Menu

Governo Lula faz investigação na gestão Bolsonaro

Segundo o GLOBO, o governo está realizando uma investigação minuciosa da administração de Bolsonaro, que abrange desde investigações sobre possíveis irregularidades até uma avaliação abrangente dos funcionários de confiança para identificar aqueles alinhados com o ex-presidente. A mais recente medida adotada foi a formação de um comitê de trabalho com o objetivo de coletar informações […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Segundo o GLOBO, o governo está realizando uma investigação minuciosa da administração de Bolsonaro, que abrange desde investigações sobre possíveis irregularidades até uma avaliação abrangente dos funcionários de confiança para identificar aqueles alinhados com o ex-presidente.

A mais recente medida adotada foi a formação de um comitê de trabalho com o objetivo de coletar informações sobre o programa Pátria Voluntária, lançado durante o mandato de Bolsonaro e liderado pela ex-primeira-dama Michelle. O Palácio do Planalto acatou a recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) de promover maior transparência nos dados referentes ao programa.

No mês passado, o TCU encontrou irregularidades na implementação do programa Pátria Voluntária durante uma auditoria. Uma das principais constatações foi a falta de embasamento constitucional e legal para o modelo adotado, que permitia a utilização de recursos privados, como doações, na administração pública.

Além disso, o tribunal também identificou a ausência de critérios objetivos e imparciais na seleção das instituições beneficiárias dos recursos financeiros provenientes do setor privado.

Após coletar as informações recomendadas pelo TCU, o grupo estabelecido na semana passada será responsável por tornar o material produzido disponível para consulta pública.

A análise detalhada do programa Pátria Voluntária está alinhada com a investigação abrangente liderada pelo Palácio do Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem pressionado pela verificação minuciosa de todos os cargos de confiança, a fim de identificar servidores que estejam alinhados com Bolsonaro dentro da administração federal.

O programa Pátria Voluntária, criado em 2019 por Jair Bolsonaro, tinha como objetivo promover o voluntariado em parceria com organizações da sociedade civil e o setor privado, de acordo com o Palácio do Planalto.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

28/05/2023 - 11h07

E preciso remover tudo que é exorbitante na função pública, mas cuidado para não trocar um sinal por outro, ou seja, o amigo do ex-rei pelo amigo do atual. O serviço público é – ou pelo menos, deveria ser – profissional, e, portanto, impessoal. Quem toca a Administração não são são os políticos, mas os servidores de carreira…Os políticos pouco fazem, nada sabem e só se banqueteiam…


Leia mais

Recentes

Recentes