Menu

Gilmar Mendes: STF garantiu a democracia no Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, declarou neste sábado (14) que a eleição do presidente Lula em 2022 foi influenciada por uma determinação da Corte. Com informações do Poder 360. “Se hoje nós temos a eleição do presidente Lula, isso se deveu a uma decisão do Supremo Tribunal Federal”. Gilmar Mendes esteve […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, declarou neste sábado (14) que a eleição do presidente Lula em 2022 foi influenciada por uma determinação da Corte. Com informações do Poder 360.

“Se hoje nós temos a eleição do presidente Lula, isso se deveu a uma decisão do Supremo Tribunal Federal”.

Gilmar Mendes esteve presente em um painel durante o Fórum Internacional Esfera, realizado em Paris, juntamente com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas.

O ministro destacou que uma parcela dos brasileiros mais ricos apoiou ideias contrárias à democracia e à Suprema Corte. Gilmar Mendes expressou seu apoio à atuação do STF e abordou as críticas que alegam que o tribunal ultrapassa suas atribuições constitucionais. Ele disse: “Contamos a história de sucesso de uma instituição que soube defender a democracia até contra impulsos de uma parte significativa da elite. Certamente muitos aqui defenderam concepções que, se vitoriosas, levariam à derrocada do Supremo Tribunal Federal”.

A audiência no painel era composta principalmente por empresários e representantes de empresas do Brasil e da França, além da presença de congressistas brasileiros.

Ele também enfatizou que a abordagem do Judiciário no combate à corrupção havia perdido o rumo. “Nós estávamos ordenando, em nome do combate à corrupção, um modelo totalitário de Estado. No final, os combatentes da corrupção se enriqueciam, com as grandes fundações [que o Ministério Público pretendia implantar para administrar o dinheiro de multas]”, declarou.

Em seguida, em uma entrevista com jornalistas, o ministro foi mais específico e mencionou a Operação Lava Jato. “Muitos dos personagens que hoje estão aqui, de todos os quadrantes políticos, só estão porque o Supremo enfrentou a Lava Jato. Eles não estariam aqui. Inclusive o presidente do Supremo da República, por isso é preciso compreender o papel que o Tribunal desempenhou“.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

14/10/2023 - 21h19

Se deveu a uma trama, é parte dessa trama foi urdida no STF e liderada por Gilmar Mendes.

Lula é um corrupto condenado e por isto é um péssimo exemplo para os próximos políticos e para os brasileiros em geral.

Lula é Bolsonaro são péssimos exemplos::
▪Lula por ser mais Ladrão!
▪Bolsonaro por ser mais covarde!

Por incompetência, entre Lula e Bolsonaro dá empate!

ChequeAiatolado

14/10/2023 - 15h17

Porque não te calas? Falas demais…prejudica o governo Lula…


Leia mais

Recentes

Recentes