Menu

Barragem ucraniana é destruída em explosão

Uma usina hidrelétrica na cidade de Nova Kakhovka, no sul da Ucrânia, foi alvo de bombardeio, o que gerou a destruição de sua barragem e consequente inundação das áreas próximas. A cidade atualmente está sob domínio russo e a há uma disputa de narrativas tanto da Ucrânia quanto da Rússia para apontar o culpado pela […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Print do vídeo que o Presidente Ucraniano, Volodymyr Zelensky, postou em suas redes sociais mostrando a destruição da barragem da Usina Hidrelétrica da cidade de Nova Kakhovka - Vídeo disponível no perfil @ZelenskyyUa no Twitter

Uma usina hidrelétrica na cidade de Nova Kakhovka, no sul da Ucrânia, foi alvo de bombardeio, o que gerou a destruição de sua barragem e consequente inundação das áreas próximas. A cidade atualmente está sob domínio russo e a há uma disputa de narrativas tanto da Ucrânia quanto da Rússia para apontar o culpado pela explosão.

Segundo apuração do G1, a água já atingiu 11 metros de altura em áreas mais próximas da usina. A região está em estado de alerta e centenas de pessoas já deixaram suas casas.

Segundo o Kremlin, a explosão foi um ato terrorista do governo ucraniano. No entanto, há contradição nas declarações do prefeito da cidade de Nova Kakhovka, ligado ao governo Russo. Isso porque, depois do anúncio feito pelo governo ucraniano de que a barragem havia sido alvo de bombardeio, o prefeito negou que o evento tivesse ocorrido, afirmando que tudo estava “quieto e calmo”. A versão foi alterada logo depois, em comunicado, confirmando a destruição da usina e acusando o governo ucraniano.

A Ucrânia, por sua vez, acusou as tropas russas, e o presidente Volodymyr Zelensky já convocou uma reunião de emergência para tratar do assunto. A União Europeia e a Inteligência Militar da Ucrânia já classificam a ação como crime de guerra russo.

O chefe da administração militar da região de Kherson nomeado pela Ucrânia, Oleksandr Prokudin, declarou que o “O exército russo cometeu outro ato de terror”. Em um vídeo divulgado no Telegram logo após a explosão, o militar alertou sobre a inundação: “A água atingirá um nível crítico em cinco horas. A evacuação na área de perigo já começou.”

Mykolaivka, Olhivka, Liovo, Tiahynka, Poniativka, Ivanivka, Tokarivka, Poniativka, Prydniprovske, Sadove e o distrito da Ilha Korabel da cidade de Kherson foram classificados como “zona de perigo” e os moradores estão sendo evacuados.

O Ministro de Assuntos Internos ucraniano pediu que a população “Confie na polícia, nas equipes de resgate e em nossos defensores”. Além disso, ele alertou sobre a estratégia russa em desviar o foco de suas ações, ao tentar criar outra narrativa sobre o ataque. “O inimigo está tentando espalhar desinformação, para se absolver da responsabilidade por outro crime.”, disse o ministro em comunicado.

Zelensky divulgou em suas redes sociais vídeos da barragem destruída e cobrou que a Rússia o território ucraniano imediatamente.

“Isso é apenas um dia de agressão russa. Esse é apenas um ato de terrorismo russo. Esse é apenas um crime de guerra russo. Agora, a Rússia e culpada por um ecocídio brutal. Quaisquer comentários são supérfluos. O mundo precisa reagir. A Rússia está em guerra contra a vida, contra a natureza e a civilização. A Rússia deve deixar a Ucrânia e ser inteiramente responsabilizada por seus atos de terror.”, disse o presidente russo em outro post no Twitter.

A agência estatal de energia hidrelétrica da ucrânia afirmou que a usina da cidade de Nova Kakhovka foi completamente destruída, pois a explosão teria acontecido na sala de máquinas do local. Ainda, segundo a agência estatal de energia atômica, a destruição da barragem tem potencial para colocar a Usina Nuclear de Zaporizhzhia em risco, por utilizar água da hidrelétrica. A situação, contudo, está sob controle, de acordo com a agência.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes