Menu

Haddad recebe missão de Lula: retornar à China em busca de apoio para a Argentina

Em meio a uma crise econômica e uma crescente inflação na Argentina, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, planeja uma viagem de retorno à China neste mês. Segundo Gerson Camarotti, do G1, o objetivo é discutir possíveis soluções de ajuda para o país sul-americano, mesmo em um contexto eleitoral desafiador. O ministro responderá ao chamado […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Em meio a uma crise econômica e uma crescente inflação na Argentina, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, planeja uma viagem de retorno à China neste mês. Segundo Gerson Camarotti, do G1, o objetivo é discutir possíveis soluções de ajuda para o país sul-americano, mesmo em um contexto eleitoral desafiador.

O ministro responderá ao chamado de Lula e participará de uma reunião do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como Banco do Brics, sediado em Xangai, para discutir a situação da Argentina. Atualmente, o espaço é chefiado pela ex-presidente Dilma Rousseff.

Há um pouco mais de um mês, Lula e Haddad estiveram na China. Até o momento, o ministro pretende viajar no próximo fim de semana, (27) e (28). Os encontros ocorrerão nos dias 30 e 31 de maio.

No começo deste mês, durante um encontro em Brasília com o presidente argentino Alberto Fernández, Lula manifestou a intenção de buscar soluções que garantam a segurança dos empresários brasileiros que exportam para a Argentina. A situação do país vizinho, com reservas em dólar reduzidas, tem gerado dificuldades para cumprir com essas transações comerciais.

Para contornar esse problema, a ideia seria oferecer financiamento por parte do Brasil ou do Banco do Brics, permitindo que os empresários recebam o pagamento imediato, enquanto a dívida seria negociada em um segundo momento. “Nós nem queremos que eles [Brics] emprestem dinheiro à Argentina. Nós queremos que eles nos deem garantias, que aí facilita muita a relação do Brasil com a Argentina”, afirmou Lula na ocasião.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Dr. Macphail

19/05/2023 - 13h02

“Não sabia que Andrade fosse Ministro da economia da Argentina…é cada uma.”

No teu caso, criatura, é cada uma, com duas ao menos a explicita-la:

“São infinitos, o universo e a estupidez humana, mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta.” Albert Einstein

“A inteligência tem seus limites, a estupidez não.” Sigmund Freud

Nelson

19/05/2023 - 12h57

Minha cara Natália. Não acredito que tu sejas idiota e não tenhas capacidade de analisar a situação para entender que não há qualquer ganho, para país ou povo algum, em ver o vizinho ao lado sucumbir. Prefiro acreditar que tu te deixaste enredar nessa onda de fanatismo direitista/bolsonarista em que nosso Brasil afundou na última década, pelo menos.

Se a Argentina ir “pro vinagre”, podemos esperar uma leva crescente de emigração de argentinos para o Brasil. Uma montoeira de postos de trabalho será fechada lá e, também, aqui no Brasil.

Aí então, possivelmente, veremos um monte de xenófobos a bradarem contra a vinda de hermanos e hermanas para morarem e trabalharem no Brasil que ainda está em situação melhor que o país vizinho. Esses migrantes viriam roubar nossos empregos, entre outras baboseiras, diriam os xenófobos.

Então, vou reproduzir aqui alguns trechos do artigo do sociólogo e especialista em Relações Internacionais, Marcelo Zero, para que tu possas te dar conta da importância que tem para o Brasil a Argentina não “afundar:

“A nossa mídia tradicional tem muita dificuldade em entender que é do interesse brasileiro ‘ajudar’ parceiros importantes.”

“Há um questionamento generalizado sobre se o Brasil deveria ‘ajudar a Argentina’, inclusive com a possibilidade de comerciar sem o dólar. Argumentam que o Brasil poderia ser prejudicado, que o BNDES já foi afetado por empréstimos para países vizinhos etc.”

“Bom, em primeiro lugar, o BNDES não empresta dinheiro para governos ou países. O BNDES, por lei, só pode conceder empréstimos para empresas brasileiras exportarem bens ou serviços.”

“Há cerca de 200 grandes empresas brasileiras que exportam para a Argentina. Na maioria, são indústrias importantes, já que 90% das nossas exportações para aquele país são de manufaturas de alto valor agregado.”

“Saliente-se que, mesmo com a crise, a indústria de transformação brasileira exportou, no ano passado, mais de US$13 bilhões para a Argentina.”

“Entretanto, devido à crise financeira e à carência de dólares na Argentina, essas empresas estão com dificuldades em manter essa importante corrente de comércio.”

“O mesmo não ocorre, contudo, com empresas chinesas que exportam para a Argentina, as quais têm apoio financeiro decidido de seu governo.”

“Por isso, ou em boa parte por causa disso, as empresas brasileiras estão perdendo exportações para as chinesas, nesse estratégico mercado para o Brasil e sua indústria.”

“Segundo cálculos do governo, o Brasil perdeu, nos últimos 5 anos, cerca de US$ 6 bilhões de exportações para a Argentina, em virtude da falta de apoio financeiro adequado para nossos exportadores.”

Bem. Fico por aqui. O restante do artigo tu podes ler acessando o link https://www.viomundo.com.br/politica/marcelo-zero.html. Vale a pena lê-lo.

Natalia

19/05/2023 - 11h56

Nao sabia que Andrade fosse Ministro da economia da Argentina…é cada uma.


Leia mais

Recentes

Recentes