Menu

Festival de Cannes 2023: filme francês é vencedor da Palma de Ouro e Brasil exibe 4 filmes na competição

O Festival de Cinema de Cannes 2023 terminou neste sábado (27), com a celebração e anúncio dos vencedores da premiação. O filme francês “Anatomie d’une chute” (Anatomia de uma queda) foi o vencedor da Palma de Ouro. O Brasil também levou dois prêmios importantes. O júri do festival foi presidido pelo diretor Ruben Östlund, diretor […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Getty Images / Adoro Cinema

O Festival de Cinema de Cannes 2023 terminou neste sábado (27), com a celebração e anúncio dos vencedores da premiação. O filme francês “Anatomie d’une chute” (Anatomia de uma queda) foi o vencedor da Palma de Ouro. O Brasil também levou dois prêmios importantes.

O júri do festival foi presidido pelo diretor Ruben Östlund, diretor de Triângulo da Tristeza, filme vencedor da última edição. Esse ano, “Anatomie d’une chute”, da Justine Triet, recebeu o principal prêmio do festival. Triet tornou- se a terceira mulher a ganhá-lo em 76 edições, após Jane Campion (“The piano”, em 1993) e Julia Ducournau (em 2021, com “Titane”).

“Justine Triet ganhou a Palma de Ouro em #Cannes2023 por Anatomia de uma queda! Parabéns a toda a equipe do filme!”, publicou o perfil oficial do festival no Twitter.

Outros dois prêmios relevantes do festival são o Grand Prix e o prêmio do júri. “The Zone of Interest” (A zona de interesse), de Jonathan Glazer e “Fallen Leaves” (Folhas caídas), de Aki Kaurismäki, foram premiados, respectivamente.

A presença brasileira em Cannes foi marcada por quatro produções. Entre eles, dois foram vitoriosos: “Levante”, de Lillah Halla, foi premiado como melhor filme de estreia nas mostras paralelas, e “A Flor de Buriti”, de João Salaviza e Renée Nader Messora, levou o prêmio de melhor equipe da mostra Un Certain Regard (Um certo olhar).

A produção de Lillah Halla, exibida na Semana da Crítica, festival paralelo selecionado pelo Sindicato Francês dos Críticos de Cinema, conta a história de Sofia, uma jovem jogadora de vôlei que descobre a gravidez em um país onde o aborto é ilegal. “Levante” é o segundo filme de Lillah Halla apresentado em Cannes – o primeiro foi o curta-metragem “Menarca”, em 2020.

O filme “A Flor de Buriti”, por sua vez, retrata a vida do povo Krahô, comunidade indígena do norte de Tocantins. A ministra dos Povos Indígenas do governo Lula, Sônia Guajajara, participa do longa. Assim como Lillah Halla, os diretores João Salaviza e Renée Nader Messora já exibiram uma obra no festival francês: em 2017 eles receberam o Prêmio Especial do Júri na mesma mostra com o filme “A Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”, também sobre os Krahô.

Além desses, “Firebrand“, de Karim Aïnouz, esteve na disputa pela Palma de Ouro junto com “Anatomia de uma Queda”. O filme é estrelado por Jude Law e Alicia Vikander e retrata a vida da última esposa do rei inglês Henrique VIII, Catarina Parr.

Kleber Mendonça Filho, diretor de “Bacurau” e “O som ao redor”, teve seu filme exibido em uma sessão especial, fora da competição. “Retratos fantasmas” mostra a história de Recife por meio das salas de cinema do centro da cidade.

Veja a lista completa de vencedores do Festival de Cannes de 2023:

Palma de Ouro: Anatomie d’une chute, de Justine Triet

Grand Prix: The Zone of Interest, de Jonathan Glazer

Prêmio do júri: Fallen Leaves, de Aki Kaurismäki

Melhor diretor: Tran Anh Hùng, de The Pot au Feu

Melhor ator: Koji Yakusho, de Perfect Days

Melhor atriz: Merve Dizdar, de About Dry Glasses

Melhor roteiro: Sakamoto Yuji, de Monster

Palma de Ouro (Curta-metragem): 27, de Flóra Anna Buda

Menção Especial (Curta-metragem): Fár, de Gunnur Martinsdóttir Schlüter

Câmera de Ouro: Inside the Yellow Cocoon Shell, de Thien An Pham

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes