Menu

Presidente Lula convoca líderes sul-americanos para fortalecer integração regional, veja discurso

Brasília – Na última segunda-feira, o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fez um discurso em que convocou os presidentes sul-americanos para fortalecer a integração regional. O pronunciamento ocorreu durante um encontro em Brasília, com a presença de líderes de diversos países da América do Sul. Lula expressou grande alegria em receber seus […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Brasília – Na última segunda-feira, o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fez um discurso em que convocou os presidentes sul-americanos para fortalecer a integração regional. O pronunciamento ocorreu durante um encontro em Brasília, com a presença de líderes de diversos países da América do Sul.

Lula expressou grande alegria em receber seus colegas presidentes e agradeceu pelo esforço que fizeram para comparecer ao evento. Ele ressaltou que o objetivo do encontro era redefinir uma visão comum e lançar ações concretas para o desenvolvimento sustentável, a paz e o bem-estar das populações da região.

O ex-presidente destacou a importância da integração sul-americana para fortalecer a unidade da América Latina e do Caribe. Ele citou a Constituição brasileira de 1988, que busca a integração econômica, política, social e cultural dos povos latino-americanos, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

Lula ressaltou que a integração sul-americana é essencial para afirmar uma verdadeira identidade latino-americana e caribenha no cenário internacional. Ele mencionou as iniciativas de integração sub-regional, como a Comunidade Andina de Nações, o Tratado de Cooperação Amazônica e o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), como exemplos do regionalismo abrangente na região.

O ex-presidente reconheceu a importância dos presidentes Sarney e Alfonsín, que atuaram na consolidação da integração sul-americana durante a redemocratização dos países da região. Ele destacou que, no início do século XXI, foi tomada a decisão de unir toda a região sul-americana, abandonando a indiferença e o isolamento recíprocos que perduraram por quase 200 anos de vida política independente.

Lula lembrou que a criação da Comunidade Sul-Americana de Nações (CASA), em 2004, deu um novo impulso à integração regional. Ele enfatizou a importância da UNASUL, criada em 2008, como uma organização dotada de personalidade jurídica, sede e secretariado próprios, que permitiu um amplo diálogo político e iniciativas de cooperação em áreas como saúde, infraestrutura e defesa.

O ex-presidente ressaltou os avanços alcançados durante a existência da UNASUL, como a formação de uma robusta área de livre-comércio e a redução das desigualdades e da pobreza na América do Sul. Ele destacou a efetividade da organização como foro de solução de controvérsias entre países da região, mencionando casos como a crise entre Colômbia e Equador e o conflito separatista boliviano.

No entanto, Lula lamentou que esses avanços tenham sido interrompidos nos últimos anos. Ele criticou o governo brasileiro por romper com os princípios da política externa, fechando as portas para parceiros históricos Seria um erro restringir as atividades às esferas diplomáticas e econômicas. Devemos ampliar o diálogo para incluir a participação da sociedade civil, dos povos indígenas, das mulheres, dos jovens e de todos os setores da nossa região.

É fundamental fortalecer as políticas de integração física e infraestrutura, promovendo a conectividade entre os países sul-americanos. Devemos investir na construção de estradas, ferrovias, portos e na expansão das redes de energia e telecomunicações, para impulsionar o comércio, o turismo e o desenvolvimento regional.

Além disso, devemos enfrentar os desafios socioambientais que ameaçam nossa região. A preservação da Amazônia e de outros biomas, a adoção de práticas sustentáveis na agricultura e na exploração dos recursos naturais, e a transição para uma economia de baixo carbono são imperativos para garantir um futuro sustentável para nossas populações.

Também devemos promover a cooperação em áreas como educação, saúde, ciência e tecnologia, cultura e segurança. O intercâmbio de conhecimentos e experiências entre nossos países pode impulsionar o desenvolvimento humano e social, melhorar a qualidade de vida de nossos cidadãos e fortalecer os laços de solidariedade e fraternidade que nos unem.

Diante dos desafios globais, como as mudanças climáticas, a desigualdade social e a pandemia, a América do Sul deve se posicionar como uma voz unida e comprometida com a construção de um mundo mais justo, sustentável e pacífico.

Como presidente do Brasil, reafirmo meu compromisso com a integração sul-americana e convoco todos os líderes presentes a unirem esforços para fortalecer a UNASUL, revitalizar a cooperação regional e construir um futuro de prosperidade e bem-estar para todos os sul-americanos.

Que este encontro seja o início de uma nova era de cooperação e solidariedade entre nossos países, em busca de um futuro comum de paz, justiça e desenvolvimento. Unidos, podemos superar os desafios e alcançar grandes conquistas para a América do Sul e para o mundo.

O discurso do presidente Lula reforça a importância da integração sul-americana como um caminho para enfrentar os desafios comuns da região. Ele destaca a necessidade de superar as divergências ideológicas e retomar o diálogo, fortalecendo os laços políticos, econômicos e sociais entre os países sul-americanos.

Lula ressalta os avanços alcançados durante a existência da UNASUL, destacando os ganhos comerciais, a redução da desigualdade e o fortalecimento das instituições democráticas na região. Ele lamenta a interrupção desses avanços nos últimos anos, especialmente no Brasil, onde um governo negacionista comprometeu a política externa e fechou as portas para parceiros históricos.

O presidente reafirma o compromisso do Brasil com a integração sul-americana e destaca a importância de retomar o diálogo e a cooperação regional diante dos desafios.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes