Menu

A pressão de Haddad sobre o Banco Central

Nesta sexta-feira, 19, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a pressionar o Banco Central para diminuir a taxa básica de juros (Selic) e pediu que a instituição funcione como “mesmo organismo” do governo. “Política monetária e fiscal são dois braços do mesmo organismo. Não há mão mais importante que a outra. As duas tem que trabalhar ativamente em proveito […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Nesta sexta-feira, 19, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a pressionar o Banco Central para diminuir a taxa básica de juros (Selic) e pediu que a instituição funcione como “mesmo organismo” do governo.

“Política monetária e fiscal são dois braços do mesmo organismo. Não há mão mais importante que a outra. As duas tem que trabalhar ativamente em proveito de uma política adequada”, disse o ministro em São Paulo.

Ele também falou das críticas sobre a insistência do presidente Lula em pedir a queda dos juros. “Discutir política monetária não é afrontar política monetária”, lembrou. “Estamos construindo essa relação. Todos que estão aqui estão correndo pelo mesmo objetivo”, emendou.

Prévia do PIB dispara e se torna o maior desde 2020

Nesta sexta-feira, 19, o Banco Central revelou que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado a prévia do PIB, registrou um aumento de 2,41% já no primeiro trimestre deste ano.

O Banco Central chegou ao resultado após fazer ajustes sazonais, que permitiram a comparação entre períodos distintos, ou seja, o BC comparou os resultados em relação aos três últimos meses de 2022.

Esse resultado positivo sinaliza uma aceleração da economia brasileira nos primeiros meses do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Vale lembrar que no quarto trimestre de 2022, ainda no governo Bolsonaro, a prévia do PIB apresentou uma queda de 1,65%. Ainda sobre esse resultado divulgado hoje, representa a maior taxa trimestral desde o quarto trimestre de 2020 (+3,93%).

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alexandre Neres

20/05/2023 - 13h43

Meu caro Francisco, você está muito hermético para o nosso pobre Homer Simpson. A uma, porque ele baniu Dostoievski por ser russo sem jamais tê-lo lido. A duas, porque mesmo tentando ajudá-lo com literatura norte-americana de primeira, creio que doravante, em vez de o Pianca escrever tanta bobagem, deveria se inspirar em outra personagem de Melville e dizer “melhor não”.

Francisco

20/05/2023 - 12h33

Que cuecão borrado seja um idiota obsessivo, observada a borrasca insistente e extensa com que rumina e regurgita bobagens opinativas, amiúde, insustentavelmente embasadas, qualquer pensante em atividade logo percebe, inclusive o próprio que com ou sem conhecimento, pensa ser o personificado no Príncipe Mishkin, quando na realidade vem a ser o personificado, parte no monomaníaco capitão Ahab, parte no tardio Holden Caulfield, que ouve o Sr. Antolini sugerir, ao invés de morrer nobremente por uma causa, dedicar-se a viver humildemente por uma causa.

“Que Deus nos cace ou caçamos Moby Dick até que ela morra”. (Capitão Ahab)

“Fico imaginando uma porção de garotinhos brincando de alguma coisa num baita campo de centeio e tudo. Milhares de garotinhos, e ninguém por perto – quer dizer, ninguém grande – a não ser eu. E eu fico na beirada de um precipício maluco. Sabe o quê que eu tenho de fazer? Tenho que agarrar todo mundo que vai cair no abismo. Quer dizer, se um deles começar a correr sem olhar onde está indo, eu tenho que aparecer de algum canto e agarrar o garoto. Só isso que eu ia fazer o dia todo. Ia ser só o apanhador no campo de centeio e tudo. Sei que é doido, mas é a única coisa que eu queria fazer!”. (Holden Caulfield)

Alexandre Neres

20/05/2023 - 11h23

Na contramão da História e levando pancada de todo lado. Pobre Pianca!

Patriotário

20/05/2023 - 11h17

hahahahahahahahahahahahha
Será que o pianca mole ganhou o “kit broxa” do governo bozoloide ????????
E as fraldas geriátricas pra aliviar as bostas do cuecão ??????
Como todo antipetista lunático, o velhote vive em seu mundinho particular, talvez motivado por algum evento inconfessável…
vai saber !

Sergio Furtado Cabreira

20/05/2023 - 07h00

Pobre de Você Edsonzinho… fazendo-se de salame para ser comido em rodelinhas…
Abra os olhos…
Governar é coisa para poucos, que não está ao alcance dos histriônicos e alucinados.
Não adiantam arroubos, mentiras e gritarias…
São conjuntos de pequenas medidas econômicas as quais, em harmonia, fazem o trem da economia andar!
Cala-te e assista…

Celso Antonio

20/05/2023 - 06h03

Sete meses de governo Lula cara pálida? Cheira a arrogância alguém que não sabe contar até 5 querer opinar sobre economia e política monetária, se contrapondo a pessoas como Luiz Carlos Trabuco, presidente do conselho de administração e ex-CEO do banco Bradesco que, pelas manifestações repercutidas pela mídia, tem uma opinião bem diferente em relação aos juros praticados pelo banco central.

Alexandre Neres

19/05/2023 - 22h49

Não sei por que mas é preciso investigar por qual motivo Bob Fields Neto, ídalo do mercado e dos rentistas do Brasil, recebe na Faria Lima quando vai lá para reuniões ou palestras uma acolhida tão calorosa quanto a que Messi recebe nos estádios de futebol argentinos.

Alguém sabe me dizer o porquê?

EdsonLuíz.

19/05/2023 - 20h39

Coitado do Haddad! Ele é ministro do governo Lula e do PT e por isso ele precisa de vez em quanto, para agradar os maluquetes gastadores do PT, dar uma declaração que atrapalha só a ele mesmo e em nada atrapalha o presidente do Banco Central.

Pode o Lula gritar e xingar, podem a Gleisi, o Lindberg e o Haddad gritarem e xingarem, que o Banco Central não tem nada com esses vícios de gastança de populistas, como Roberto Campos mostrou ao esterilizar em 2021 e 2022 a gastança feita pelo próprio Jair Bolsonaro. E Roberto Campos não vai ser irresponsável com os juros para a inflação subir, como Lula quer para ter dinheiro para gasrança sem se importar com as consequências para a economia e a tragédia que isso é para o pobre.

Que bom seria se algumas pessoas no PT conhecessem um pouco economia e enfrentassem a irresponsabilidade do PT nessa área! O petista médik iria entender que não podevfazer aventura com a economia.

O Banco Central não pode se orienrar por simples capricho e desejo, querendo voto para ter o poder, mas tem que se orientar pelos critérios técnicos e informados por estudos e modelos que exigem computadores e programas bem complicadinhos. Se as análises e estudos falarem para tomar uma decisão, é aquela decisão que deve ser tomada, não a que Lula quer, a que Haddad possa querer ou a que Bolsonaro queria.

Se colocar no Banco Central alguém para fazer capricho de político, é a política fiscal e o país que desabam, como aconteceu entre 2007 e 2016, com o Lula2 e os Lula/Dilma3e4.

O Banco Central é uma instituição que tem que trabalhar de forma independente e estritamente técnica. Quando fala em harmonia entre Política Monetária e Política Fiscal, significa que
=>Se o Poder Executivo fizer as políticas fiscais certas, a harmonização é o Banco Central baixar os juros e deixá-los em um ponto suficiente para não provocar uma inflação negativa (Inflação abaixo de zero);
=>Se o Poder Executivo fizer as políticas fiscais erradas, a harmonização é o Banco Central aumentar os juros o suficiente para evitar de a inflação subir e sair do controle.
=>Se o executivo não fizer NADA, tudo mais constante, harmonizar é deixar a taxa de juros parada, já que nada aconteceu para a taxa ser aumentada ou diminuída.

Até agora este governo Lula5 não fez NADA em 7(sete) meses. A taxa de juros está parada desde que ele assumiu e desde antes.

O que tivemos até agora apresentado por esse governo é apenas um “ESBOÇO” :: um desenho esboçando um arcabouço:: só isso! Só isso e mais nada, afora um trabalho de Haddad junto a órgãos como o STJ e STF para recuperar alguma receita que está sendo perdida, muito por culpa do PT lá atrás. Vamos à frente ver quanto vai ser recuperado. Mas Haddad quer que o Banco Central conte com os ovos dentro da galinha e nào pide ser assim.

Nem a leitura da proposta de esboço emviada para a Câmara foi feita ainda. Nem a leitura! E olha que até aprovar, implantar, implementar, esperar um tempo para medir os efeitos… vai precisar de no mínimo uns 4 meses. O ideal seriam uns nove ou dez meses.

É igual um remédio:: tem que decidir o remédio, comprar, ir tomando, avaliar o resultado do remédio pelo tempo necessário… e só então decidir se diminui ou se aumenta a dose, ou então se mantém a mesma dose ou se o remédio não presta, tira o remédio e troca por outro.

Haddad conhece tudo isso, sim. Não é possível que Haddad não conheça e seja apenas mais um amador do PT. As consequências do amadorismo do PT na economia nós vimos entre 2007e2016 e deu em desastre econômico e deu em Bolsonado.

Edson Luiz Pianca.


Leia mais

Recentes

Recentes