Menu

Os interesses de Pacheco com o STF

O senador Davi Alcolumbre (União-AP), em apenas 40 segundos, aprovou na Comissão de Constituição e Justiça a emenda que restringe a autoridade dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em emitir decisões individuais. O texto, que ainda precisa passar pelo plenário, veda as liminares relacionadas a questões de interesse público ou que revoguem ações dos […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Agência Brasil

O senador Davi Alcolumbre (União-AP), em apenas 40 segundos, aprovou na Comissão de Constituição e Justiça a emenda que restringe a autoridade dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em emitir decisões individuais.

O texto, que ainda precisa passar pelo plenário, veda as liminares relacionadas a questões de interesse público ou que revoguem ações dos presidentes da República e do Parlamento.

A rápida aprovação desta emenda, que havia sido anteriormente rejeitada em 2019, intensificou significativamente a tensão entre duas instituições que recentemente conviviam em relativa harmonia.

Em uma reviravolta que ainda é motivo de debate para muitos, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que anteriormente resistia a pedidos de impeachment de ministros, passou a adotar uma postura crítica em relação ao STF.

Nas semanas mais recentes, o Senado aprovou uma lei que determina que somente as terras ocupadas antes da promulgação da Constituição de 1988 podem ser reconhecidas como terras indígenas, logo após o Supremo ter decidido que essa tese é contrária à Constituição.

Além disso, o Senado também iniciou o processo de tramitação de uma emenda proposta pelo próprio Rodrigo Pacheco que criminaliza a posse de drogas, enquanto a Corte já contava com cinco votos a favor da descriminalização da maconha para uso pessoal em pequenas quantidades, em comparação a apenas um voto contrário.

Na segunda-feira, Rodrigo Pacheco também anunciou que colocaria em pauta a discussão de propostas que visam limitar os mandatos dos ministros do STF e estabelecer uma idade mínima para assumir uma vaga na Corte.

A resposta do outro lado da Praça dos Três Poderes foi imediata. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, declarou que “respeita, mas não concorda”. “O Supremo foi a instituição que melhor serviu à democracia e portanto não é hora de mexer (com isso)”.

Os aliados de Rodrigo Pacheco, ouvidos pelo GLOBO, afirmam que ele se sentiu indignado ao perceber que, depois de anos “segurando a barra do Supremo”, a ministra Rosa Weber optou por agendar a discussão de todos os assuntos pendentes de uma vez, antes de sua aposentadoria, o que acabou atiçando o bolsonarismo.

“Em um mês, ela jogou fora o esforço que ele fez sozinho durante anos para conter os radicais”, afirmou um aliado de Pacheco.

Segundo magistrados e membros do governo, a explicação para essas ações está relacionada à disputa pela presidência do Senado.

Embora a eleição esteja programada apenas para fevereiro de 2025, Davi Alcolumbre, aliado de Rodrigo Pacheco e candidato à presidência do Senado, já está buscando apoio político. Ele deseja contar com o respaldo dos bolsonaristas, que deram 32 votos a Rogério Marinho (PL-RN) em 2023. Essa é uma força considerável, uma vez que é necessário conquistar pelo menos 41 votos para vencer a eleição, especialmente quando se segue a estratégia de “criar dificuldade para vender facilidade”.

No final das contas, direcionar os votos da bancada conservadora contra o governo Lula pode ser útil para outros objetivos, como a possível nomeação de Flávio Dino para o Supremo. Dino tem enfrentado conflitos com a extrema direita, e essa manobra política pode ser uma maneira de avançar nesse plano.

“Davi já recebeu a lista de demandas dos bolsonaristas”, resume um personagem enfronhado nas articulações. “E nela está incluída a rejeição do Dino”, disse uma fonte ao jornal.

Em Brasília, acredita-se que seja improvável que o Senado vete um candidato indicado por Lula para o tribunal. No entanto, a experiência anterior em que Davi Alcolumbre causou dificuldades para a nomeação de André Mendonça, com 141 dias de espera e negociações nos bastidores, demonstra que o processo de confirmação pode ser marcado por turbulências e manobras políticas.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes