Menu

Cúpula do Brics tem início nesta terça

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da 15º cúpula do Brics em Joanesburgo nesta terça-feira (22). O bloco formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul se reúne nesta semana para discutir três principais temas: A expansão do bloco, uma vez que Lula sugeriu a possibilidade de agregar a Arábia Saudita […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da 15º cúpula do Brics em Joanesburgo nesta terça-feira (22). O bloco formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul se reúne nesta semana para discutir três principais temas:

A expansão do bloco, uma vez que Lula sugeriu a possibilidade de agregar a Arábia Saudita e a Argentina; a visibilidade para questões africanas; e o uso de uma moeda comum para as transações comerciais entre os países do grupo.

A agenda do presidente da República conta com a ida de Lula ao fórum com empresários e retiro de líderes, que reúne chefes de Estado e governo, além de ministros das Relações Exteriores. 

No segundo momento, Lula irá se encontrar com os outros presidentes e líderes dos países participantes. São eles: Cyril Ramaphosa, da África do Sul, Xi Jinping, da China, Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, e Vladmir Putin, presidente da Rússia, que irá participar de forma remota.

O presidente do Brasil também irá se reunir com representantes do Congresso Nacional Africado (ANC), conversar com o Fórum Empresarial do Brics e reunir no Retiro dos Líderes do grupo e, por fim, participar do jantar de boas-vindas aos líderes do Brics, oferecido pelo presidente da África do Sul, Ramaphosa.

Antes da agenda de atividades presidenciais, Lula irá comparecer no programa “Conversa com o Presidente”, realizado pela EBC, a Empresa Brasil de Comunicação, para sua live semanal.

A cúpula do Brics irá ocorrer até quinta-feira (24), quando haverá uma reunião com cerca de 40 países convidados. A maioria deles é composta por chefes de Estado e governo de nações interessadas em ingressar no bloco.

No dia anterior, na quarta (23), Lula terá a reunião de cúpula dos líderes do bloco, dividida em duas sessões.

Após a cúpula, o presidente irá viajar por outros países da África, como Angola e São Tomé e Príncipe. Esta já é a segunda viagem de Lula ao continente desde que tomou posse em janeiro deste ano, quando passou por Cabo Verde.

Em Angola, Lula deve se reunir com o presidente do país, João Lourenço, e participar de um encontro com empresários. Em São Tomé e Príncipe, por sua vez, o brasileiro irá participar da Cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes