Menu

Câmara do Canadá vai escolher novo presidente após escândalo envolvendo ex-soldado nazista

Reuters –  A Câmara dos Comuns do Canadá votará nesta terça-feira para selecionar um novo presidente, depois que o anterior se demitiu após um alvoroço por ter convidado, sem saber, um ex-soldado nazista para uma sessão parlamentar especial em homenagem ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. O ex-presidente da Casa Anthony Rota, membro do partido governista Liberal, […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
DIVULGAÇÃO

Reuters –  A Câmara dos Comuns do Canadá votará nesta terça-feira para selecionar um novo presidente, depois que o anterior se demitiu após um alvoroço por ter convidado, sem saber, um ex-soldado nazista para uma sessão parlamentar especial em homenagem ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

O ex-presidente da Casa Anthony Rota, membro do partido governista Liberal, renunciou na semana passada. Ele assumiu toda a responsabilidade por convidar Yaroslav Hunka, 98 anos, um ucraniano nascido na Polônia que serviu em uma das unidades Waffen SS de Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial, para a Câmara quando Zelensky discursou em 22 de setembro.

Rota o reconheceu publicamente como um soldado veterano da Ucrânia e um herói que emigrou para o Canadá, o que levou o primeiro-ministro Justin Trudeau a se desculpar formalmente pela gafe na semana passada.

O presidente da Câmara deve ser um árbitro imparcial do procedimento parlamentar, buscando manter a ordem e o decoro durante os debates. O presidente da Câmara vota apenas para desempatar e desempenha um papel cerimonial como representante institucional do parlamento.

Entre os candidatos está o liberal Greg Fergus, que se eleito seria a primeira pessoa negra a se tornar presidente da Câmara. O liberal Sean Casey seria o primeiro da Ilha do Príncipe Eduardo.

Embora os liberais tenham o maior número de assentos, eles não detêm a maioria absoluta, de modo que o conservador Chris d’Entremont, que vem atuando como vice-ministro, e a líder do Partido Verde, Elizabeth May, também poderão ser eleitos.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo Werneck

04/10/2023 - 21h05

O presidente demitiu, e os paralamentar es que aplaudiram o nazista ficam como?


Leia mais

Recentes

Recentes