Menu

Exército do Sudão interrompe negociações de trégua com grupos paramilitares

O exército do Sudão suspendeu sua participação nas negociações na Arábia Saudita para alcançar uma trégua com os paramilitares que disputam o poder, anunciou uma fonte governamental à AFP nesta quarta-feira (31). O exército tomou a decisão “porque os rebeldes nunca aplicaram um dos pontos do acordo de trégua temporária que prevê sua retirada dos […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Mohamed Nureldin Abdallah/REUTERS

O exército do Sudão suspendeu sua participação nas negociações na Arábia Saudita para alcançar uma trégua com os paramilitares que disputam o poder, anunciou uma fonte governamental à AFP nesta quarta-feira (31).

O exército tomou a decisão “porque os rebeldes nunca aplicaram um dos pontos do acordo de trégua temporária que prevê sua retirada dos hospitais e das casas. E não param de violar a trégua”, afirmou a fonte, que pediu anonimato.

O conflito no Sudão, que teve início em 15 de abril, é entre o exército, liderado pelo general Abdel Fatah al Burhan, e os paramilitares das Forças de Apoio Rápido (FAR), comandados pelo general Mohamed Hamdan Daglo.

Na segunda-feira (29), os mediadores sauditas e americanos anunciaram a prorrogação por cinco dias de uma trégua humanitária em vigor desde 22 de maio. Porém, a interrupção dos combates foi violada com ataques aéreos, disparos de artilharia e movimentações de blindados.

O conflito já causou pelo menos 1.800 mortes, de acordo com a ONG ACLED, e resultou também no deslocamento de quase 1,5 milhão de pessoas, segundo a ONU. Antes mesmo do início desse novo conflito, o Sudão já figurava como um dos países mais pobres do mundo. Após quase sete semanas de guerra, a ONU revelou que 25 dos 45 milhões de sudaneses não conseguem mais sobreviver sem ajuda humanitária.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes