Menu

‘Caveirões’ da PRF passarão por perícia em caso vinculado à CPI do 8/1

A Justiça Federal concedeu permissão para a realização de análises detalhadas em 14 veículos à prova de balas, conhecidos como “caveirões”, que foram comprados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Rio de Janeiro da empresa Combat Armor. O propósito da avaliação, requisitada pelo Ministério Público Federal (MPF), é verificar se os veículos estão em conformidade […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Reprodução

A Justiça Federal concedeu permissão para a realização de análises detalhadas em 14 veículos à prova de balas, conhecidos como “caveirões”, que foram comprados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Rio de Janeiro da empresa Combat Armor. O propósito da avaliação, requisitada pelo Ministério Público Federal (MPF), é verificar se os veículos estão em conformidade com as exigências técnicas requeridas.

Além das investigações no Rio de Janeiro, a empresa Combat Armor também está sob escrutínio da CPI do 8 de Janeiro, que está examinando a conexão entre a empresa e o ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques.

A companhia teve sua privacidade financeira, fiscal, telefônica e online comprometida devido à aprovação dessas medidas pela comissão. Documentos confidenciais já foram fornecidos aos parlamentares que fazem parte desse grupo. Um relatório emitido pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e enviado à CPI revelou movimentações financeiras incomuns nas contas da Combat Armor.

No que diz respeito à investigação conduzida pelo Ministério Público Federal (MPF), o departamento deu início a um processo para examinar possíveis transgressões relacionadas à aquisição dos “caveirões”. Informações preliminares apontaram para evidências de possíveis irregularidades no processo licitatório, incluindo discrepâncias nos documentos.

O MPF deu início a essa investigação após uma inspeção ter revelado que vários veículos blindados não estavam sendo utilizados devido a alegadas questões de inadequação técnica, conforme relatado pelo órgão.

De acordo com a determinação proferida na última quarta-feira (23), a análise técnica deverá ser realizada por um especialista designado pela Polícia Federal, em conformidade com a ordem judicial, e o relatório pericial deve ser entregue dentro do prazo máximo de 30 dias.

Silvinei e a Combat Armor

As aquisições duvidosas efetuadas pela Combat Armor Defense parecem ter ocorrido sob a administração prévia do ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques, e estão também sob investigação por parte do Ministério Público Federal (MPF). Ao todo, parece que a PRF desembolsou pelo menos R$ 30 milhões para a blindagem e construção de veículos entre os anos de 2020 e 2022. Essa informação foi relatada pela Folha de S.Paulo.

Os relatórios do Coaf indicam movimentações financeiras incompatíveis com a capacidade econômica da empresa, além de evidenciar saques parcelados realizados durante um intervalo de cinco dias. No relatório, ao qual a Folha teve acesso, o Coaf declara: “As atividades financeiras demonstradas não correspondem ao rendimento declarado”.

Com informações da Folha e do Metrópoles.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes