo federal, reuniremos todos aqueles que querem o desenvolvimento sustentável do Amapá, para de forma técnica, legal e responsável lutarmos contra essa decisão”.

Os interlocutores do senador viram, também, um elemento político de retaliação a ele na decisão de Marina Silva sobre a foz do rio Amazonas. Os dois disputam espaço no partido há meses, e o ápice foi há algumas semanas, com a vitória da presidente do partido Heloísa Helena, que se elegeu com o apoio de Randolfe e não de Marina.

De acordo com o jornal Metrópoles, os dois não se falam há meses e Randolfe não compareceu à posse de Marina Silva no começo do governo.

O presidente escolheu o líder do governo sem vinculação com o partido Rede, sendo assim, agora a legenda não tem nenhum representante no Senado. Apenas dois deputados foram elegidos: Marina, que não está exercendo, e Túlio Gadêlha, de Pernambuco.

Veja abaixo a carta na íntegra enviada por Randolfe a Heloísa Helena com a decisão de saída.

“Companheiros e companheiras da REDE SUSTENTABILIDADE:

Nos últimos anos, o povo brasileiro enfrentou a sua quadra mais dramática. A Democracia, há muito conquistada, esteve sob real ameaça.

Neste período, nas ruas, nas instituições e em especial no Parlamento, o nosso partido esteve ao lado dos brasileiros lutando contra o fascismo, e cumpriu um papel histórico com amor, coragem e dedicação. Me honrará para sempre ter sido parte desta jornada épica.

Agradeço o companheirismo e o convívio deste período, em especial levo para toda a vida exemplos de lealdade ao povo, como o da companheira Heloísa Helena, que ontem, hoje e sempre me inspirará.

Minhas palavras trazem, sobretudo, gratidão. Tenho a certeza de que continuaremos juntos, nas lutas por democracia, justiça e na construção de uma sociedade livre da fome e da opressão.

Dito isso peço, em caráter irrevogável, a minha desfiliação da REDE SUSTENTABILIDADE.

Brasilia-DF, 18 de Maio de 2023.

RANDOLFE RODRIGUES.”

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes