Menu

Duas bombas atômicas contra Sergio Moro

Em menos de 48 horas, o senador Sergio Moro, outrora tão elogiado por supostas habilidades como “estrategista”, tomou dois xeque mates. Um veio do advogado Pedro Serrano, responsável pela defesa técnica do juiz Eduardo Appio, titular até poucos dias atrás da 13a Vara Federal de Curitiba. Outro veio de Tony Garcia, um empresário curitibano que […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Youtube

Em menos de 48 horas, o senador Sergio Moro, outrora tão elogiado por supostas habilidades como “estrategista”, tomou dois xeque mates.

Um veio do advogado Pedro Serrano, responsável pela defesa técnica do juiz Eduardo Appio, titular até poucos dias atrás da 13a Vara Federal de Curitiba.

Outro veio de Tony Garcia, um empresário curitibano que durante anos foi vítima de chantagens e ameaças de Sergio Moro.

Falemos da estratégia de Pedro Serrano.

Appio, o cliente de Serrano, estava à frente de uma série de investigações envolvendo juízes e procuradores que haviam integrado a força-tarefa Lava Jato.

Entre os inquéritos conduzidos por Appio, estavam as denúncias de Rodrigo Tacla Duran, ex-advogado da Odebrecht, e de Tony Garcia, que desde 2021 vinha acusando Sergio Moro de tê-lo obrigado, mediante intimidação, a se transformar em seu “agente”.

Quando Appio toma a decisão, corajosa e republicana, de enfrentar o corporativismo tão típico do judiciário, é sumariamente afastado não apenas dos processos da Lava Jato como do próprio cargo de juiz.

“Nunca testemunhei um ataque tão direto, tão vil, à independência do judiciário”, acusou Serrano, em entrevistas.

Entretanto, nem Serrano nem Appio vinham respondendo, até o momento, a um dos principais motivos do afastamento de Appio: o de que ele havia aplicado um “trote” telefônico contra o advogado João Malucelli, filho do desembargador Marcelo Malucelli.

O suposto trote foi gravado pela filha de Sergio Moro, namorada de João, e entregue pelo próprio Moro às autoridades do TRF-4 e do CNJ. Tudo muito conveniente…

A estratégia de Serrano foi simples. Assim que foi vazado à imprensa o vídeo e áudio do tal telefonema, o suposto trote de Appio, numa trama explicita e assumidamente de Sergio Moro, um senador que não deveria ter mais nenhum vínculo direto com o judiciário de Curitiba, Serrano deve ter lembrado de uma das mais famosas máximas de Napoleão Bonaparte.

“Nunca se deve interromper um inimigo quando ele estiver cometendo um erro”.

Sob orientação de Serrano, o juiz Eduardo Appio manteve um silêncio absoluto desde que essa história bizarra veio à tôna.

Serrano deixou que os inimigos de Appio, que são os suspeitos de sempre, aliás, se esbaldassem nas redes sociais. A começar pelo próprio Moro, que fez inúmeras postagens e compartilhamentos com acusações a Appio.

Serrano usou a cabeça, uma postura sempre aconselhável para um advogado.

O prejuízo que seu cliente teria permanecendo em silêncio por uns dias seria largamente compensado pela desmoralização ampla, geral e irrestrita de seus inimigos, começando por Sérgio Moro, quando a mentira fosse devidamente desmascarada.

O plano de Serrano era simples. Se Appio simplesmente viesse à público defender que não tinha feito nenhum telefonema, seria apenas a sua palavra contra toda uma mídia lavajatista, que, como vimos, ainda é forte (e sem vergonha). Muito mais estratégico seria encomendar um laudo de um especialista independente e respeitado para contestar (ou confirmar) se a voz era mesmo de Eduardo Appio.

Serrano, aparentemente, nem teve muita pressa. Deu um tempinho para que os inimigos de Appio mordessem bem a isca. Daí procurou Pablo Arantes, professor no Laboratório de Fonética da Universidade de São Carlos, e conseguiu um laudo que contesta categoricamente a “perícia” feita às pressas por setores corrompidos da Polícia Federal de Curitiba.

Xeque mate!

O laudo de Arantes explicita que Sergio Moro tentou uma armação suja contra Eduardo Appio. E terá que pagar, uma hora ou outra, por mais esse crime.

A outra marretada que Moro levou nos últimos dias veio na forma das revelações devastadoras de Tony Garcia, em especial nas entrevistas de Tony Garcia ao 247 e à Forum.

O empresário curitibano é um arquivo vivo das tramóias da Lava Jato. Ele foi partícipe de tudo. Recebia instruções claras de agentes corruptos do Ministério Público e do Judiciário do que deveria falar em depoimentos e mesmo em entrevistas à imprensa.

“Eu era agente infiltrado”, diz Garcia, revelando ainda que Sergio Moro o obrigou a andar junto com um  “agente da Abin”. Há ainda o detalhe sórdido de que Moro determinou que o empresário deveria custear hotel, locação de carro e compra de equipamentos usados por este agente.

A força do depoimento de Garcia é devastadora. O mínimo que se espera, por parte da justiça, é que investigue a veracidade de suas acusaçòes.

Ele assegura que tem provas de todas as suas afirmações, e que tudo que tem revelado consta de seu depoimento à Gabriela Hardt, juíza da 13a Vara, em 2021, que em seguida mandou arquivar tudo.

“Eu fui prisioneiro deles”, denuncia Garcia, referindo-se a como se sentia perante Moro e seus cúmplices no MPF e na Polícia Federal.

Na entrevista para a Forum nesta terça-feira, Tony Garcia explicita ainda o papel do judiciário na série de manipulações midiático-judiciais iniciada pelo chamado escândalo do mensalão e, em seguida, da Lava Jato.

O inferno astral de Sergio Moro está só começando.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

09/06/2023 - 18h17

Quando pondero as coisas, e não pondero a partir de nenhuma cumplicidade ideológica com ninguém, mas a partir de dados, fatos e informações de outra qualidade, eu entendo que estou defendendo o Brasil da avacalhação e canalhisse em que se transformou a disputa de poder.

●Sérgio Moro errou ao avançar sinais legais para punir corruptos?
■ ERROU!
=>Não era por ser uma ação para combater corruptos como Lula, Sérgio Cabral, Eduardo Cunha ou os Odebrecht’s que ele podia avançar sobre nem mesmo os pequenos ritos processuais que ele avançou quando era juiz.

Mas isso faz do ex-juiz apenas um equivocado que, no seu equívoco ao descumprir meros ritos processuais, acabou ajudando os criminosos condenados, que usaram os errinhos rituais cometidos por Sérgio Moro para ficarem impunes.

■Agora:: CANALHAS mesmo! Criminosos mesmo! Canalhas e criminosos são Lula, Sérgio Cabral, Eduardo Cunha, Odebrecht’s… que roubam dinheiro que deveria ser aplicado em saúde, educação, transporte público…
▪Quanta gente morreu e ainda vai morrer porque o dinheiro roubado não chegou nos hospitais?
▪Quantos estudantes, dentre os mais dev40% que não completam o 2° grau, evadiram da escola por consequência da falta desse dinheiro ŕoubado pelos corruptos?
▪Quanto trabalhador, gente doente ou estudante vai a pé para o trabalho, para a escola ou para um atendimento de saúde por consequência desse dinheiro todo roubado –BILHÕES ???

Patriotário

06/06/2023 - 20h21

cuecao cagado, pianca broxa, e’ um completo estupido.
Simples assim …
Ele e’ o nosso escreve merda da estrela, o boneco antipetista imbecil

CLOVIS TEIXEIRA MARQUES

06/06/2023 - 17h12

Miguel, discordo de você em parte: para mim, o juiz Eduardo Appio deu um xeque no ex juiz Sérgio Moro. Para dar o xeque mate, falta a cassação do senador e sua eventual prisão. Aí sim, o rei do ex juiz não terá lugar algum para se movimentar…

Alexandre Neres

06/06/2023 - 16h33

O que que tem a ver o cool com as calças? O cuecão borrado permeia ambos e só pode estar de pianca mole.

O último dos moicanos a defender serjumorto. Um reles congressista que em breve será defenestrado.

O que tem a pachorra de advogar pro Zema, defendendo o indefensável, isto é, uma fala xenofóbica, racista e preconceituosa de um ishperto que faz o gênero de matuto para se candidatar no lugar do capetão inelegível.

Acho que não precisa ser muito atilado pra se dar conta de que nem conservador o cuecão borrado é. Ele é reacionário. Faz o jogo da extrema-direita. Não por acaso vive no trecho mais feio do literal brasileiro, na Santa Catarina do Sudeste, que foi elogiada pelo governador que isenta de impostos o empresário dito liberal que o financia. Localizou?

EdsonLuíz.

06/06/2023 - 14h41

“ocafezinho”, observe::

=>Na escala técnica de apuração da fala do juiz “LUL’r’ápio” o laudo atestou o sétimo espaço!
▪O laudo técnico da polícia Federal para identifjcar similaridade de fala é uma escala de 8 espaços, com quatro espaços de sinais mais fracos e quatro espaços de sinais mais fortes.

No meio da escala já é possível quase certeza na pericia de a fala ser atestada, porque confere o timbre, a frequência (timbre e frequência sonora medidos com aparelhos sofisticadíssimos -física pura), mas envolve avaliação dos especialistas quanto à dicção, sotaque, emissão e mais coisas, inclusive características de produção do fonema. É a fala inteira da pessoa que é avaliada, e não só a voz!

●No caso do juiz “LUL22” –e é muito importante que nós todos não nos esqueçamos que o nome funcional desse juiz perseguidor é “”LUL22″”, portanto é um juiz que tende a mentir, distorcer, forjar provas, usar ele narrativas e dizer que a narrativa são os fatos, …

…como Lula fez CRIMINOSAMENTE ao dizer que não está acontecendo nada de errado na Venezuela e que o ditador Nicolas Maduro é uma vítima e os 7Milhões de venezuelanos que já fugiram dele e estão vagando pelo mundo e os jornalistas que já foram assassinados pelo ditador é que são os monstros que perseguem o coitadinho do ditador Nicolás Maduro…

…São estas narrativas mentirosas que chegam à ousadia de chamar os fatos de narrativas, essas mentiras, essas manobras, que tornam Lula, o lulismo e seus funcionários ainda mais sórdidos e delinquentes. Mais até mesmo, em muitas vezes, que Bolsonaro e o bolsonarismo!

Eu recorri a um conhecido que é datilocopista (trabalha com identificação de outra coisa diferente de voz e fala) da Polícia Federal e ele me disse que nunca soube de um laudo destes, de fala, da Policia Federal que tenha dado falso-positivo.

Mas a apuração tem que andar. Só ao final é possível saber e juizos não cabem. Mas laudos apresentados por advogados de porta de cadeia, ainda mais quando apresentado por um advogado “LUL..” e para um juiz “LUL22”, não podem ser usados como certeza para perseguir juízes só porque eles comprovaram e condenaram Lula por Lula ser corrupto.

Alexandre Neres

06/06/2023 - 14h41

Não sei como tem gente que consegue fazer a defesa mais desavergonhada de um bandido contumaz.

Vão dizer que não defendem serjumorto, mas… Sempre tem um mas e depois a defesa canalha.

O que eles não conseguem aceitar é a forma infantil com a qual eles próprios foram engabelados e passaram a repetir piamente o discurso moralista utilizado por um juiz provinciano e parcial para perseguir implacavelmente seu desafeto político, por temer sua estatura gigante e saber de antemão que ninguém lhe faz frente nas urnas.

IARA SILVA GALVAO

06/06/2023 - 14h14

É cansativo ler mentiras e distorções de um lado e de outro. Cada um faz o que entende coma verdade


Leia mais

Recentes

Recentes