Menu

Entidades acadêmicas expressam apoio a Marcio Pochmann como novo presidente do IBGE

Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS e Associação Brasileira de Estudos do Trabalho defendem trajetória e expertise do economista Duas importantes entidades ligadas ao meio acadêmico manifestaram seu apoio ao economista Marcio Pochmann, indicado pelo governo para assumir a presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em substituição ao interino Cimar Azeredo. Em […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS e Associação Brasileira de Estudos do Trabalho defendem trajetória e expertise do economista

Duas importantes entidades ligadas ao meio acadêmico manifestaram seu apoio ao economista Marcio Pochmann, indicado pelo governo para assumir a presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em substituição ao interino Cimar Azeredo.

Em nota oficial, a direção da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FCE/UFRGS), onde Pochmann se formou em 1984, destacou o amplo reconhecimento de sua trajetória acadêmica e profissional. Diante dos debates públicos que questionam a capacidade técnica e idoneidade do economista para funções públicas, a faculdade enfatizou a pluralidade de tradições teóricas, metodológicas, epistemológicas e ontológicas presentes na área da Economia. Para a FCE, essa diversidade é uma virtude e não um obstáculo, e consideram Pochmann um profissional competente, digno de respeito pelos serviços prestados à academia e à gestão pública.

Por sua vez, a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Abet) também se pronunciou em nota, destacando que foram disseminadas informações desabonadoras da expertise do professor Márcio Pochmann. A associação rejeitou a ideia de que a atuação de Pochmann no IBGE seja tendenciosa, afirmando que tal afirmação carece de base técnica e evidências empíricas. Além disso, a Abet defendeu a Unicamp, instituição onde Pochmann é pesquisador, reconhecendo a excelência da produção acadêmica dessa universidade.

De acordo com a associação, a atuação ética do economista na instituição é evidente, e a estratégia de desqualificação de sua conduta não contribui para um debate público esclarecido e apenas confunde a sociedade sobre as reais disputas em torno das nomeações para cargos de direção em instituições.

Com esses apoios vindo de entidades acadêmicas respeitadas, a indicação de Marcio Pochmann para a presidência do IBGE ganha respaldo, e as discussões em torno de sua competência técnica e sua idoneidade prometem continuar sendo objeto de atenção no cenário político.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes